TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Afeto

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Do Afeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria do desenvolvimento Humano – Henri Wallon ( teoria da afetividade)

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa completa. Para Wallon a criança é essencialmente emocional e vai se constituindo um ser sócio – cognitivo gradualmente. Segundo Wallon a criança aprende a partir de trocas sociais e uma delas é a imitação. Pela imitação a criança expressa seus desejos de participar e se diferenciar dos outros. A teoria de Wallon considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que esta imersa, com seus aspectos afetivos, cognitivos e motor também integrados.

Segundo Wallon as etapas do desenvolvimento são as seguintes:

Período da vida intrauterina: Dependência biológica do organismo materno, mas já se faz presente no meio social.

Estágio Impulsivo: Após o nascimento a criança de depende de si própria em relação a respiração e a capacidade de auto regulação da temperatura do seu organismo, no restante depende da mãe. Sua dependência com o meio, especialmente com a mãe é de total exigência e atenção. A importância dessa atenção refere-se ao desenvolvimento psíquico e físico. É período das necessidades alimentares e posturais. A criança começa a conhecer os sofrimentos da espera e da privação. Os primeiros gestos são manifestados a partir da emoção.

Estágio emocional: Por volta dos seis meses a criança manifesta um maior numero de expressões emocionais como: raiva, dor tristeza, alegria, começa a engatinhar e por volta dos 9 meses desenvolve o humor. É importante desde o nascimento conversar com a criança, pois é por meio da linguagem que ela vai se apropriando da cultura em que esta inserida.

Estágio sensório motor: No primeiro ano de vida ao começo do segundo a criança procura explorar o mundo ao seu redor, suas principais atividades são a marcha e a fala, brinca com objetos e caminha

Período do Personalismo: Por volta dos 3 aos 6 anos a criança é opositora, imitadora, curiosa. Ela confronta com tudo sem motivo aparente. Tem necessidade de se afirmar de conquistar autonomia, é o período em que diz não a tudo, nesta fase a criança gosta de imitar um personagem, alguém preferido ou invejado, e o ambiente escolar e familiar são vitais para o seu desenvolvimento.

Período da Puberdade: Varia dos 7 a aos 11 anos. Adolescencia dos 12 aos 18 anos: Inicia-se o pensamento lógico e organizado, mairo interesse pelas interações sociais, preocupa-se com o estilo de roupa e cabelo etc. Transformações e psicológicas, o jovem adquire posse da função reprodutora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com