TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Letra Escarlate

Monografias: Resenha A Letra Escarlate. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de sociologia – questionário

- Observar elementos, no filme, que estejam relacionados a teoria de Durkheim.

- Como a consciência coletiva aparece no filme?

Consciência coletiva é um pensamento encontrado em todas as consciências particulares ou um movimento que todos repetem não são por isso fatos sociais, mais suas encarnações individuais. Os fenômenos que constituem a sociedade têm sua origem na coletividade e não em cada um dos seus participantes. É nela que se deve buscar as explicações para os fatos sociais e não nas unidades que a compõem, porque as consciências particulares, unindo-se, agindo e reagindo umas sobre as outras, fundindo- se, dão origem a uma realidade nova que é a consciência da sociedade ou consciência coletiva. No filme os pensamentos particulares e que são comuns as todas as consciências individuas da sociedade em que Hester Prynne começa a conviver se expressam de forma extremamente fundamentada em valores religiosos em que a partir de uma gravidez que Hester tem, e onde as leis da sociedade em que ela passa a conviver proíbem a gravidez de uma mulher que tenha perdido seu marido por vários anos, ou seja, a viúva só pode voltar a se relacionar, casar e engravidar depois que passe os anos, ela é marcada com a letra A onde passa a ser reconhecida como adultera por toda a sociedade e passa a ser descriminada por todos para servir de exemplo. O desfecho dessa passagem do filme se da quando Hester conhece Dimmesdale que é o um dos pastores da cidade, com o passar do tempo eles acabam se apaixonando e quando a informação de que o marido de Hester faleceu, porém esta desaparecido, acaba havendo uma relação sexual em que da origem a gravidez.

-O que representa a consciência individual?

Em diversas partes do filme é expressa a consciência individual por Hester, em que ela como novo individuo na sociedade em questão, não tem as mesmas crenças, valores ou padrões aos que os outros indivíduos ali já habituados expressão se forma natural, assim, os comportamento diferentes chegam a chocar os outros que vivem no mesmo meio. Por isso como na consciência individual, onde se tem as formas especificas de pensar e de sentir que são internos aos indivíduos é que expressa em Hester essa individualidade, onde são chocadas pela consciência coletiva, e assim, havendo um conflito com os outros indivíduos, ou seja, havendo um choque de consciências.

-Qual o fato social em evidencia no filme?

Quando Hester não cumpre a lei da sociedade, de não ter relações, as viúvas, com outros homens até passar um período de anos, e engravida de Dimmesdale. Com essa gravidez ela é gravada com a letra A de adultera e então é descriminada e julgada por onde passa por toda a população. O seu adultério é considerado um crime e assim é presa e tem seu filho na cadeia.

-A sanção social relacionada ao titulo do filme, se refere a que tipo de punição, restritiva ou restituitiva? Por quê?

Restituitiva. Porque A Letra Escalarte, titulo do filme, é uma forma de punição que a sociedade em questão empós a Hester, assim, ela seria descrimidana e julgada por onde passasse já que a letra “A“ gravada a identificaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com