TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita turística e seus comparativos ao Brasil

Por:   •  11/5/2015  •  Monografia  •  3.302 Palavras (14 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 14

Escola Estadual de Ensino Médio Alberto Torres

Professora: Márcia

Helen dos Santos Silveira

Peru: Visita turística e seus comparativos ao Brasil[pic 1]

Porto Alegre

2015

Helen dos Santos Silveira

Trabalho referente à disciplina de Espanhol da
Escola Estadual de Ensino Médio, orientado pelo (a) professor (a) Márcia Kautzmann, realizado pelo (a)  aluno(a) Helen dos Santos Silveira.

Porto Alegre

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O povo e a cultura peruana        

2.2 Diversidade cultural brasileira        

2.3 Música e danças peruanas        

2.4 Músicas e danças brasileiras        

2.5 Culinária peruana        

2.6 Culinária brasileira        

2.7 Religião no peru        

2.8 Religião no brasil        

2.9 Pontos turísticos do peru        

3.0 Pontos turísticos do brasil        

4.CONCLUSÃO        

5.REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

O Peru é um país surpreendente em todos os aspetos. Além de possuir uma cozinha e gastronomia impressionantes, variada e cheia de cor e sabores, a sua divisão em costa, serra e selva oferece-nos uma variedade de pontos turísticos além de uma grande variedade cultural como religião, música e sua moeda local. Assim como Brasil o Peru tem uma grande diversidade, e podemos comparar alguns pontos turísticos, comidas típicas, moeda, religião e música.

O Peru situa-se no oeste da América do Sul. A capital se chama Lima, a língua oficial é o Espanhol mas existem outras línguas não oficiais como o Quíchua e Aimará. A moeda é o Nuevo sol e 1.0323 PEN é equivalente a 1 Real Brasileiro. A religião predominante no Peru é o Cristianismo assim como no Brasil. O Peru e o Brasil são politeístas, ou seja, acredita-se em mais de uma divindade.

O folclore do Peru é rico e variado, com as suas danças e canções próprias: Na costa, marineras e tonderos. Na serra, huaynos e mulizas. Na selva, música e dança que imita a natureza. No Brasil temos o Frevo, Maracatu, Forró, Baião, xote e xaxado, Coco, lundu e maxixe além do folclore

É riquíssimo em variedade de espécies de peixes no Peru e utiliza os pescados em sua culinária desde os tempos dos índios pré-colombianos. Um dos pratos mais famosos do Peru é o Ceviche que é feito peixe e vários frutos do mar e toda parte gastronômica tem como base os pescados.

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais, a feijoada um prático típico Brasileiro é um exemplo disso.

No Peru existem muitos pontos turísticos famosos, mas entre eles se destaca Machu Picchu um dos símbolos mais conhecidos do império Inca.

Igualmente no Brasil há uma grande variedade de pontos turísticos, mas dando destaque para um dos mais visitados que é o Cristo Redentor situado no Rio de Janeiro.

O povo e a cultura peruana

A arte antes da colonização espanhola se concentrava quase exclusivamente na produção de uma bela cerâmica, trabalho com metais, trabalho em pedras e tecidos. Posteriormente, os espanhóis introduziram uma versão própria de planejamento urbano, com cidades dispostas como um tabuleiro de xadrez, com mansões, igrejas e monastérios que imitavam as construções do renascimento espanhol ou o barroco espanhol do período inicial. Com o passar do tempo, estes estilos europeus crescentemente passaram a mostrar sinais de influência indígena do local, levando a um estilo conhecido como mestiço. Os melhores exemplos de arquitetura mestiça podem ser encontrados nas igrejas espalhadas em Puno e Arequipa.

Espanhol é a língua principal, mas nos planaltos, a maioria dos índios é bilíngüe, falando quíchua como língua materna. Há aproximadamente setenta idiomas e, em partes remotas da Amazônia, raramente é falado o espanhol. Os pratos peruanos típicos são deliciosos e variam regionalmente. Os frutos do mar são, compreensivelmente, melhores nas regiões costeiras, enquanto que o sabor inca - porquinho da índia assado - pode ser provado nos planaltos. Outros pratos incluem: lomo saltado (pedaços de bife fritos com cebolas); cebiche de corvina (peixe branco do mar temperado em limão, pimenta vermelha e cebolas, normalmente servido frio com batata cozida ou inhame); e sopa um criolla de la (uma sopa de macarrão ligeiramente temperada com carne de boi, ovo, leite e legumes).

Diversidade cultural brasileira

 A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com