TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de português capitúlos "uns braços" e "relógio de ouro"

Por:   •  11/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.107 Palavras (13 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS SABARÁ

Disciplina: Português

TRABALHO SOBRE O LIVRO

MACHADO DE ASSIS PARA INICIANTES

André Augusto Duarte Ferreira

Isabela Del Rio Moisés

João Lucas Queiroz Catarino

Pedro Augusto De Souza Prado

Talita Ferreira Campos Vaz

Thainá Figueiredo Dias

SABARÁ, 31 DE OUTUBRO DE 2022    

UNS BRAÇOS

1.     SINTETIZEM o enredo de cada conto, apontado nas histórias elementos relevantes ligados aos personagens e aos fatos principais. Procurem descrever criticamente as personagens, considerando aquilo que falam e pensam e a maneira como agem (há características positivas? negativas? o que prevalece?)Atente-se também para possíveis elementos simbólicos do texto, tais como nomes (e seus significados), objetos de uso pessoal mencionados com frequência, quadros etc. (que “relação simbólica” eles poderiam ter com seus respectivos donos?).

      No ano de 1870 na rua da lapa, O menino Inácio,enquanto jantava, levava bronca de seu patrão o senhor Borges, um homem trabalhador e exigente que odiava corpo mole e acusava - lo de ser muito preguiçoso e fazia tudo errado, ameaçando de contar tudo ao pai do garoto, quem interrompe os xingamentos era a aclamada Dona Severina esposa de Borges.

      Inácio um menino de apenas quinze anos com cabeça inculta mas bela, corpo destituído de graça, mal vestido e de pouca inteligência além de um grande sonhador estava a cinco semanas morando e trabalhando para Borges, onde se sentia muito sozinho e com saudades de casa, ali ele era tratado como algo insignificante, andava sempre de cabeça baixa e se quer olhava nos olhos de Dona Severina para admirar sua beleza de rosto mas como ela era uma mulher de apenas vinte e sete anos que tinha braços macios, belos, cheios e vistosos que não usava adornos e se quer mangas compridas que conseguiram cativar o garoto e encanta-lo de tal maneira que não conseguia parar de pensar em seus braços.No jantar ele fazia hora só para apreciá-la já que mal via ela direito pois trabalhava demais viajando a cartórios com Borges, após o jantar ficou sentado à mesa tomando poucos goles de café vendo ela apanhar os cabelos com o pente de tartaruga que a mãe a tinha deixado. Só que o seu patrão manda ele ir rápido para o quarto porém nada impede ele de olhar-lá pelas janelas.

     Antes o garoto cogitava fugir, só que agora ele tinha  achado conforto nos braços de Dona Severina e estava disposto a levar o xingo que fosse, mas no final sempre se veria nos braços da Donzela.    

     Sentada na sala, Dona Severina começou a pensar se Inácio poderia estar apaixonado por ela, porque se realmente tivesse isso estivesse acontecendo ela contaria a Borges e por causa disso ela observaria o garoto desde então. Ela acabou percebendo que o adolescente possuía sim uma paixão por ela e como ele era um bom garoto ela decide não contar. Com o passar do tempo Dona Severina vai tratando o garoto com bastante carinho e isso faz Inácio ficar muito feliz.

     Nas memórias de Inácio ele nunca se esquecerá de um domingo onde ele deitado na rede lendo um folheto vê Dona Severina saindo da parede e acaba dormindo a sonhar com ela lhe beijando, por outro lado Dona Severina o vigia pela porta reparando o quanto ele é bonito dormindo, levando de fato ela a beija-lo enquanto dorme, fazendo uma mistura de sonho com realidade. Enquanto ele dorme feliz, ela fica toda envergonhada da ação imediatista e sai. Tempos depois sua personalidade muda por completo, levando ela a cobrir os braços,  mas para Inácio isso não importava mais, Senhor Borges logo diz calmamente que não podia mais ficar com Inácio e ele se vai levando um incrível sonho na memória.

2.     Analisem o foco narrativo escolhido por Machado para contar as histórias: trata-se de narrador de 1 a ou de 3 a pessoa? Onisciente ou semi onisciente? Que efeito ou resultado o escritor obtém, ao optar por esse tipo específico de narrador? (Por exemplo: distanciamento crítico?envolvimento pessoal e consequente “credibilidade” à história narrada? Reforço de incertezas e indefinições? entre outros). APONTEM, se possível, exemplos de investigação psicológica (ou mergulho na alma humana), estratégia bastante utilizada por Machado de Assis em suas obras para descrever as personagens interiormente, explicitando seus pensamentos e emoções. Há casos de discurso indireto livre em que se podem perceber esses pensamentos? REFLITAM sobre o(s) possível(eis) objetivo(s) do autor/narrador

ao focalizar psicologicamente as personagens.

     O conto de Machado de Assis, é narrado em 3°pessoa de forma onisciente, pois mostra que o narrador tem conhecimento das personagens e dos fatos narrados, mostrando o'que vê e o'que sabe, o escritor consegue contar os desejos e as intenções das personagens, expondo a essência humana e o modo de pensar, o efeito que ele obtém é a sensação de dúvida, será que realmente Borges descobriu o clima de D Severina com Inácio, pelo fato de ter mandado o menino embora sem se despedir? Machado de Assis mostra a relação de paixão e amor principalmente a paixão na adolescência, o quanto ela pode ser inesperada e passageira mas jamais esquecida numa perspectiva realista, o conto nos ensina o que é mergulhar no profundo do que a gente sente e não ter coragem de dizer, para manter regras morais. Inácio era calado de voz mas expressivo no olhar, era explícito a vontade de ter D Severina ,mas  ela também coloca seu desejo no controle de seu delírio sem saber o que era certo ou errado na hora do adultério. É interessante como Machado de Assis conduziu toda a trama nas entrelinhas detalhando os momentos mais comuns do dia, como um jantar, revelando sentimentos e confundindo os sentidos introduzindo o leitor dentro da obra.

3.     RELACIONEM os comentários críticos de Marcos Bagno na introdução de cada tema (págs. 09, ou 23,ou 37 etc.) aos respectivos contos, procurando COMPROVAR aquilo que ele afirma (sobre adultério, ou ceticismo, ou mulheres etc.) nas histórias de Machado lidas pelo grupo.

Comentário:

[pic 1]

Comprovação:

     O conto Uns braços nos mostra a sedução por trás dos simples membros superiores de uma dama, que aflora o desejo de um adolescente sofredor, nos revelando que a sensualidade está fortemente presente na prosa, ela desencadeia um impulso inconsciente que nos prende ao conto e retira da nossa cabeça o conceito de certo e errado, por outro lado temos um beijo suave carregado de adultério por parte de uma mulher, inadmissível para a época, porém a própria trama consegue controlar a sensualidade colocando um sonho na imaginação de um jovem e um acontecimento nos segredos de uma mulher, e os únicos que sabem disso somos nós leitores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (415.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com