TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ficha de Acompanhamento

Por:   •  9/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.650 Palavras (19 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 19

                              UNiversidade UNOPAR

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

                                                SÃO PEDRO DA ALDEIA

2022

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        5

2        JUSTIFICATIVA        7

4        OBJETIVOS        9

5        PROBLEMATIZAÇÃO        10

6        REFERENCIAL TEÓRICO        11

7        METODOLOGIA        17

8        CRONOGRAMA        19

9        RECURSOS        20

10        AVALIAÇÃO        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23

Após concluir o seu Projeto de Ensino, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao Projeto, seguindo à risca as orientações do Manual de Orientações para Elaboração do Projeto de Ensino. Apague essas informações após finalizar a edição do arquivo.

INTRODUÇÃO

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), vistas pela educação, transformaram a relação dos alunos com o conteúdo escolar e trouxeram novas possibilidades para o ensino. Com ela viu-se surgir, na Educação, mapas digitais e interativos que permitem aos alunos novas possibilidades, com maior interação. E, por outro, dão ao professor ferramentas para novas práticas pedagógicas que envolvem o uso de tecnologias. Aliado ainda ao incentivo feito pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o estudo do lugar e fazendo o uso das TIC’s.

Esse projeto objetivou entender como os alunos, ao internalizar conceitos fazendo uso de animações, interações, entre outros efeitos multimídia, constroem o conhecimento.

É preciso refletir, portanto, que “o foco não está nas máquinas, mas nas pessoas” (NEVES, 2009, p. 26).

Partindo das considerações contextualizadas, atualmente, as TIC’s têm grande expressividade e representaram mudanças em toda a sociedade, principalmente na educação. O ensinar e o aprender Geografia transformaram-se com o uso das TIC’s, que são resultantes da junção entre informática e telecomunicação. Da mesma forma, por meio de suportes (mídias) e de meios de comunicação (como jornal, televisão, rádio e internet), essas tecnologias possibilitam o acesso e a veiculação de informações de todas as formas de articulação comunicativa em todo mundo.

  Com seu aparato tecnológico, as TIC’s apresentam inúmeras possibilidades que justificam os esforços pela sua inserção na educação, podendo ser um desses o Atlas digital.

  A Geografia, como leitura do mundo em que vivemos, é parte desta construção gradativa dos saberes do cotidiano, relacionando-os aos saberes científicos e escolares que se desenvolvem enquanto os alunos aprendem a observar, questionar o que observam, descrever, comparar, construir explicações, representar e espacializar acontecimentos sociais e naturais, considerando dimensões de tempo e do espaço.

    Por isso, aprender não se restringe apenas à exposição dos saberes do professor. As diferentes modalidades organizativas (atividades permanentes, planos de aula, sequências didáticas ou projetos) utilizadas em sala de aula têm um papel fundamental no modo instigante como o mundo pode ser trabalhado e desvelado na escola.

TEMA

Novas Tecnologias no Ensino.

Este trabalho tem por objetivo relatar, a partir da reflexão e posição de vários autores, a nova fase que se constata no ensino, associada ao desafio do uso de novas tecnologias. Esta situação caracteriza um momento no qual se observa professores e alunos caminhando muitas vezes lado a lado na busca do conhecimento. A informática, no Brasil, para muitos professores ainda é uma ferramenta pouco conhecida de trabalho, que lhes causa medo e distância; já para os alunos, contemporâneos da informática, não existem mistérios e receios. Desta forma, cabe ao setor da educação criar as condições cada vez mais favoráveis para que professores e alunos tirem proveito das novas tecnologias em favor do ensino e da aprendizagem.

Sendo assim, esse é o ponto inicial da proposta do Atlas em versão digital que estabelece o princípio de desenvolver uma construção crítica do real e capacidade de apropriação de conhecimentos científicos que lhe permita realizar análises espaciais, a partir de um material escolar que viabilize o ensino por meio da interação. A partir disso, é possível estabelecer uma nova relação dos alunos com o conteúdo e dos professores com os métodos de ensino. Nesse sentido, o primeiro passo para analisar a viabilidade do material em discussão ocorreu por meio da aplicação da página protótipo com o tema “Desenvolvimento Urbano” nas salas de 6º a 9º ano do ensino fundamental em uma escola particular de São Pedro da aldeia RJ..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (576.9 Kb)   docx (420 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com