TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO TUTORIAL NO SISTEMA EDUCATIVO

Por:   •  15/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho: A AÇÃO TUTORIAL NO SISTEMA EDUCATIVO

Nome e sobrenome dos estudantes: HEVANIR FERREIRA ALVES DA SILVA, MARIA APARECIDA FIGUEREDO ANDRADE MOURA, JOSÉ MILTON VIEIRA PIMENTA JÚNIOR.

Grupo:

Data: 30/09/2018

PROPOSTA DE UM PLANO DE AÇÃO TUTORIAL PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

  1. Contexto Educacional 

A Escola Municipal Teodomiro Corrêa tem sua fundamentação legal na lei Municipal nº 026/97 de 09-10-97 e na Resolução Estadual nº 8465/98 MG 31-01-98. Atende 749 alunos do Ensino Fundamental da Sede e turmas vinculadas e 46 alunos da Educação de Jovens e Adultos, num total de 795 alunos. O município em 2005 aderiu a organização do Ensino Fundamental com duração de 09 anos de acordo com a resolução nº 469/03 para organização em ciclos da SEE/MG, Resolução 430/03 que define normas para o Ensino Fundamental, Decreto nº 15/05 da Secretaria Municipal de Educação; instituindo o Ensino Fundamental de 09 ano na rede municipal de ensino. A Resolução nº 13/05 da SME/SJM que dispõe norma de organização do Ensino Fundamental onde as séries iniciais são organizadas em Ciclos, em séries. O ensino é ministrado baseado na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, a arte e o saber. A municipalização da escola que passou a denominar-se Escola Municipal Teodomiro Corrêa tem sua fundamentação legal na lei Municipal nº 026/97 de 09-10-97 e na Resolução Estadual nº 8465/98 MG 31-01-98. As séries finais do Ensino Fundamental estruturam-se em quatro anos. A educação de Jovens e Adultos funciona em regime anual nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental organizada em 04 anos; 1ª Período, 2ª período, 3ª período e 4ª período.

Os educando do Ensino Fundamental da escola sede, são filhos de agricultores, lavradores, domesticas, pedreiros, diaristas, desempregados e servidores públicos. Uns estudantes são filhos de mães solteiras e pais separados e moram com a mãe ou avó. A maioria dos pais tem um nível de escolaridade baixo, com isso, dificulta a assistência escolar para o filho educando. A Escola Municipal Teodomiro Corrêa sempre busca resgatar a cultura regional e local introduzindo-a nos conteúdos curriculares e adaptando-a ao contexto socioeconômico dos educando. A comunidade escolar também valoriza a cultura através das festividades de São João, padroeiro do município. A integração da cultura escolar à cultura socioeconômica dos alunos é de suprema importância porque enriquece o processo educativo produzindo conhecimentos aos envolvidos e dinamizando as ações dos mesmos. Há alunos as zona rural que usam o transporte escolar para escola sede. O PAT será desenvolvido nas turmas de 4º (17 alunos) e 5º (25 alunos) ano inicialmente até chegar a toda escola.


Objetivos

Conteúdos

Metodologia

Recursos

Avaliação

Coordenação da Ação Tutorial

Promover a inclusão do aluno no ambiente educacional.

Desenvolver competências para o estudo.

Criar um ambiente de colaboração e confiança mútua entre alunos-professores.

.

 Respeito pelas pessoas. União na classe.  Diálogo na resolução dos conflitos. Companheirismo e amizade.

Técnicas de leitura. Organização. Tempo.

Direitos e deveres de alunos e professores.disciplina escolar.educação para paz e para a resolução de conflitos.

Através de conversa na classe

A realização da atividade será através de leituras dirigidas, discutindo ideias centrais, tipo de texto, fatos, opiniões.

Através de conversa. Leitura e discussão dos direitos e deveres dos alunos e professores. Relatórios de indisciplina escolar.  

Tutor, aluno.

Diversos tipos de textos: jornalísticos poesia, charge, poemas, revistas, crônicas, textos diversos.

Textos. Relatórios. Imagens.

Textos. Relatórios de ocorrência de indisciplina escolar. Direitos e deveres impressos para leitura.

A avaliação será formativa durante o PAT.

A avaliação será formativa e somativa durante o PAT.

A avaliação será formativa e somativa durante o PAT.

A avaliação será formativa e somativa durante o PAT.

Coordenadores, professores, gestores e tutor.

Professor, tutor.

Professor, tutor.

Professor, tutor, gestor.


3) Plano de atividades

3.1) Planejamento geral do nível educativo

O PAT é um documento planejado a fim de da respostas, a partir uma proposta que reúna organização, gestão e tomada de decisões no centro. Como afirma Santana (2009), é um documento de referência, em que se compila a organização e funcionamento das tutorias, sendo sempre uma ferramenta útil para os professores e não uma sobrecarga a mais de tarefas. Para que seja um instrumento eficaz é necessário uma avaliação continua, flexível. Prevendo as necessidades mais urgentes ou decisivas para o aluno. O planejamento da ação tutorial garantirá a eficácia do centro e dos envolvidos.

Por meio de análise de dados e diagnóstico da realidade dos alunos do quinto ano da Escola Municipal Teodomiro Correia, foi identificada como prioridade desenvolver atividades dentro do eixo identidade e fortalecimento de vínculos. Para que as relações se deem de forma harmônica, percebe-se a necessidade de desenvolver ações sobre a construção da identidade, conhecer a si mesmo para valorizar o outro. Mais capacidade de lidar consigo mesmo resulta em mais capacidade de lidar com o outro que resulta em mais capacidade de lidar com animais e objetos que resulta em maior capacidade de lidar com o transcendente e vice versa. Evitando assim possíveis conflitos. Como afirmam Lázaro e Asensi (1987, p. 49), a tutoria é uma atividade inerente à função do professor, que se realiza individual e coletivamente com os alunos de um grupo ou classe, a fim de facilitar a integração pessoal dos processos de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com