TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Delimitação do Tema

Por:   •  27/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 4

PRÉ-PROJETO

1 Tema

O trabalho do Assistente Social no CRAS no setor de acolhimento em Silvianópolis em 2015

2 Delimitação do Tema

O CRAS tem como principal objetivo a atuação junto a famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio sócio familiar e comunitário. Entre as muitas atribuições destaca-se o acesso à informação e orientação para a população de sua área de abrangência, mapeamento e a organização da rede sócio assistencial, assim como a inserção das famílias nos serviços de assistência social e também o encaminhamento da população local para as demais políticas públicas e sociais (PNAS, 2006).

Nesse ambiente está inserido o profissional de assistência social, e seu papel é decorrente das relações sociais das classes dentro do sistema econômico contemporâneo, onde se tem que superar a visão assistencialista que ainda são impostas pela sociedade e instituições da atualidade (GUERRA, 2010).

O serviço social nos dias atuais se caracterizou como um avanço profissional, abrangendo a profissão como um todo, e vem passando por uma reavaliação de suas bases teórico-metodológicas, seus objetivos profissionais e sua atuação (SILVA e SILVA, 2009).

O trabalho da Assistência Social desenvolvida no CRAS tem uma rotina e pode ser assim descrito:

É feito todo o trabalho de planejamento com a equipe, orientação e execução dos serviços e ações de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Sócio Assistenciais, por meio da busca ativa, grupos de famílias, coletivos, atendimento individualizado, encaminhamentos, estudo social e estudo de caso (GUERRA, 2010, p.52).

Dentre os muitos instrumentos e técnicas utilizados para desenvolver as ações pertinentes ao cotidiano do trabalho desenvolvido no CRAS pelo (a) assistente social estão: os prontuários, plantão social, planejamento, fichas de avaliação, visitas domiciliares, busca ativa, escuta, entrevistas, organização, sistematização, monitoramento e avaliação das ações dos serviços ofertados no CRAS/PAIF, entre outros (GUERRA, 2010).

No entanto, diante de muitas ações de seu cotidiano, e influências externas, o assistente social não consegue efetivar todos os avanços que estão propostos e legislações pertinentes, e acaba encontrando desafios para a sua real efetivação cotidiana, onde o usuário acaba não sendo atendido na totalidade.

A Política de Assistência Social brasileira é muito “bem elaborada e muito bonita”, mas, infelizmente, em alguns momentos, não dá autonomia para o profissional do Serviço Social desempenhar adequadamente seu papel diante da viabilização, garantia e efetivação das políticas públicas sociais presentes no cenário brasileiro.

Diante disso, pode-se dizer que existem inúmeros desafios e barreiras a serem enfrentados para a efetivação do serviço de proteção a família no território do CRAS. São desafios que precisam ser rompidos através da capacitação dos profissionais, assim como a aquisição de material pedagógico.

Vale salientar que o papel do assistente social está ligado a muitos outros fatores, principalmente a falta de capacitação para a atuação do profissional no CRAS, com material informativo e etc. E trabalhar a família na atual conjuntura sócio econômica, psicossocial se torna uma das principais dificuldades que o profissional do serviço social encontra na atuação dentro da Política Nacional da Assistência no âmbito do CRAS.

        Existem inúmeros desafios e o profissional da assistência social precisa estar preparado e pronto a atender a demanda do município onde o CRAS está inserido, assim como acolher as famílias e pessoas inseridas no contexto que precisa ser trabalhado na abrangência do CRAS.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

        O estudo dos desafios e questões enfrentadas pelo Assistente Social no CRAS.

3.2 Objetivos Gerais

  • Estudo sobre o papel do Assistente Social e toda a história de sua trajetória;
  • Pesquisa sobre a atuação do CRAS e toda a sua abrangência;
  • Discutir o papel do Assistente Social inserido no CRAS, em especial, na instituição da cidade Silvianópolis-MG.

4 JUSTIFICATIVA

        O presente trabalho se justifica pela dificuldade encontrada no papel do Assistente Social no âmbito do CRAS, que se depara com obstáculos do dia a dia, das políticas implantadas no Brasil e em especial por tratar-se de um trabalho realizado com famílias e pessoas em vulnerabilidade.

        É uma questão que chama atenção, pois, o CRAS já é uma instituição regida por leis e normas de políticas públicas e que por vezes esbarra em questões do próprio município onde está inserido, que por vezes, impede um trabalho concreto e eficaz seja realizado.

5 METODOLOGIA

        O presente estudo será realizado através de levantamento bibliográfico, com pesquisas em livros, artigos e material eletrônico e também um breve estudo de caso, sobre o CRAS e sua atuação no município de Silvianópolis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com