TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Discursiva

Por:   •  4/10/2018  •  Ensaio  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

O estágio sensório motor ocorre dos 12 aos 24 meses e esse estágio é caracterizado pelo movimento, que surge como uma das principais maneiras de comunicação, pois através dele, o bebê interage com o mundo exterior, coisas e pessoas. Seu corpo e o movimento é fundamental na sua exploração do mundo.

Nessa fase o bebê transmite suas sensações através da emoção e é esse o canal que dá sentido a relação com adultos, pois nessa fase a criança ainda não assimilou completamente o mundo ao seu redor.

O estágio personalístico ocorre dos 3 anos aos 6 anos, e nessa fase o desenvolvimento motor se une ao ato mental, para construção da personalidade. Nesse estágio a inteligência se manifesta pela motricidade e pela afetividade. A criança transforma o espaço conforme seus interesses, desejos e fantasia.

Um outro fator importante é que o responsável auxilie na determinação de regular a si mesmo para que a socialização ocorra corretamente. Ocorre também a falta de diferenciar o “eu”, que é o fato em que a criança se refere a sua pessoa, a maior parte das vezes pelo próprio nome, na terceira pessoa...

As atividades pedagógicas que são realizadas em sala, são muito importantes para o desenvolvimento psicológico e motor dos alunos, que se associam ao prazer e lazer, além de certamente fortalecer os vínculos existentes dentro da sala de aula. Mas o educador deve ter em mente que é preciso incluir importantes ferramentas pedagógicas, as quais devem apresentar um objetivo específico para que o aprendizado seja efetivo.

O jogo como recurso pedagógico agrega dimensões da personalidade afetiva, motora, e cognitiva. O jogo aciona a camada motora e cognitiva, conforme gera envolvimento emocional apela para a parte afetiva.

Assim, é indispensável que os educadores incentivem as brincadeiras e os jogos, para que se inicie o processo de construção de bons valores e desenvolvimento intelectual das crianças, como exemplo jogos em que não há um ganhador, ou jogos que tem seu objetivo cumprido por todos jogando, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com