TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar Mv1

Trabalho Universitário: Trabalho Interdisciplinar Mv1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

LÍNGUA PORTUGUESA

Elaborado pela professora Juliana Ribeiro

Livro: Édipo Rei e Antígona, de Sófocles

Justificativa: A presente atividade visa proporcionar ao aluno contato com o clássico literário e entendimento sobre a literariedade presente. A partir do entendimento e conscientização sobre a importância da leitura que o conhecimento e a formação do indivíduo acontecem.

Saber ler é saber compreender textos diversos e o mudo que o cerca. A partir dessa concepção de leitura, siga os itens abaixo para confecção de sua atividade.

1ª parte – Escrita (5,0 pontos)

1- Você acabou de ler Édipo Rei e Antígona , de Sófocles, uma das mais famosas tragédias da Grécia Antiga. O termo tragédia foi usado em Atenas, no século V a.C., para designar o gênero literário que fundou o teatro grego: uma peça teatral cujo enredo questionava as instituições da cidade-estado por meio de um crescente jogo de tensões entre as personagens e que desencadeava, no espectador, sentimentos de terror e de piedade, proporcionando-lhe a purificação (catarse) desses sentimentos. Diante dessas informações, redija um texto, de aproximadamente 20 linhas, que justifique a afirmativa acima. Pode-se usar passagens do texto (caso opte por fazê-lo, deve ser mencionada a página de onde foi retirado- ex.: SÓFOCLES,p. 12).

2- A cultura grega nos legou conhecimentos e valores que marcaram profundamente o pensamento ocidental. Para os homens da Grécia Antiga, a vida, o conhecimento e a arte eram presididos por deuses, representantes de valores e forças naturais que ora ajudavam a humanidade, ora a prejudicavam. Os homens que conseguiam reunir em si características que os aproximavam dos deuses eram chamados “heróis”. Apresente argumentos que comprovem a afirmativa e exemplifique ao mencionar Édipo.

3- Atente-se a afirmativa: Embora a tragédia pertença a uma época determinada, o sentimento trágico do mundo é atemporal. Justifique a afirmativa, baseando do conceito de clássico literário.

4- O médico Sigmund Freud, criador da psicanálise, ao estudar a mente humana, descobriu que ela possui, além de um nível consciente, um outro a que designou de inconsciente, formado por impulsos primitivos, de natureza sexual. Chamou de complexo de Édipo a atração inconsciente do filho pela mãe, que é interditada pela moral social, introjetada no consciente do indivíduo. Que aspectos da narrativa são fundamentais para caracterizar o complexo de Édipo?

5- Segundo a mitologia grega, a Esfinge era um monstro com cabeça e seios de mulher, patas e cauda de leão e dotado de asas. Propunha enigmas aos viajantes nos arredores de Tebas e devorava aqueles que não conseguiam decifrá-los. Por isso a Esfinge representa, hoje, o enigma, o mistério das coisas. Em sua opinião, quais são os maiores enigmas enfrentados pelo mundo contemporâneo?

2ª parte – Oral (5,0 pontos)

Agora é a sua vez de despertar a catarse no público. Imagine que você é Antígona, a filha de Édipo que o acompanhou em seu exílio. Você vai contar para um viajante a triste história de seu pai. Por que ele ficou cego? Que mal ele fez? Como você se sente diante desse acontecimento?

Lembre-se de que a história deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com