TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabu letras

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE CLARETIANO

JÉSSICA DE OLIVEIRA GOMES

PARÁFRASE “TABU”

VITORIA DA CONQUISTA

2015

PARÁFRASE “TABU”

T        exto apresentado ao Curso de música, Universidade Claretiano.

Tutor: Vera Lucia de Faveri F E Silva

VITÓRIA DA CONQUISTA

2015

Objetivo: Sintetisar a idéia contida no texto a seguir, levando em consideração a textualidade e suas vertentes e as características de uma fala acadêmica.

“O tabu é o contrário do ato de respirar com liberdade. Como traz em si uma proibição, cria necessariamente o reflexo de inibição coletiva, porque o castigo aplicado a quem o transgride é aterrorizante e inevitável. O transgressor perde a proteção das divindades, entra numa desordem mental, num caos interno que levará ao seu desaparecimento. Quem viola um tabu comente uma infração mortal e se torna, portanto, tabu por sua vez. Seu exemplo é perigoso para o clã. Ele poderia incitar outros a segui-lo e a quebrar a organização social do grupo.

O infrator espera, portanto, sua morte a qualquer instante, por doença ou por acidente. Pode, por exemplo, tropeçar e cair num precipício; sua lança pode lhe escapar da mão durante uma caçada, e ele, se ver desarmado diante de um urso; seu machado pode amputar sua mão num instante de desatenção. O transgressor passa a viver dominado pelo medo. Seu erro resultará em sua morte social, anunciadora de sua morte física.

Título do livro: Para conhecer melhor os tabus e as proibições.

Autor: Patrick Banon.

Editora: Claro Enigma.

Cidade: São Paulo.

Ano de publicação: 2011.

páginas de onde foram retirados os excertos: 10-13.”


PARÁFRASE “TABU”

A semântica do tabu faz referencia a proibição de qualquer componente religioso, cultural ou social. Proferir que algo é um tabu significa que algo é sagrado, ameaçador, imundo ou pecaminoso, no entanto, fica proibido qualquer contato. Infringir um tabu pode ocasionar além da culpa do indivíduo que cometeu, castigo divino e constrangimento.

Quem viola um tabu, logo, se torna um! Por isso recebe os castigos divinos e até mesmos sociais que o fazem distanciar da sociedade para não a corromper. Tais punições estão inclusas à morte, doenças, deformidades físicas e mentais, e penas sob efeitos legais quando a inadvertência infligir à lei.

 


REFERÊNCIAS

 Texto, Coerêcia e Coesão - Unidade 2

Liguagem e Comunicação - PAGE - Texto da pág 14.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com