TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva, Libras, Homem Cultura e Cidadania

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MATEMÁTICA

Disciplinas Integradoras: Educação Inclusiva, Libras, Homem Cultura e Cidadania, Educação e Tecnologias e Práticas Pedagógicas: Identidade Docente.

     

Robson Dos Santos                                                                     RA: 7900658779

ATIVIDADE AVALIATIVA

Tutor à distância: Silvana Maria Batista

       

SÃO PAULO

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

Questão 1        3

Questão 2        3

Questão 3        4

Questão 4        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

Referência Bibliográfica:        6


INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo central tratar sobre o tema Inclusão de Alunos Público Alvo da Educação Especial no Ensino Regular.

A Inclusão escolar e seu direito adquirido, onde a criança ou adolescente tem sua matrícula garantida no ensino regular (Lei Berenice Piana nº 12.764).

A Lei nº. 12.764/12 (Lei Berenice Piana), que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no seu art. 1º, §2º, deixou claro que o indivíduo diagnosticado no espectro autista é considerado pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Direcionar o melhor caminho para sanar as falhas cometidas atualmente na inclusão do PAEE (Público Alvo Educação Especial), para que o incluso tenha um aprendizado qualitativo e efetivo.  

Apontar propostas para proporcionar ao educando deficiente um ensino de aprendizado significativo.    

Questão 1.

A organização escolar deve tornar primeiramente as dependências acessíveis, conscientizar todos aqueles que estão inseridos nela, desde os professores, alunos, diretores aos copeiros.

O educador precisa ter formação especializada para saber trabalhar com o educando, não existe fórmula certa para lhe dar com os TEA (Transtorno Espectro Autista), porém são de extrema importância que o professor saiba quais são os níveis do espectro autista e comportamentos, para que ele possa fazer um pré-diagnóstico e saber trabalhar o aluno com atividades direcionadas em prol do seu desenvolvimento.

Questão 2

O respaldo legal Lei Nº 13.146, de 6  de Julho de 2015. 

Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Art. 1o  É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Do Direito à Educação: Art. 27.  A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem

É reservado o direito de todos os alunos estarem aprendendo e participando juntos. A Lei nº. 12.764/12 (Lei Berenice Piana), que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, dá o respaldo legal para a inclusão dos autistas.

A relação escola e família devem caminhar lado a lado, para que a criança ou adolescente possa se desenvolver de modo significativo.

A inclusão tem os seguintes objetivos:

  • Garantir o acesso do aluno com deficiência,
  • A sua permanência,
  • Tornar possível a qualidade e direcionamento do ensino aprendizado.

Questão 3

Criança com transtorno do espectro do autismo deve ter acompanhamento durante o horário escolar, geralmente ele tem dificuldade em ir ao banheiro, falar, socializar, entre outros,  já existe a prancha de comunicação para que eles possam “dialogar” ou “comunicar” para ter sua própria autonomia de fazer pelo menos suas necessidades fisiológicas.

As alternativas que já estão sendo utilizadas nas escolas são as A.V.E. (auxiliar de vida escolar), uns dos papéis das auxiliares são:

  • Acompanhar os educandos ou educandas nos momentos de higiene.
  • Troca de fraldas.
  • Troca de vestimentas.
  • Auxílio na alimentação.

Questão 4

A comunicação família e escola são fundamentais para o desenvolvimento do aluno com deficiência, pois faz parte de todo o processo de sua evolução.

O processo de aprendizagem deve ser estendido no âmbito familiar para que não seja perdido de forma alguma seu desenvolvimento, sendo elas as atividades passadas para serem efetuadas em casa. A assiduidade conta muito nesse quesito, pois serão traçadas estratégias e atividades específicas para o aluno. O educando passa a frequentar a sala aula no ensino regular durante o primeiro período e no segundo período participaria das salas de recursos multifuncionais. Essa alternativa das salas de recursos demanda muito da disponibilidade dos pais, pois eles precisariam de tempo para buscar e levar os filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (219.7 Kb)   docx (214.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com