TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDICE PORTUGUÊS DA LÍNGUA

Projeto de pesquisa: ÍNDICE PORTUGUÊS DA LÍNGUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 8

MARIA APARECIDA DA SILVA - RA

MEIRE BUENO DE OLIVEIRA - RA 380967

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LÍNGUA PORTUGUESA II

GUAÍRA/PR

2013

MARIA APARECIDA DA SILVA - RA

MEIRE BUENO DE OLIVEIRA - RA 380967

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LÍNGUA PORTUGUESA II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Letras do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Língua Portuguesa II.

GUAÍRA/PR

2013

SUMÁRIO

Ficha de Identificação dos Alunos

Introdução

Desenvolvimento

1. Visita à escola

2. Observação

3. Interação na Escola

4. Plano de aula I

5. Plano de aula II

6. Regência

7. Considerações Finais

8. Referencias Bibliográficas

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Meire Bueno de Oliveira

RA: 390867

Curso : Letras

Semestre: 4

Ano: 2013

Início do Estagio:

Termino do Estagio:

Nome do Estagiário: Maria Aparecida da Silva

RA:

Curso : Letras

Semestre: 4

Ano: 2013

Início do Estagio:

Termino do Estagio:

INTRODUÇÃO

O estágio foi orientado pela professora tutora Jamile Meyre de Oliveira, com a duração de 25 horas-aula. Com inicio no dia 18/03/2013 e término no dia 15/06/2013.

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), pois é através deste processo que o acadêmico faz a transição para professor, já que é a hora em que o aluno toma a real ciência na sua área de atuação, pois passa a obter a postura, desenvolver o sentido da observação, pensamento ativo para resolver eventuais problemas em sala de aula.

È através do estágio supervisionado que a relação entre teoria e prática torna-se uma só, pois é na escola que a vida acadêmica adquire sentido, pois é onde se aplica o aprendizado da vida pessoal, profissional e acadêmica. “Conhecer os alunos, as representações sociais e os saberes que trazem é a primeira tarefa do professor de qualquer disciplina”. (Pontuschka, 1999, p.112). È neste contato com os alunos que o futuro professor vai construindo sua base de aprendizado para fazer a diferença, contribuir para a formação de cidadãos conscientes. “A construção da cidadania como grande meta é extremamente difícil de ser realizada (...) os preconceitos e a ideologia somente são superados com muito trabalho por parte do conjunto dos professores”. (Pontuschka, 1999, p.112). O professor é sempre questionado da sua maneira de trabalhar, se está dando resultado, pois no processo de aprendizagem, a relação professor/aluno é muito importante.

DESENVOLVIMENTO

O Estágio foi realizado no Colégio Estadual Professor Jaime Rodrigues Ensino Fundamental e Médio, que esta localizado, na Rua Osni Cella nº 534, Jardim Guaíra. Deu inicia as suas atividades no ano de 1988, com turmas no período matutino e noturno,na época com prédio cedido pela Escola Municipal Tancredo Neves, no BNH-3. Surgiu em função da necessidade dos alunos do bairro serem retirados do centro da cidade por motivos da dificuldade de locomoção. Atualmente é dirigida pelo Professor Valmir Pereira dos Santos tendo como diretora auxiliar Marines Graff.

O Colégio oferta o Ensino Fundamental e Médio, e apoio contra turno, sendo no horário matutino: 05 turmas de Ensino Fundamental, 03 turmas Ensino Médio, 4 turmas de Sala de apoio, no vespertino: 06 turmas do Ensino Fundamental, 01 turma de Espanhol Celem, 04 turmas de alunos do Projeto Mais Educação, 04 turmas Sala de Apoio e 01 turma Sala de Recurso e no período noturno: 02 turmas de Ensino Fundamental, 03 turmas de Ensino Médio.

A instituição possui aproximadamente cerca de 500 alunos no curso regular, mas atende bem mais que isso se levarmos em conta os alunos atendidos no Projeto Mais Educação, Salas de Apoio, Sala de Recurso, Celem etc.

a) Visita a escola.

Na primeira visita à escola, fui recebida pela vice-diretora, tivemos uma conversa sobre os horários e os professores disponíveis, onde o horário escolhido foi período matutino com inicio das aulas às 07h:25 e término às 12 h, com duração de 50

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com