TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciências e Sociedade

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

Ciências e Sociedade

É de conhecimento geral a necessidade que um país necessita, diante dessa circunstância pode observar a velocidade com que a evolução acontece mediante a intervenção humana.

Hoje em dia a ciências busca transgredir as necessidades e interesses da sociedade, algo que corresponda e infrinja uma carência existente no meio social que proporcione e capte a atenção, logo; a mesma exerce uma grande influência na vida cotidiana, chegando a um ponto de ser difícil imaginar como seria nossa vivencia, como seria o mundo em pleno século XXI sem essa contribuição, aonde vem a proporcionar subsídios  em todos os aspectos no que se diz respeito as sociedades contemporâneas .

Em consequência dos fatos mencionados, nota-se uma relação de grande importância entre ciências e sociedade onde ambas as partes têm sofrido alterações ao longo dos tempos, onde houve e há uma extensa progressão desvendando e desafiando o mundo, onde muitos tem se delimitado diante de tantas descobertas que possibilita melhorias e desenvolvimento.

        Dentre inúmeros motivos que levam a se discutir essa vasta liga de opiniões a cervo da ciências para com a sociedade é possível observar que muitas vezes não é entendido o método cientifico e diversas hipóteses são levantadas criando assim confrontos de diversos níveis, sendo necessário que haja uma comunicação entre o meio cientifico e a população ou seja; a sociedade, pois a ciências vem sendo a peça chave para o desenvolvimento sustentável.

O estudo no qual envolve o meio social é indispensável ao conhecimento da educação contemporânea, onde esse histórico nos possibilita encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão contribuinte da sociedade, sendo o meio educacional uma ferramenta potencializadora do progresso desejado vindo das experimentações e descobertas da ciências moderna.

O ensino de ciências deve incluir a aquisição do conhecimento cientifico para que a população valorize e compreenda a Ciência como empreendimento social, pois a aceitação das conexões entre a ciência e sociedade, implicam dizer que o ensino não se limita aos aspectos internos, à investigação científica; mas à correlação destes aspectos com a política, a economia e as particularidades culturais.

A escola é responsável pela promoção do desenvolvimento do aluno, no sentido pleno da palavra. Então, cabe a ela definir-se pelo tipo de cidadão que deseja formar, de acordo com a sua visão de sociedade. Cabe-lhe também a incumbência de definir as mudanças que julga necessário fazer nessa sociedade, através das mãos do cidadão que irá formar. Nesse entendimento Coll propõe que:

[...] na escola se ensinem e se aprendam outras coisas consideradas tanto ou mais importantes que os fatos ou  conceitos, como, por exemplo determinadas estratégias ou habilidades para resolver problemas, selecionar informações pertinentes em situações novas ou inesperadas; ou, também saber trabalhar em equipe, mostrar-se com solidário com os companheiros, respeitar e valorizar o trabalho dos demais ou não discriminar as pessoas por razoes de gênero, idade ou outro tipo de características individuais. (COLL,1992).

http://saberciencia.tecnico.ulisboa.pt/artigos/ciencia-e-sociedade

        Este ensaio apresenta uma série de parâmetros , que afetam o mundo educacional, essencial para

mudar uma sociedade da informação em uma sociedade do conhecimento. A renovação da educação

deveria ocorrer como consequência desta mudança tem muito a ver com a integração de

ciência e tecnologia com a sociedade. Em um mundo globalizado , ciência e tecnologia são dois

linguagens universais com importância catalítica extrema para um todo complexo de processos de

mudanças sociais . Sem eles , não é possível compreender nem a história, nem o

futuro.

Por outro lado , uma cultura totalmente tecnológico terá que ser algo diferente de um

aplicação coerente da melhor tecnologia em cada esfera da realidade humana . sem

profunda reflexão sobre as dimensões humanas da nova informacional e comunicacional

tecnologias , não será possível para compreender e controlar o papel notável eles

realizar hoje em dia.

Palavras-chave: Educação ; sociedade do conhecimento ; tecnologia; gênero; cultura.


