TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Discursiva

Por:   •  6/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

A educação é um direito principal e universal, e é dever do Estado programar políticas públicas que são as ferramentas para que se torne capaz de garantir sua qualidade social, bem como o acesso e permanência de todos. As politicas públicas influenciam desde a construção de estruturas escolares até a produção do conteúdo básico obrigatório a ser ensinado nas escolas brasileiras.

A educação pública brasileira é fruto das políticas de Estado: União, Estado e Município, todos eles influenciam nas tomadas de decisão do setor educacional. O Estado deve ser o responsável pelo fornecimento de educação de qualidade para todos. O financiamento é causa determinante para que a educação alcance um nível mais elevado de qualidade, é para isto, os recursos previstos à educação, e a sua aplicação é necessária e imprescindível, pois é de grande importância para todos aqueles  que lutam por uma escola pública de qualidade, no qual é indispensável e significativo os recursos financeiros.

As Políticas Públicas envolvem todos os grupos de necessidades da sociedade civil, que são as Políticas Sociais, elas determinam o padrão de proteção social executados  pelo Estado, voltadas em princípio, à redistribuição dos benefícios sociais, dentre eles o direito a educação. Para que este direito seja garantido com qualidade e de forma universal é implementada a Política Publica Educacional.

  A educação é uma ferramenta transformadora, tanto na esfera individual quanto em relação às mudanças que o indivíduo pode promover em sociedade. Em termos de crescimento, não há dúvidas de quanto à aquisição de conhecimento é capaz de modificar as vidas tanto no pessoal quanto no profissional;  É dever de todos que acreditam no direito à educação exigir que o Estado efetive políticas públicas para a educação de qualidade, compreendendo-a  não como simples acesso às escolas , mas bem como também a garantia ao conhecimento construído, pois a educação é por direito elemento básico para a construção da cidadania. Uma sociedade com indivíduos educados,  aumenta suas chances de conquistar um futuro promissor, conseguir boas colocações no mercado de trabalho; amplia suas habilidades de expressão e de comunicação; desenvolve senso crítico e capacidade de refletir e analisar situações sob diversos ângulos; reconhece seus direitos e deveres; compreende mais claramente sua  participação  construtiva em relação ao cenário social e político; compreende o mundo com  mais amplitude de visão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (22.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com