TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita ao Museu Afro Brasil, para Conhecer um Pouco Mais da Cultura Africana.

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de Práticas de Ensino

Profª Shellida

Planejamento: Visita ao museu Afro Brasil, para conhecer um pouco mais da cultura africana.

Modo escrito do projeto: O museu Afro Brasil é destinada a preservar a memória social do negro brasileiro, dando relevo às culturas vindas da África. Tem ainda, uma vertente voltada para as diferentes manifestações culturais que venham a contribuir para a afirmação da identidade brasileira e a reflexão sobre a história e a cultura de nosso país. A arte destes povos está relacionada a uma visão de mundo distinta daquele habitual no Ocidente. Nas culturas tradicionais africanas, não se concebe a vida do homem separada da sua relação com a natureza e com as divindades.

No Brasil, a escravidão colocou em contato as religiões de diferentes povos africanos, que acabaram por assimilar e trocar entre si elementos semelhantes de suas culturas.Assim se sobrepuseram e se fundiram ritos de origem distinta num amálgama comum de que surgiram as religiões afro-brasileiras. O candomblé é uma das religiões mais conhecidas em todo país, recebem nomes diferentes dependendo do lugar e do modelo de seus ritos.No nordeste há o tambor-de-mina maranhense, o xangô Pernambucano e o candomblé baiano. No Rio e São Paulo prevalecem a umbanda e o candomblé e no sul, o batuque gaúcho. Isso evidência as permanências e transformações africanas nas religiões afro-brasileiras.

Os africanos escravizados acabaram por encontrar, no cristianismo que lhes foi imposto, imposto, importantes espaços sociais para a preservação de suas culturas de origem.

O catolicismo barroco colonial sempre viu no espetáculo de suas grandes festas um instrumento para transmitir a todos a doutrina cristã, independente de sua condição social,pelo simbolismo das imagens, cores e sons. Legitimando o poder da realeza portuguesa, ele multiplicou também as festas cívicas de que todo povo era chamado a participar, em celebrações onde a devoção era seguida de diversão, com teatro,fogos de artifício e corridas de touro, reunindo no mesmo espetáculo as manifestações sagradas e profanas.

Em relação a historia africana , impedir um homem livre de reconhecer no passado aqueles que lhe servirão de modelo no presente é perpetuar sua dominação, negando-lhe o direito à memória de sua própria história para reconstituir sua identidade estilhaçada.Este é o caso da memória negra no Brasil. Graças a uma manifestação perversa do preconceito,nega-se ao negro o direito à memória pelo “embranquecimento” dos negros e mulatos que por seus feitos se inscreveram em nossa história, esquecendo-se de sua cor, como se,sendo bem sucedidos, fossem atualmente brancos. Trata-se do papel dos africanos escravizados e seus descendentes na construção da sociedade brasileira, como trabalhador essencial m todos os seus ciclos de desenvolvimento econômico. A condição desse processo foi a violência brutal que impôs o domínio sobre o corpo e a alma do escravo, suscitando, em contrapartida, diferentes estratégias de resistência, da rebelião aberta à silenciosa. No museu Afro Brasil,trata-se também da arte brasileira desde o Barroco e o Rococó, passando pelo século XIX, a Academia e os acadêmicos, bem como pelas artes de origem popular, para chegar a arte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com