TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Piagetiana

Trabalho Universitário: Teoria Piagetiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

O ensino e o instrumento de passagem de sabedoria e conhecimento encontrada para que haja interação professor aluno e objeto de conhecimento, onde o professor passa a ser mediador onde seu principal objetivo seria envolver o aluno de modo que este perceba e construa seu conhecimento a partir de sua visão de mundo.

Pedagogia é, então, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da pratica educativa concreta que se realiza na sociedade como uns dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana. (LIBÂNEO, J. C.1999, p. 25)

...o campo educativo é bastante vasto, porque a educação ocorre na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política. Com isso, cumpre distinguir diferentes manifestações e modalidades de prática educativa tais como a educação informal, não formal e formal. (LIBÂNEO, J. C.1999, p. 25)

Escola

A escola, ao dizer de E.Krieck (apud. ISÒIS, J. 1976), só pode realizar uma parte da educação. Essa parte que se refere é a que se denomina educação escolar. Isso acontece por ser a escola o elo essencial do estado. A escola representa quem tem o poder, quem governa. A escola, ao contrário do que se pensa e se divulgou por muito tempo, não é inerente à educação. Ela, a escola, tem uma natureza social, como a educação, mas se consagrou como privilégios dos que ostentam o poder.

Portanto, a escola surgiu como instituição social, ao longo da história, à medida que a organização das sociedades foi se tornando mais complexa, a tecnologia mais avançada e as aquisições culturais mais vastas e sistematizadas. (HAYDT, R. 1997, p. 12)

A escola como instituição social, é o núcleo básico que o estado tem para poder influenciar na educação da sociedade, na formação de novas gerações de seres humanos.

Família

A família desde uma perspectiva sociológica é vista como a cédula da sociedade, e sem dúvida alguma, o núcleo básico da educação. É um erro histórico, pensar que a escola substitui à família na configuração educativa de seus membros. A escola poderia, e deve ter um papel cada vez mais preponderante nos processos educativos, mas nunca substitui à família, pois é inerente à educação, é o núcleo fundamental. Portanto, desde a perspectiva pedagógica, a família é responsável pela educação de seus membros. Isso é independentemente do sistema sócio-político governando.

Comunidade

Esta categoria, pouco estudada pedagogicamente, é a concretização da sociedade. Neste trabalho é vista como um sistema de seres vivos inter-relacionados que habitam um mesmo lugar. Devem-se destacar com significativa importância os elementos que conformam determinada comunidade. Entre esses aspectos estão:

• Habitantes residentes,

• Flora local,

• Fauna local,

• Geografia local,

• História local, comunitária e familiar,

• Cultura local, comunitária e familiar.

A comunidade pode subdividir-se em duas: a comunidade externa, que implicará todo contexto que abrange a influencia de uma escola ou várias escolas. Isso significa o espaço sócio-cultural, político e econômico onde a escola ou as escolas estão instaladas, como estrutura físicas. Essa relação da escola com a comunidade implica necessariamente outras relações com instituições, fábricas, hospitais, clínicas, rádio local ou comunitária, etc. que estejam dentro do contexto comunitário. A outra é a comunidade interna. Essa comunidade será vista através da relação de uma escola com os familiares, amigos, conhecidos dos discentes matriculados.

Existe uma unidade indissolúvel entre estas três categorias: escola, família e comunidade. Daí que seja considera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com