TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  4/10/2017  •  Ensaio  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – PROJETO DE PESQUISA

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

Nome do aluno: Jódison Roberto Ferreira Lopes / RA: 1001798777.

E-mail do aluno: jodisonlopes@yahoo.com.br

Professor orientador:

 

E-mail do professor orientador:

2. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO PROJETO:

2.1. Título do projeto: Antecipação da tutela e agilização da justiça.

2.2. Introdução:

 Com o intuito de tentar diminuir os males causados pela lentidão do tramite processual no país, o poder legislativo introduziu em nosso ordenamento jurídico, no artigo 273 do Código de Processo Civil o poder ao magistrado de antecipar integralmente, como parcialmente o que só seria alcançado no transito me julgado da ação. Essa antecipação, integral ou parcial denominada de Tutela antecipada, proporciona ao autor da ação, obter provisoriamente aquilo que tanto deseja, e que foi motivo da demanda, que seguira normalmente até que seja julgado e transitado pelo magistrado.

Veremos neste estudo, quais as possibilidades de antecipar a tutela, como deve ser interposto esse pedido, suas características essenciais para recebida pelo magistrado, e se de fato, esse procedimento proporciona a agilização da justiça no país.

                

 

2.3. Objetivos: Demonstrar quais são as possibilidades de aplicação da tutela antecipada, bem como, demonstrar se de fato a antecipação de tutela tonar o processo mais célere, em comparação ao processamento de uma ação comum.

                

2.4. Justificativa:

Conceituar e caracterizar a antecipação da tutela, esclarecer as hipóteses em que ela pode ser interposta. Expor a possibilidade da fungibilidade dela coma medida cautelar, e principalmente demonstra os benefícios que ela trouxe ao tramite processual no país.

2.5. Problema: A Antecipação de Tutela de fato torna a justiça mais célere, comparado com o processo em seu tramite normal?

                

2.6. Hipóteses:

Antecipação de tutela é a possibilidade de alcança provisoriamente o suposto direto e que é pleiteado na ação, parcial ou integralmente, demonstrando ao magistrado prova inequívoca e a verossimilhança de suas alegações. No então, ainda existem muitas divergências sobre este assunto, tanto doutrinaria quanto jurisprudencial. Será que de fato, a antecipação de tutela proporciona aquilo que o legislador entendeu que ela proporcionaria a justiça, sua celeridade? O que a jurisprudência tem entendido nestes casos? Em que circunstancia ela e cabível? Pode existir a fungibilidade entre a antecipação de tutela e a medida cautelar? Quais os benefícios que ela proporciona no processo?

                

2.7. Conteúdo provisório:

Conceituação de tutela antecipada, suas características, os princípios que moldam sua adequação e seu recebimento no processo, seus requisitos, tantos os principais, quantos os facultativos, entendimento dos doutrinadores sobre o assunto, bem como as grandes discussões e divergências entre eles, o que a jurisprudência entende sobre este assunto e seus julgados mais recentes, a possibilidade de fungibilidade entre a Antecipação de tutela e a Medida cautelar, quais os benefícios que ela traz às partes no processo, e se de fato ela agiliza o suposto alcance á justiça no processo.

2.8. Metodologia: Para aprofundamento e estudo do conteúdo, serão feitas pesquisas Doutrinarias, bem como pesquisas jurisprudenciais, com uma abordagem comparativa entre doutrinadores e casos concretos julgados e exposição do meu ponto de vista acerca do assunto.

2.9. Cronograma de atividades:

DEZEMBRO

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

Conceituação da Tutela Antecipada.

X

Possibilidades de antecipar a tutela no Processo Civil

X

Entendimento Doutrinaria e Jurisprudencial.

X

X

X

Divergência entre a Doutrina e a Jurisprudência.

X

X

X

Fungibilidade entre a antecipação de Tutela e a medida cautelar.

X

X

X

Benefícios da Antecipação da Tutela.

X

X

X

Apresentação do Trabalho.

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com