TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSAÕ DE CURSO – PROJETO

Por:   •  29/4/2015  •  Monografia  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO: REGIANE GONÇALVES CAMARGO – RU- 975218

LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSAÕ DE CURSO – PROJETO

TEMA: PRECONCEITO LINGUÍSTICO

TELEMACO BORBA

2014

SUMÁRIO

1

Tema

3

2

Delimitação do tema

3

3

Problematização

3

4

Justificativa

4

5

Objetivos

5

6

Objetivo Geral

5

7

Objetivos Específicos

5

8

Fundamentação Teórica

5

9

Metodologia

8

10

Referências Bibliográficas

8

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente Pré-projeto apresenta a seguinte proposta: Preconceito Linguístico pela diferença linguística entre o homem urbano e o homem rural, ou seja, o letrado e o iletrado, com vistas ao estudo de como amenizar este preconceito que não deixa de ser uma discriminação social.

A intenção pretende conduzir a pesquisa no sentido da discussão do tema priorizando a diminuição dessa distância cultural e social entre o urbano e o rural, verificando quais as possibilidades a serem seguidas para vencermos o preconceito linguístico.

PROBLEMATIZAÇÃO

As dificuldades no âmbito da escrita e da leitura, bem como o fracasso escolar na educação pública brasileira são fatos notórios. Isso tem contribuído para aumentar ainda mais a distância cultural entre os brasileiros não se visualizando uma luz no fim do túnel, especialmente do homem do campo e o da cidade, o que reflete diretamente na diferença linguística, tanto na fala como na escrita, de ambos agravando o preconceito existente, especialmente do homem urbanizado para com o rural ou semi-rural. O problema real não está na existência de um código-padraõ, mas no acesso restrito que a maioria da população tem a ele.

Nas escolas brasileiras a alfabetização de crianças de classe baixa apresenta rendimento alarmantemente pequeno. Entre as diversas causas deste fenômeno, destaca-se o fato de essas crianças se defrontarem na escola com uma norma desconhecida. Para lidar com esse problema é preciso conhecer as características linguísticas desses alunos, procedendo ao levantamento dos traços estigmatizados dos dialetos das classes menos favorecidas.

Assim sendo, a pesquisa a ser desenvolvida com base neste Pré-projeto pretende criar mecanismos para a escolarização, com a mesma qualidade, de todos, ensinando-se com eficiência a língua-padrão, para a diminuição das diferenças sócio-culturais e o aumento de oportunidades para os menos favorecidos, possibilitando a ascensão social e a redução do preconceito linguístico. Portanto, as indagações que embasam este pré-projeto são:

1- Como vencer o preconceito linguístico causado pelas diferenças sociais?

2- O acesso à educação escolar para todos diminui o preconceito linguístico?

3-Deve-se impor o português culto padrão ao homem rural?

4- Como ensinar a língua culta à população que tem como língua materna – do lar e da vizinhança - variedades populares da língua sem desrespeitar seus antecedentes culturais e linguísticos.

JUSTIFICATIVA

O fato de no Brasil o português ser a língua da imensa maioria da população não implica que esse português seja um bloco compacto, coeso e homogêneo. O reconhecimento da existência de muitas normas linguísticas diferentes é fundamental para que o ensino em nossas escolas seja conseqüente com o fato comprovado de que a forma linguística ensinada em sala de aula é, em muitas situações, uma verdadeira língua estrangeira para o aluno que chega á escola proveniente de ambientes sociais onde a norma lingüística empregada no quotidiano é uma variedade de português não-padrão.

O desenvolvimento da flexibilidade comunicativa é parte integrante do processo de aprendizagem por que passa todo indivíduo. Parte dessa aprendizagem é feita na família e sociedade, á medida que o indivíduo vai se sociabilizando; mas a escola não pode eximir-se de participar do processo e de incorporar o desenvolvimento das habilidades comunicativas á sua tarefa de transmissão sistemática da cultura. Os professores precisam aprender a identificar as características sociolinguísticas e culturais de seus alunos.

Assim sendo, este pré-projeto pretende conduzir a pesquisa bibliográfica de modo a mostrar que a escola não pode ignorar as diferenças sociolingüísticas. Os professores têm que estar bem conscientes de que existem duas ou mais maneiras de dizer a mesma coisa. Algumas conferem prestígio o falante, outras contribuem para formar-lhe uma imagem negativa, diminuindo-lhes as oportunidades.

Todos os alunos devem ser respeitados e ser valorizadas as suas peculiaridades linguístico - culturais, mas tem o direito inalienável de aprender as variantes do prestígio dessas expressões. Não lhes podem negar esse direito ao conhecimento, sob pena de se fecharem para eles as portas da ascensão social. O caminho para uma democracia é a distribuição justa de bens culturais entre os quais a língua é o mais importante.

OBJETIVOS 

OBJETIVO GERAL

Mostrar como diminuir o preconceito linguístico ensinando a norma culta nas escolas, mas identificando e preservando as características sociolinguísticas e culturais que os alunos já tenham aprendido antes de forma sistemática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1-Traçar o perfil sociolinguístico do educando: conhecer suas habilidades e diagnosticar as dificuldades comunicativas potenciais que poderá enfrentar;

2- Elaborar estratégias pedagógicas e inter-racionais que sejam sensíveis aos traços culturais dos alunos e proporcionem melhores resultados na aprendizagem;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com