TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do claptock: de Guca a Schwana

Seminário: Teoria do claptock: de Guca a Schwana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Teoria Celular: De Hooke A Schwann

Teoria Celular: De Hooke A Schwann

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Biologia e Medicina

Enviado por: carlitoalves 14 outubro 2013

Palavras: 366 | Páginas: 2

RESUMO LIVRO : “Teoria Celular: de Hooke a Schwann”

Quase todo mundo tem alguma ideia sobre o que é a célula. Aprendemos na escola que a célula é a unidade básica dos seres vivos, onde ocorrem funções vitais como respiração, digestão, excreção e etc. Mas para essa base ser fundamentada, uma longa jornada de descobertas científicas, envolvendo muitos pesquisadores, foi traçada. A ciência é fruto da atividade conjunta da comunidade científica.

Um paço importante para a fundamentação da futura teoria celular foi o uso do microscópio. Leeuenhoek desenvolveu um modelo rudimentar de microscópio e observou vários elementos da natureza constatando os chamados “animáculos”. Robert Hooke aperfeiçoou um novo tipo de microscópio e observou pedaços de cortiça que apresentavam certas cavidades microscópicas. Ele as chamou de células.

Diversos pesquisadores constataram que animais e plantas pareciam serem constituídos dessas “bolsas microscópicas”. Baseados nesses estudos os pesquisadores Theodore Schwannn e Mathias Schleiden lançaram a hipótese de que todos os seres vivos são constituídos de células. Essa hipótese é a base da teoria celular.

A melhoria dos microscópios possibilitou a comparação de características que criavam critérios de reconhecimento, diferenciação e distinção de outras estruturas que se confundiam com as células. As células animais começavam a ser comparadas com as células vegetais. Fatores como: a identificação do protoplasma e as organelas nele contida, como as mitocôndrias, vacúolos e o núcleo foram possíveis.

O desenvolvimento científico não se deu somente nas áreas biológicas. Foram fundamentadas ciências como a geologia a mineralogia. A química tornou-se mais sólida. Treviranius e Lamarck sugeriram o termo biologia para definir o estudo dos seres vivos. A antiga história natural evoluiu preocupando-se mais em encontrar relações e padrões funcionais os seres vivos. Dentro da biologia desenvolveram-se: a paleontologia, a embriologia. No ramo da química: a química orgânica e a inorgânica foram fundamentais para os avanços biológicos. Importantes investigadores da teoria celular merecem ser citados: Schleiden e Schwann.

A consolidação da teoria celular se deu na confirmação da hipótese de a divisão celular ser o único processo responsável pela formação de novas células. Os avanços da ciência atual permitiram o desenvolvimento da bioquímica, da biofísica e da genética; fatores esses que propiciaram a decifração do código genético, uma das maiores descobertas do séc. XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com