TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Sistema educativo brasileiro

Seminário: ATPS: Sistema educativo brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  6.412 Palavras (26 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 26

Etapa 1

SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

O artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

Baseada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a Escola oportunizar diversificados âmbitos de experimentação e atividades, a fim de possibilitar à criança o desenvolvimento social, intelectual, afetivo e pessoal, harmonioso e coerente, para a construção de uma autoestima positiva e, por outro lado, ampliar o seu universo cultural para que conquiste progressivamente segurança e autonomia, percebendo-se como um ser que e interfere no meio, expresse suas vivências, conheça seu próprio corpo, capacitação, limitação, necessidades e possibilidades, enfim, desenvolva todo o potencial de sua cidadania enquanto ser humano.

“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

Organização Administrativa e do Corpo Docente:

É constituída por equipe técnica da qual fazem parte a diretora, da escola, o assistente da diretora e a coordenadora pedagógica.

O ensino fundamental , com duração mínima de oito anos, é obrigatório e gratuito na escola pública, cabendo ao Poder Público garantir sua oferta para todos, inclusive aos que a ele não tiveram acesso na idade própria.

Etapa 2

O ensino fundamental de nove anos, ha vantagens e desvantagens, sem dúvida; eu particularmente sou a favor do ensino de 9 anos visto que nós mulheres precisamos trabalhar, e deixamos nossos filhos na escola, inclusive pesquisas internacionais mostram que não é cedo alfabetizar aos 6 anos ou até antes. Aprender é sempre bom, porque vivemos de uma cultura letrada, é sempre um desafio, uma conquista, algo muito bom, desde que seja feita de forma correta, trabalhando adequadamente de acordo com a faixa etária, o Lúdico em Evidência.

A Educação básica para quem trabalha com o ensino fundamental de 9 anos, os docentes precisam ter conhecimentos Pedagógicos específicos sobre a fase do desenvolvimento das crianças, as teorias se avançam cada vez mais e o professor precisa acompanhar as mudanças de uma sociedade em mutação. O professor na sua formação deve ser participativo engajado nas questões sociais e pedagógicas, deve conhecer bem o regimento escolar que define regras, direitos e deveres de cada um.

Também cabe salientar que o Ensino Fundamental de 9 anos é um movimento mundial, já no Brasil se tornou meta da educação nacional pela Lei n. 10.172 de 9 de janeiro de 2001 que aprovou o PNE.

Para a Inclusão de crianças de seis anos de idade a duas intenções: oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que mais cedo as crianças ingressem nos estudos alcançando maior nível de escolaridade. Estarei sempre a favor da população, que neste caso tem o benefício de colocar seu filho na escola um pouco mais cedo, pois muitas vezes não tem vagas em creche, em fim, desta forma se faz com a obrigatoriedade, acaba sendo automática, a mãe poderá deixar seu filho na escola, e não se preocupar com a creche que não tem vaga ou ter que pagar particular.

Os anos iniciais ou seja o 1°, dos noves anos do ensino fundamental as atividades em forma de aprendizagem de leitura e escrita devem ser apresentadas de forma lúdica, atrativa e adequada para cada faixa etária.

LDB nº 9.394/96, sugere-se que o Ensino Fundamental seja assim mencionado:

Implantar um Ensino Fundamental, agora de nove anos, leva necessariamente a repensá-lo no seu conjunto. Assim, esta é uma oportunidade preciosa para uma nova práxis dos educadores, sendo primordial que ela aborde os saberes e seus tempos, bem como os métodos de trabalho, na perspectiva das reflexões antes tecidas. Ou seja, os educadores são convidados a uma práxis que caminhe na direção de uma escola de qualidade social, como foi proposto na parte I deste documento.

A nova idade que integra o Ensino Fundamental

Anos Iniciais Anos Finais

1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano

O ser humano constitui um tempo de vida que se encontra em permanente

construção social. Ao longo dos tempos e em cada momento histórico, as concepções sobre a infância vêm se modificando.

Além disso, a diversidade e a pluralidade cultural presentes nas várias regiões

brasileiras determinadas pelas diferentes etnias, raças, crenças e classes sociais, bem como as lutas sociais pelas conquistas dos direitos, também contribuem para a transformação dessas concepções.

Em pesquisas e experiências práticas, construiu-se uma representação envolvendo algumas das características das crianças de seis anos que as distinguem das de outras faixas etárias, sobretudo pela imaginação, a curiosidade, o movimento e o desejo de aprender aliados à sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar.

Nessa faixa etária a criança já apresenta grandes possibilidades de simbolizar e compreender o mundo, estruturando seu pensamento e fazendo uso de múltiplas linguagens. Esse desenvolvimento possibilita a elas participar de jogos que envolvem regras e se apropriar de conhecimentos, valores e práticas sociais construídos na cultura.

Especificamente em relação à linguagem escrita, a criança, nessa idade ou fase de desenvolvimento, que vive numa sociedade letrada, possui um forte desejo de aprender, somado ao especial significado que tem para ela frequentar uma escola.

Daí o papel decisivo da família, da escola e dos professores, como

mediadores culturais no processo de formação humana das crianças.

É necessário que o sistema escolar esteja atento às situações envolvidas no ingresso da criança no Ensino Fundamental.

A criança vai descobrindo e, progressivamente, aprendendo a usar as

múltiplas linguagens: gestual, corporal, plástica, oral, escrita, musical e, sobretudo, aquela que lhe é mais peculiar e específica, a linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com