TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Tcc Letras

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

                                         FACULDADE SAGRADA FAMILIA

                                             JANAINA DA SILA

                                            PROJETO DE PESQUISA.

   

                                 PONTA GROSSA

                                                                  2015

                                               FACULDADE SAGRADA FAMILIA

Este trabalho de                    Projeto e Pesquisa foi                                          solicitado pela professora Marilia

                                                                    PONTA GROSSA

                                                                              2015

Tema da Pesquisa:

RELAÇOES DE GENERO E SEXUALIDADE E OS PRECONSEITOS

Problemas:

A proposta foi a exploração de temas polêmicos de modo

informativo e questionador, oferecendo condições para que o educando assuma seu

corpo e sua sexualidade com atitudes positivas, livres de medo ou culpa, preconceitos,

vergonha, bloqueios ou tabus .

Hipótese:

A Educação Sexual é uma função de todos nós que temos um papel importante na Educação das pessoas. Promover conhecimento sobre sexualidade fortalece o aluno e cria condições para tomadas de decisões assertivas, diminuindo a vulnerabilidade e melhorando o desempenho escolar. Professor é fundamental também como educador sexual. Para muitos alunos esse profissional é a única pessoa com quem eles podem contar para ampliar seus conhecimentos sobre sexualidade e desenvolver uma nova visão sobre fatos que, às vezes no seu meio social, podem ser tratados como sem importância para a vida deles, como é o caso da decisão sobre a primeira vez ou a gravidez na adolescência. Um professor que está atento a importância desse papel faz toda a diferença na vida dos alunos. Ele se torna uma pessoa capaz de aumentar a bagagem da vida dessa criança ou adolescente.

Objetivos:

O objetivo deste trabalho será alertar para a necessidade real e imediata do acesso à formação específica, por parte de todos os profissionais da educação, sem permitir que alguns fujam de sua responsabilidade, já que compete a todos educadores passar informações verdadeiras a seus educandos. Desta forma estaremos contribuindo para que crianças e jovens possam desenvolver e exercer sua sexualidade com prazer e responsabilidade.conhecimento que por sua vez possam contribuir e serem integrados a formacao inicial e continuada de professores apoiando o desenvolvimento inicial de competencia para lidae , de forma construtiva ,com questões relativas a sexualidade e com a divisidade na escola e na forma mais especifica , com a diversidade sexual e do genero .

Justificativa:

Os estudos sobre gênero e sexualidade na área de educação, em desenvolvimento constante nos últimos anos, vêm trazendo grande contribuição para a área acadêmica, por meio de publicações de livros e artigos científicos, desenvolvimento de dissertações e teses em inúmeras universidades brasileiras e estrangeiras, que buscam o reconhecimento e a importância do tema para a construção de uma sociedade plural, menos desigual e inclusiva. A relevância desta pesquisa apoia-se na busca por novos dados que contribuam de forma significativa com a literatura vigente. Desta forma busquei mapear produções acadêmicas que abarquem o tema, pesquisando no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES3 ), dissertações e teses dos últimos cinco anos, através do cruzamento das seguintes palavras-chaves: gênero, sexualidade, masculinidades, feminilidades, escola e inclusão/exclusão. O critério para a escolha destas palavras-chave esteve relacionado diretamente com a temática central desta pesquisa de dissertação.

Revisão de literatura:

Estudos sobre as relações de gêneros e as contribuições da pratica docente para a desmesficacao de diferenças preconceitos em relação ao sexo em sala de aula . definição para os termos gênero feminismo e sexualidade , resultando-se as diferenças entre gênero e sexo além de ser um importante instrumento na construção de valores e atitudes que permitiram um olhar mas critico e reflexivo sobre as identidades de gênero e sexual .

Analisa se as relações de gênero e sexualidade mana escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com