TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сomportamento do consumidor

Tese: Сomportamento do consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Tese  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

O comportamento consumidor do indivíduo é influenciado por vários fatores, como a cultura, o grupo social do qual ele faz parte e também por fatores pessoais, como sua personalidade e estilo de vida. Os aspectos apresentados são de suma importância, uma vez que, cada um deles implicam na condição de consumo e altera o fator da influência no momento da compra. As necessidades dos consumidores mudam de acordo com as motivações, que é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida que direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Tomando a motivação para o âmbito da influência no ato da compra, pode se concluir que isto ocorra com melhor precisão é preciso que o consumidor esteja motivado a comprar ou que a compra lhe traga essa motivação. A motivação vem das forças propulsoras consciente ou inconscientes, o indivíduo pode consumir tanto por necessidades, como por um sentimento momentâneo de satisfação, felicidade, estima, auto realização etc. A idade, ocupação, situação econômica, estilo de vida e personalidade do indivíduo também influenciam na sua decisão de compra.

Estes aspectos se refletem de uma forma muito abrangente no comportamento do consumidor, pois são determinantes para o consumo.

No aspecto racional, o consumidor é capaz de analisar marginalmente o benefício de um produto ou serviço, tomando suas decisões com base apenas em seu benefício econômico. Agindo com a razão, o indivíduo passa a ter limitações no ato da compra, tendo como princípio consumir somente o necessário.

No aspecto emocional, as emoções do consumidor desempenham um papel relevante nas suas impressões sobre um serviço, produto ou propaganda, esse aspecto tende a se dissipar, mas é determinante no ato de consumir. As campanhas publicitárias influenciam no comportamento do consumidor, pois elas não vendem apenas um produto, mas um estilo de vida. Através de análises das atitudes dos consumidores, diagnósticos mais precisos poderão ser elaborados, trazendo mais benefícios as equipes de marketing. A compreensão das atitudes ajuda a identificar determinados segmentos receptivos, avaliar as atividades de marketing que estão sendo utilizadas, identificar potenciais e a possibilidade de prever determinados comportamentos no futuro.

Os fatores sociais significativos para a prática do consumo são determinados por familiares, amigos e conhecidos. Do ponto de vista de marketing os grupos de referência servem como marco para atitudes ou comportamentos específicos para indivíduos nas suas compras ou decisões de compra, permitindo que pessoas ou grupos sirvam como ponto de comparação (SHIFFMAN & KANUK, 2000). Dentre os grupos de referência, o grupo familiar é o que mais influência o comportamento do consumidor, devido à estreita e contínua interação entre os seus membros. Neste caso, o consumidor busca um parâmetro de vida e acordo com o que ele observa na família e nos amigos em termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com