TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Texto Sobre General Motors

Exames: Resumo Texto Sobre General Motors. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE VOCÊ APRENDEU COM O CAPÍTULO?

Uma empresa primeiramente precisa saber exatamente quais são as suas políticas de vendas. No capítulo do livro, o autor nos relata como foi feito o novo posicionamento da General Motors no mercado, e como seus concorrentes se posicionavam e sua políticas de vendas. A GM não tinha um conceito claro de negócio, tinha várias linhas de carros mas sem um posicionamento realmente definido entre elas, não usufruíam isso como vantagem de venda. Como não tinha nenhuma política estabelecida, a General Motors estava perdendo o pouco do mercado que já havia conquistado. A maior concorrente da época, a Ford, tinha uma política de vender carros iguais pelo menor preço de mercado, o que deu a Henry Ford 60% da parcela de mercado.

Analisando este novo posicionamento a ser estabelecido naquela época pela GM, podemos ver que uma empresa tem que conhecer o mercado externo, para poder ver quais vantagens e desvantagens, quais são as ameaças e oportunidades que esta análise pode gerar para depois assim, analisar o mercado em que atua, para poder se posicionar corretamente. Consequentemente adotar um posicionamento não só no mercado mas também, na cabeça do consumidor. O que a minha empresa se diferencia do concorrente, e quais são as vantagens que oferecemos com relação a eles. Uma empresa deve saber o seu posicionamento claramente, deve ser o ponto de partida, no caso da GM adotaram um novo conceito de negócio, a reformulação das linhas de carros e suas divisões componentes, para que cada produto não tivesse uma estratégia individual e sim beneficiasse toda a empresa em geral. A empresa primeiro tem de visar o lucro, ganhar dinheiro, e não apenas produzir, isso fez a General Motors produzir carros de máxima qualidade e custo mínimo. Limitou seus modelos e produziu uma linha para cada segmento específico, o que vemos que a empresa atingiu vários nichos, ou seja, vários segmentos de mercados, consequentemente, várias classes sociais, o que atinge o máximo número de consumidores. Nos dias de hoje, devemos adotar em um plano de marketing primeiro qual será o nosso posicionamento no mercado, o que queremos atingir, e ir a cada etapa de pesquisa e desenvolvimento deste plano, definindo exatamente aonde a empresa quer chegar. Com o capítulo “Política de produtos e suas origens” vimos que a GM precisava criar um plano de marketing para que a empresa aumentasse suas vendas, adotou novas políticas e conseguiu naquela época, mesmo sendo algo muito diferente e além do tempo, se posicionar de uma forma que a General Motors continua até nos dias de hoje, e revolucionar os conceitos daquela época. Para concorrer a GM implantou uma nova forma, concorrendo não diretamente com o preço, mas sim com seus diferencias que aumentavam pouco no preço, mas que mostravam para o consumidor que valia a pena pagar um pouco a mais por uma diferenciação, o que hoje é mais que comum.

A General Motors mostra que a produção de massa naquela época não havia diferenciação no produto, porém a empresa apresentava um novo conceito, uma linha completa de carros de graduação crescente em qualidade e preço, que era a diferenciação da GM da concorrência. De acordo com o que aprendemos em marketing, a empresa adotou um conceito que a fez ser diferente, algo para ganhar mais mercado e criar um conceito na cabeça do consumidor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com