TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vicio e volante - Redação

Por:   •  28/4/2017  •  Dissertação  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Vício e volante

Os seres humanos, donos do planeta, senhores da vida e da morte, dos prazeres e dos vícios; invulneráveis às conseqüências dos próprios atos, desafiam as leis da natureza, desprezando a Física, a Fisiologia e cultivando o descuido, o desrespeito com a vida (própria ou alheia), com o patrimônio (próprio ou alheio), lançando mão do consumo de substancias psicoativas diversas para o alcance pleno do prazer e bem estar infinitos... Essa é uma visão extremista que nos transporta às “fatalidades” diárias no transito brasileiro; onde aproximadamente 50% das ocorrências graves estão diretamente relacionadas  ao consumo de substâncias psicoativas, especialmente o álcool, curiosamente uma droga culturalmente aceita e largamente difundida entre a população, cada vez mais jovem.

O consumo de bebidas alcoólicas, como qualquer outra substância com propriedades semelhantes, gera uma infinidade de males que vão desde um simples mal estar, uma ressaca, uma briga a um acidente automobilístico fatal, um “crime de trânsito”, um acidente de trabalho... São imprevisíveis as conseqüências e impossíveis de se avaliar, em sua totalidade, os prejuízos emocionais às famílias, à sociedade e ao próprio indivíduo, os lares desfeitos, os empregos e a dignidade humana perdida para a bebida ou para a ideologia da ostentação, do prazer prolongado, do falso status e do socialmente aceito. Não dá para ignorar que o consumo de bebidas alcoólicas impulsiona a vida e a economia, de maneiras distintas é claro, porém, para o bem ou para o mal. A culpabilidade e as  conseqüências danosas do consumo do álcool não deve ser atribuída exclusivamente a esse líquido “inconsciente”, nós somos conscientes até o último gole e consumimos substâncias entorpecentes por livre arbítrio; o álcool (droga da felicidade) nem sempre deve ser encarado como potencializador das faculdades negativas do ser humano, já que vez por outra revela, justamente, as características positivas! Como num remédio: a diferença entre o benefício e malefício é a dose.

A busca constante da felicidade em tudo, a todo momento e a qualquer custo, transforma tudo a nossa volta em ferramentas a nosso favor, sem que isso possa ser absolutamente impróprio ou eternamente próprio. O ser humano é livre para escolher a “ferramenta” adequada nessa busca insaciável, porém, é igualmente livre para aceitar as conseqüências inevitáveis das suas ações, não há vilões nem mocinhos com relação ao consumo consciente do álcool, apenas seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com