TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE HERMENEUTICA

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

O que é e qual a ligação da hermenêutica, psicanalise e estética da recepção com a literatura?

Ao falarmos sobre literatura de uma maneira detalhada descobrimos outras questões que até então que achávamos que não significava nada e acaba sendo bem mais importante para contribuição da literatura. É o caso da hermenêutica que busca o conceito de interpretar e compreender todo tipo de texto da literatura. Assim como a psicanalise que segundo Freud desperta o inconsciente para a imaginação, na literatura isso é bastante trabalhada essas descobertas. Seguindo o mesmo ritmo a estética da recepçãoestuda a aprovação do leitor sobre o texto em sua forma geral, a crítica do leitor é importante para o autor.

Ao relacionar todos eles em textos literários, pode-se concluir que todos estão juntos e precisam um do outro para uma melhor interpretação. Ao lermos um texto literário a primeira coisa que buscamos e entender de fato o que o texto quer nos mostrar, há várias maneiras de se interpretar um único texto, onde os detalhes mais simples nos levam para essa construção de interpretação. Em consequência vem o despertar da nossa imaginação, pois ao lermos ficamos imaginando tais situações em cada página ou linha lida, somos levados além de tentar compreender e pensar como seria isso se fosse real ou se acontecesse conosco. A visão de interpretação diferente de cada leitor mostra essa diversidade do quanto o subconsciente pode nos levar além do que já sabemos.

A partir da leitura o próprio leitor tira a sua conclusão sobre o que o autor quer mostrar, é construída uma crítica sobre esse texto, ao ponto de elevar ou não o que o autor quis transmitir, é claro que nem sempre o que o próprio autor quer mostrar é visto da mesma forma, mas mostra essa visão diversificada de lermos vários tipos de textos de diferentes formas de literatura e que sem ao menos percebemos, automaticamente construímos essas formações de compressão, imaginação e avaliação do texto em si. A importância que estas definições acima citadas nos mostram o quanto elas se interligam de uma maneira que nem percebemos, elas estão no cotidiano das nossas leituras e que automaticamente as abordamos e com o propósito que estas definições querem. A leitura em si com toda essa inclusão de compreender, ir além da própria realidade ou trazê-la para esta realidade nos faz com que tenhamos uma concepção de tal coisa que lemos.

É interessante avaliarmos tudo isto e percebemos que de forma indireta fazemos uma análise não só visual, mas sim crítica, compreensiva e que o próprio leitor tenha essa intimidade de chegar e abordar, debater sobre o que foi lido. A ligação entre estas definições sempre estarão juntas na literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com