TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teatro Inglês

Monografias: Teatro Inglês. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  2.543 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

CAMPUS-UNAÍ

CURSO DE LETRAS/-INGLÊS- 7° PERÍODO

DISCIPLINA: TEORIA DA LITERAUTRA INGLESA

PROFESSOR: ......................

ACADÊMICO: VILSON GONÇALVES MACIEL

07 MARÇO. 2015

Trabalho desenvolvido á partir de pesquisas sobre o teatro Inglês, teatro shakespereano e do filme The Merchant of Venice, peça teatral adaptada do autor inglês Willian Shakespeare.

O teatro Inglês

O teatro é um gênero de destaque na literatura inglesa, na era medieval eram desenvolvidas peças relacionadas a histórias antigas, religião, e geralmente possuiam características heróicas, as quais eram apresentadas sem objetivo lucrativo.

O período do Renascimento Inglês 1500 á 1660, ficou marcado pelo florescimento do teatro e de outras artes, á partir dessa época o teatro começou traçar objetivos diferentes, aquele era um momento de grandes transformações em todos os setores da sociedade inglesa. Porém, o puritanismo continuava conservador sobre suas ideologias e religião. Neste período está incluso o reinado da rainha Elizabeth 1558 á 1603, considerada como uma era de grande desenvolvimento econômico e cultural da Inglaterra, nessa época os escritores optavam por produzir suas obras com assuntos relacionados aos acontecimentos reais da época, pois perceberam que este era o ineresse do público. Os e trabalhos eram produzido por uma mistura do trágico, cômico e novelesco. O teatro Elizabetano se libertou do diálogo com a artificialidade da rima, porém, conservou a regularidade de cinco sílabas poéticas em cada verso.

Willian Shakespeare foi o maior dramaturgo da língua inglesa, e contribui muito para a transformação do teatro inglês, mostrando para a sociedade que esse gênero literário não tinha limite para evoluir, o florescimento do teatro começou de forma precária, em relação a estrutura, segundo informações de algumas pesquisas Willian Shakespeare fundou um teatro, o Globe Theatre, na margem esquerda do rio Tâmisa em 1599, porém, só funcionava na temporada de verão, pois o local não era coberto.

Sabe-se que foi preciso muito empenho dos interessados naquela época, pois intervenção dos puritanos inviabilizavam o desenvolvimento da arte e da cultura.

O globe Theatre foi destruído em 1613 e posteriormente reconstruído. Todavia, no início da revolução puritana, que ocasionou a decapitação do rei Carlos I, todas as casas de espetáculos foram fechadas, isso prevaleceu por vinte anos. Somente com a restauração monárquica em 1661, o rei Carlos II, determinou a reabertura dos espetáculos, mas em 1666 um incêndio arrasou toda a cidade destruindo novamente o Teatro que Shakespeare ajudara a construir. Somente em agosto de 1996 a reconstrução do Globe Shakespeare Theatre aconteceu, graças ao americano Sam Wanamaker que buscava recursos desde 1970 junto ao empresariado londrino para realização do espaço. Enfim, as informações acima mostram a trajetória de luta de Shakespeare e outros interessados para a sobrevivência do teatro inglês. As obras e personagens de Shakespeare reconhecidos mundialmente representam a importância do escritor para o teatro inglês.

The Merchant of Venice, uma obra teatral (comédia romântica) que teria sido escrita entre 1596 e 1598 e foi adaptada para filme em 2004 dirigido Michael Radfort. Segue abaixo o resumo do filme e com características do teatro inglês que foram mencionadas acima.

The Merchant of Venice de William Shakespeare aborda o choque entre diferentes culturas na Inglaterra do século XVI e ainda hoje. Classificada como comédia, O Mercador de Veneza apresenta elementos típicos do romantismo; um exemplo é a “Pórcia” heroína da peça, dama italiana à procura de um marido.

A história se passa entre Veneza e a fictícia Belmonte e mostra a rivalidade entre Antônio, o mercador do título da obra, comerciante cristão de prestígio e Shylock, um usurário judeu que apela ao tribunal no intuito de cobrar uma dívida. Em sua obra que uma das mais polemica, ao criar este que é um dos seus mais populares personagens, Shakespeare se inspirou na peça “O judeu de Malta” de seu contemporâneo Christopher Marlowe.

Esta obra mostra claramente a habilidade shakespeare de colocar elementos altamente trágicos numa peça que termina em casamentos e reconciliações. Sem piedade, o dramaturgo manipula a opinião do público em meio a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com