TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnológico da Informação Unigran Letras

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 8

Acadêmico: Márcio Nogueira de Moraes

RGM: 063.3260

Polo I – Unigran Capital – Campo Grande-MS

ATIVIDADES – Aulas 1 e 2

Estamos vivendo uma nova era na educação, com a inserção de outras modalidades de ensino, diferentes da presencial. Uma delas é a metodologia HÍBRIDA e a outra EAD. Pesquise sobre as mesmas e comente, detalhadamente, cada uma delas. Descreva as formas de avaliação, metodologias de aula, disponibilização de atividades, entre outras informações que sejam relevantes nesse processo de ensino e aprendizagem.

** Não esqueça de informar as fontes de pesquisa que teve para que sua atividade não seja considerada como plágio.

        

Educação hibrida: Esse tipo de educação, conciliam algumas características do EAD com a excelência do ensino presencial, seu objetivo é promover uma reorganização do tempo e do espaço da aula. As aulas e os materiais são inseridos como atividades presenciais e em grupo, além de redefinir os papéis do professor e do estudante promovendo maiores autonomias e engajamento fundamentais para a evolução intelectual e maior aproveitamento do conteúdo. O cronograma é dividido entre interações virtuais e encontros com a turma e tutores. Nessa modalidade, o online e presencial se completam, harmonizando diferentes experiências no aprendizado, sendo cada um deles uma parte do processo de aprendizagem. O aluno aprende no ambiente virtual, faz suas pesquisas individual, resolve os exercícios passadas e no encontro ele tem contato com o tutor e com os colegas de curso, são discutidos projetos, resolução de problemas em estudos dirigidos. Aqui são empregadas as metodologias ativas de aprendizagem, possibilitando uma formação mais completa, interativa e personalizada, desenvolvendo assim, profissionais capacitados a lidar com os desafios do mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e exigente. A avaliação nessa modalidade é feita obrigatoriamente nos encontros presenciais.

Educação EAD: Educação à distância – nessa modalidade, a tecnologia é a principal aliada para existir de forma eficaz e impactar de maneira positiva os alunos. Passou por profundas transformações desde a publicação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), que reconheceu oficialmente, o EAD como modalidade ao incorporar o texto do seu artigo 80. Ela é considerada uma forma alternativa e complementar para a formação do cidadão e tem se mostrado bastante rica em potenciais pedagógicos e de democratização do conhecimento. Trata-se de uma modalidade que apresenta como característica essencial a proposta de ensinar e aprender sem que professores e alunos precisem estar no mesmo local ao mesmo tempo, eles interagem entre si a partir de uma plataforma online. Os papéis de educando e de educador diferem dos papéis da modalidade presencial. O estudante tem que aprender a organizar sua agenda e seus horários, assim como seus locais de estudos. Nessa modalidade, o acadêmico participa como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento, aprendendo a interagir, colaborar e a ser autônomo. O educador, precisa compreender as implicações do redimensionamento espaço-temporal para a sua prática pedagógica nesse novo paradigma de ensino e aprendizagem, que exige uma pedagogia própria em quase todos os aspectos da relação docente-conhecimento-aluno. O trabalho em equipe, aqui se faz fundamental para que os objetivos educacionais sejam atingidos.

        Como atualmente, as pessoas estão mais conectadas e interativas, participando cada vez mais de ambientes virtuais, faz com que, a forma como elas se relaciona com outras pessoas vem mudando, e isso inclui também a educação. E por causa disso, a demanda por cursos nessa modalidade vem crescendo muito nos últimos tempos.

        Na modalidade EAD, o aluno tem uma série de benefícios e vantagens: economia de gastos, flexibilidade, interatividade, acessibilidade (fácil acesso a internet), certificado com o mesmo valor do presencial, entre outros benefícios.

        A avaliação nessa modalidade de ensino tem suas especificidades, ela é composta por exercícios práticos, estudos de caso, comentário de texto, autoavaliação e a realização de provas escritas. Essa prova pode apresentar respostas abertas, fechadas ou mistas. Além de ter o beneficio de bate papos, fóruns e lista de discussões no tempo em que o aluno estiver online.

ATIVIDADES – Aulas 3 e 4

Considerando que tecnologias podem ser utilizadas na sala de aula como apoio pedagógico, cite e exemplifique, três delas. Descreva de que forma as mesmas poderiam ser utilizadas no melhor aprendizado ao aluno.

        As tecnologias em sala de aula têm modificado o modo como crianças e jovens aprendem. As crianças chegam à escola dominando as ferramentas digitais e por isso, o professor precisa se adaptar a essa nossa realidade, investindo cada vez mais em métodos de ensinos que tragam a tecnologia para a sala de aula.

1. Aplicativos para Smartphones: Hoje em dia, existem milhares de aplicativos que ajudam os estudantes nas mais diferentes tarefas e demandas. Com esses aplicativos, o aluno otimiza o seu tempo, acelera seu ritmo de leitura, tem acessos a plataformas digitais mais completas com simulados e relatórios individuais de desempenho capazes de facilitar bastante uma rotina de estudos. O celular em sala de aula passa a ser um aliado para o professor, que usa essa tecnologia ao seu favor, fazendo com que aquele aluno já tecnológico, se interesse mais pelas aulas.

2. Gamificação: Seu objetivo é trazer a dinâmica dos games para a sala de aula, sendo uma das maiores tendências atuais no campo da educação. O próprio ato de aprender assume um caráter de superação de desafios e busca por um bom resultado, partindo da lógica de que o ser humano é social e competitivo, sentindo-se bem interagindo com outras pessoas (jogadores), ao mesmo tempo que é atraído por situações em que pode disputar algo e provar sua expertise em relação aos concorrentes. Ao aplicar os conhecimentos nos jogos, é mais fácil exercitar e fixar o conteúdo aprendido nas aulas.

3. Google acadêmico: Trata-se de uma ferramenta de pesquisa para acadêmicos, direcionado ao mundo das monografias, dissertações, teses e artigos científicos. Por esse acesso, o acadêmico tem acesso a publicações e periódicos confiáveis em sua área de estudo. Podendo até mesmo escolher o idioma desejado. Lançado em Novembro de 2004, trazendo mais praticidade a vida do acadêmico que não conseguem encontrar determinados assuntos. Para acessar a plataforma é necessário que você entre neste link: https://scholar.google.com.br/.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com