TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Educação

Resenha: Teorias Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Resenha  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  163 Visualizações

Teorias de aprendizagem Psicologia- aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa Explica como acontece a aquisição e a retenção do conhecimento gerado enquanto ensinamos verbalmente. Tal teoria se ocupa do que ocorre quando se aprende da natureza dessa aprendizagem, das condições necessárias para que essa aprendizagem aconteça de quais os resultados serão obtidos e como se avalia esses resultados, ou seja, discorre acerca dos elementos, dos fatores, das condições e dos tipos que levam a aquisição, a assimilação e a retenção da aprendizagem.

Debates em rodas, recreação com outras turmas.

Teoria genética da aprendizagem Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio. Níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo. Palavras como: obrigado, com licença, por favor, desculpa.

Teoria sociocultural Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. Leituras, apresentações culturais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com