TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Totem E Tabu

Trabalho Escolar: Totem E Tabu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo visa acompanhar a trajetória freudiana na teorização do complexo de Édipo. Nesse sentido, o texto organiza o processo de teorização do Édipo em quatro movimentos: “o Édipo na teoria dos sonhos”, “o Édipo no interior da problemática do Pai Totêmico”, “o mecanismo da identificação no Édipo” e, por fim, “Édipo e Complexo de Castração”.

Palavras-chave: Édipo, freudismo, sujeito.

ABSTRACT

The present article seeks to follow the Freudian “Oedipus Complex” theory. The text organizes the process of theorizing the “Oedipus” in four steps; “Oedipus in the dream theory”, “Oedipus within the problematic of the Totemic Father”, “the mechanism of identification in Oedipus”, and finally, “Oedipus and the Castration Complex”

Key words: Oedipus, freudianism, subject.

O complexo de Édipo constitui uma das problemáticas fundamentais da teoria e da clínica psicanalítica. Para a teoria psicanalítica, o momento crucial da constituição do sujeito situa-se no campo da cena edípica. Dessa forma, o Édipo não é somente o "complexo nuclear" das neuroses, mas também o ponto decisivo da sexualidade humana, ou melhor, do processo de produção da sexuação. Será a partir do Édipo que o sujeito irá estruturar e organizar o seu vir-a-ser, sobretudo em torno da diferenciação entre os sexos e de seu posicionamento frente à angústia de castração. Freud irá remeter, na sua teorização sobre o Édipo, a autores e personagens clássicos da literatura mundial, como o "Hamlet" de Shakespeare e a trama do parricídio dos "Irmãos Karamazov", obras que reencenaram o mito de Édipo da tragédia de Sófocles.

A hipótese da importância da cena edípica na trama da subjetividade aparece cedo na teoria freudiana. Já em 1897 (Freud, 1950/1974, p. 350), Freud lança a idéia do Édipo numa carta a Fliess, mas só tardiamente, após a formulação da Pulsão de Morte e a partir de sua articulação com o conceito de castração, a idéia ganhará uma dimensão de conceito fundador. Ademais, Freud dedica apenas um texto específico ao complexo de Édipo, a saber, "A Dissolução do Complexo de Édipo" (1924).

O movimento que afirma o complexo de Édipo como fundamental na estruturação do sujeito e a sua conseqüente relevância incontornável na teoria psicanalítica, também anuncia, ao mesmo tempo, a presença irredutível do outro na constituição do sujeito. A construção conceitual da categoria do Édipo, como operador teórico e clínico, realiza-se ao longo da obra freudiana nu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com