TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Resumo Sobre o Texto “Viver em Sociedade”

Por:   •  9/2/2021  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE QUÍMICA

PESQUISA E PRÁTICA EDUCATIVA I/2020.1 PROFª.: MARLY LOPES DE OLIVEIRA ADNA MIRELLA OLIVEIRA SILVA

Atividade Nº 01

  • Resumo Indicativo:

O texto “Viver em Sociedade” fala da necessidade do ser humano não conseguir viver isolado, mas sim, necessitar de um meio social pois a natureza humana depende de uma sociedade para sobrevivência e evolução.

  • Resumo Informativo:

No texto “Viver em Sociedade” se inicia com a definição de “o que é uma sociedade?”, depois descreve a importância que é o meio social e como o ser humano depende uns dos outros para se desenvolver.

O texto aponta que a necessidade humana não se resume a bens materiais, mas também a espiritualidade e psicológicos. A busca por atenção, amor, carinho, afeto, dentre outros, é tão grande que se houver o isolamento de uma pessoa por completo e, após muito tempo o mesmo estaria com problemas psicológicos por conta da solidão.

Por fim ressalta que mesmo em sociedade o ser humano necessita de uma organização que seja justa, que todos cumpram seus deveres, todos os direitos sejam respeitados e garantidos, pois caso contrário se instauraria um caos por completo.

Palavras-chave: Sociedade; Necessidade; Afeto; Organização social; Justo.

Referência:

Dalmo de Abreu Dallari. Viver em sociedade. São Paulo, Moderna, 2014. p. 13-14. Disponível em: <https://www.aacademica.org/otavioluizmachado/54.pdf> Acesso em: 14/01/2021

  • Resumo Crítico:

Dalmo de Abreu Dallari, professor, escritor do livro “Viver em Sociedade” publicado em 2014 (2ª Edição), retrata que o ser humano depende do meio social no quesito emocional, material, espiritual e mental. Ele descreve que “Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana.” com isso nos mostra que a dependência não é vista somente como uma característica humana, mas um caminho que nós trilhamos para alcançar posteriormente o apogeu da evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com