TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab de ingles

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação de preparados homeopáticos no controle de Cyperus rotundus L.

José Luiz de Freitas Paixão¹, Mateus Miranda Pena², Miriam Silva Pereira².

        RESUMO

        A tiririca é considerada a espécie mais persistente no mundo. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de preparados homeopáticos em tiririca. Na pesquisa, conduzida em casa de vegetação, se testou cinco dinamizações d homeopatia, comparados com água, em delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis tratamentos e quatro repetições. Aplicaram-se os preparados homeopáticos (PH) em cinco tratamentos de cada experimento, e água em um sexto que foi denominado como testemunha. Avaliou-se: Número total de plantas (NTP); Comprimento da Parte aérea (CPA), Número total de tubérculos (NTTU) e número de Plantas Espontâneas (PE). Os dados foram submetidos à análise de variância e Comparados pelo teste de Dunnett (p<0,05).

        Palavras-chave: Agricultura Orgânica; Plantas espontâneas; Tiririca, Agroecologia

        

        Abstract:

        

        The sedge is considered the most persistent species in the world. The aim of the study was to evaluate the effect of homeopathic preparations in nutsedge. In the survey, conducted in the greenhouse, we tested five dynamizations d homeopathy, compared with water, in a completely randomized design with six treatments and four replications. We applied homeopathic preparations (PH) within five (5) treatments of each experiment , and water in a sixth that was called as a witness. Were evaluated: the total number of plants (NTP); Length of the aerial part (CPA), total number of tubers (NTTU) and number of Spontaneous Plants (PE). Data were subjected to analysis of variance and compared by Dunnett's test (p < 0.05).

        Keywords: Organic Agriculture, Plant spontaneous, nutsedge, Agroecology.

¹Mestrado em Fitotecnia (Agroec, Ag. Org. e Homeopatia) pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil(2008); Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais , Brasil.

²Estudante do curso técnico integrado ao ensino médio de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Muriaé.

        INTRODUÇÃO

Plantas invasoras ou plantas daninhas refere-se a “toda e qualquer planta que ocorre onde não é

desejada”  sendo qualquer planta que germine espontaneamente em locais que prejudicam a atividade humana, principalmente a agricultura.

Em termos agroecológicos, plantas ou ervas espontâneas são as espécies de plantas que se originam na área de cultivo, podendo ser espécies nativas ou exóticas já estabelecidas. Na agroecologia busca a ampliação da agrobiodiversidade e da manutenção dos ciclos biológicos na unidade produtiva, procurando a sustentabilidade econômica, social e ambiental da unidade, no tempo e no espaço.

Mas essas plantas espontâneas são de difícil manejo no meio agrícola, e também, além de competirem com as culturas por nutrientes e espaço reduzindo a produtividade e a qualidade do produto, servem como hospedeiras de pragas que possuem potencial para infecção e destruição das plantas em cultivo (Câmara et al., 2012).

        Por esse motivo, a agricultura convencional acaba optando à maneira mais comum de lidarem com tal problema: o uso de herbicidas. Das plantas espontâneas, a tiririca (Cyperus rotundus L.) é uma das maiores vítimas do uso destes produtos por seu alto nível de resistibilidade e resiliência , pois além de competir diretamente por água, luz e nutrientes, a tiririca inibe a germinação e brotação de outras espécies, pois libera substâncias químicas de efeito alelopático, gerando um grande prejuízos em diversas culturas comerciais.

           A tiririca é uma planta espontânea que se reproduz tanto por semente (sexuadamente) quanto por bulbos, tubérculos e rizomas (assexuadamente), a tiririca, nessa categoria, é a planta mais disseminada no mundo (Souza et al., 2012). Devido a sua rápida proliferação, fica cada vez mais difícil o seu controle. Em temperaturas elevadas, essa planta possui um alto índice de desenvolvimento, devido a sua fotossíntese, que é efetuada pelo ciclo C4, e tolera diversas condições climáticas, como a período de seca e inundações.

A homeopatia é uma palavra de origem grega que quer dizer "cura pelo semelhante" (homoios = semelhante epathos = sofrimento, doença). É uma ciência que pode ser aplicada a todos os seres vivos, sejam seres humanos, animais domésticos ou silvestres, vegetais ou microrganismos (Rossi et al., 2004). De acordo com a teoria homeopática, a doença equivale a um desequilíbrio dinâmico, que pode ser auxiliado na sua correção pela utilização de medicamentos previamente experimentados, em doses mínimas, aplicados por provocarem uma síndrome semelhante no organismo, contra a qual este reage simultaneamente à condição inicial, atingindo assim o equilíbrio. Podem-se preparar soluções homeopáticas com vegetais objetivando o equilíbrio de seu desenvolvimento no ambiente de cultivo, o que traz menores impactos aos produtores (Rossi et al., 2004).

Neste trabalho, buscou-se estudar métodos alternativos de controle da tiririca, a partir de preparados homeopáticos, afim de reduzir os impactos causados pelo uso de agroquímicos, e garantir uma produção melhor para os agricultores.

MATERIAL E MÉTODOS

Os experimentos foram conduzidos em casa de vegetação, na Unidade Rural, do Campus

Muriaé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG.

Foi feito a montagem de 6 (seis) experimentos, o delineamento foi em blocos inteiramente casualizados, com seis tratamentos e quatro repetições, sendo a testemunha na ausência de tratamentos. Foi adotado o procedimento “duplo cego”, ou seja, durante a experimentação o experimentador e o aplicador desconhecem o medicamento em tese (PAIXÃO, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com