INTRODUÇÃO

 Por definição , nós vivemos em uma sociedade tecnológica . Não é uma questão de avaliação, mas uma realidade que temos de aceitar , pelo menos como ponto de partida . Alguns podem querer um retorno às cavernas , ou seja , menos tecnologia e melhor usado , ou talvez uma sociedade onde os padrões que caracterizam fosse de outra forma . Não que nós queremos que a tecnologia é um elemento definidor de maior peso que as idéias políticas, crenças religiosas ou sistemas econômicos. É uma questão de fato. E, como Serrat diz em uma de suas canções , "não é triste verdade ... o que não Tem é remédio .

Muitas vezes, a tecnologia é concebido como uma actividade de segunda ordem ,

menor no pensamento filosófico dignidade , e isso levou a uma negligência do essencial

tecnologia como um objecto de reflexão para um longo período de tempo . Nesta separação entre pensar e

fazer arquétipos historicamente criadas : o homo sapiens , o homem cartesiano

que encontra a sua identidade em sua capacidade de raciocinar , e que, no exercício desta função

adquire a sua maior dignidade e homo faber , o ferramenteiro , que
transforma o mundo com base em Smite e marteladas. Essa dicotomia tem sido perpetuado ao longo da história. No entanto, curiosamente, com a separação do ciência e letras a situação se transformou cento e oitenta graus hoje. Para muitas pessoas a aprender a refletir, o enchimento conceitos cabeça abstrato e relacionar retoricamente, da forma mais elegante possível, mas não não há nenhuma conexão com a realidade, ou seja, com problemas reais das pessoas de carne e osso. Além disso, as realidades de ciência e tecnologia são frequentemente apresentados como frente neutra ideologias e valores. soluções técnicas chamadas são aquelas tomadas assepticamente supostamente buscando resolução de um problema sem referência alguns fatores externos que podem contaminar a neutralidade da solução. Consequentemente, apesar da avalanche de informação e conhecimento caracteriza a nossa sociedade, vivemos em um mundo de duas culturas: a cultura humanística, muitas vezes demasiado teórica e agora basicamente lentilhas cada dia, e científica e técnica de cultura, o que não parece precisar de reflexão filosófica e diálogo entre meios e fins, entre especialistas e leigos, entre técnicos e cidadãos comuns. tanto culturas aparecem como duas perspectivas com diferentes pontos de partida e objetivos, sem muitos pontos de encontro ao longo do caminho. Como resultado de uma modas sobrepõe a outra, e hoje em dia ele teve a sua vez preferencial a cultura tecnológica. Assim, É apresentado como fiador e comprovação de um conhecimento eficaz do mundo. E não só eficaz, mas também provou ser eficaz. Diz-nos como manipular o mundo para que direita, e estabelece os critérios que nos permitem avaliar a extensão desse adequação. É, ao mesmo tempo medido e padrão de medidor é medido. Isto é, o benefício que nos dá a tecnologia é avaliado por meio de indicadores que são eles próprios tecnologia. É muito difícil de avaliar os efeitos causados ​​pela operação de um sistema tecnológico. Há tantas variáveis ​​que interagem, que muitas vezes escapam uma compreensão abrangente da mesma. Sabemos como transformar um vale em um pântano, como repovoar a floresta com espécies não nativas, mas desconhecido para limites extravagante qual será o desempenho global destes ecossistemas depois intervenção humana. Não é o mesmo que ter um conhecimento técnico, instrumental realidade que um profundo, não isolado ou especializado conhecimento global, mas
interacção com o resto do conhecimento e , acima de tudo , da experiência humana . O mesmo pode-se argumentar quando falamos de nível tecnológico ideal que uma sociedade Ele deve adotar. Parece que o chamado imperativo tecnológico nos impele para a frente como podemos, de modo que o único limite é o desenvolvimento técnico, fiscal ou seja, a natureza dos materiais e da sofisticação dos processos transformação . Se pudermos, devemos , rezar este imperativo em sua formulação mais simples . O carro arma mais destrutiva mais rápido, o disco rígido com mais megabytes , a equipe música com mais watts. Embora , aparentemente, é um movimento tão Claro que , é muitas vezes o mais óbvio que esconde a maior parte dos enganos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com