TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR FRENTE À EVASÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  17/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.871 Palavras (20 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

FABIANE PEREIRA NILSON PILAR

RU 574311

A GESTÃO ESCOLAR FRENTE À EVASÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD Segunda Licenciatura

ITAQUI – RS

2018

FABIANE PEREIRA NILSON PILAR

A GESTÃO ESCOLAR FRENTE À EVASÃO

Itaqui – RS

2018

A GESTÃO ESCOLAR FRENTE À EVASÃO

PILAR, Fabiane P. Nilson

RU 574311

Resumo

        Dirigir uma Instituição Escolar é um desafio para os gestores. Diante às mudanças provocadas pela maciça globalização da sociedade, o que tem favorecido para mudança comportamental e estilo de vida das pessoas. Este problema torna-se um desafio diário para o gestor escolar.

        Para garantir que a escola cumpra seu papel de educar as novas gerações é imprescindível que o gestor seja bem preparado profissionalmente e que acima de tudo seja um profissional que tenha ligação direta com a comunidade.

        No entanto este trabalho tem como objetivo apresentar um quadro geral de evasão escolar como um problema sério e de grande relevância dentro do contexto educacional, detectando causas e consequências da evasão escolar.

Palavras – chaves: evasão, gestão escolar, gestor, escola

Introdução

        A evasão escolar é uma questão preocupante dentro do processo educacional. Por esta razão visa-se analisar a estreita relação entre o papel dos gestores e a evasão, de modo que haja o combate à evasão escolar.  Uma vez que, este processo independe somente da escola, mas também, da comunidade onde está inserido o educandário.

        Hoje em dia, a escola tem um papel maior na educação do seu discente, cabendo a ela funções que minimizem a falta da continuidade da vida extraescolar, no seu papel diante a exclusão social. Porém, devesse observar que a sociedade também deve estar envolvida nesse caminho, implementando políticas educacionais que reúnam a todos.

        A evasão escolar está dentre os temas que historicamente faz parte dos debates e reflexões na educação pública brasileira, que gera preocupações, nos dias atuais, embora tenha havido várias reformas, modernizações, aperfeiçoamentos no espaço político educacional.

        Em virtude disto, não há como não discutir as causas que acercam a evasão escolar, tomando como fator determinante o papel da família, da escola e do professor, em relação a vida escolar da criança.

        Ao que se refere à educação, com base na Lei de Diretrizes e Bases da  Educação/LDB (1997:2) a legislação brasileira determinada a responsabilidade da família e do Estado no dever de gerir a criança em seu percurso educacional.[pic 1]

        

Porém o que se observa é que, a educação brasileira não tem sido plena, no que diz respeito ao alcance de todos os cidadãos, e a conclusão de todos os níveis de escolaridade.

O que se observa é o notório espaço nas discussões e reflexões realizadas pelo Estado e pela sociedade, quanto à evasão escolar, ganhando força nas organizações e movimentos relacionados à educação.

A evasão escolar é apontada por vários aspectos sociais, que de fato são determinantes, como a desestruturação familiar, as políticas de governo, o desemprego, a desnutrição, a escola e a própria crianças, embora isso não elimine a responsabilidade da escola no processo educacional.

Esta problemática referente a evasão escolar não está restrita a algumas instituições escolares, mas é uma questão nacional que tem alargado espaço nas discussões e pesquisas educacionais no âmbito brasileiro.

Com isto, os educadores brasileiros, vêm, cada vez mais, preocupando-se com as crianças que não permanecem na escola.

De maneira geral, o presente trabalho, busca compreender o significado real da evasão escolar, mostrando uma breve retrospectiva em nosso país, bem como o papel do gestor escolar, quanto suas obrigações, e um paralelo entre a evasão escolar e o papel do gestor, uma vez que este tem papel fundamental e decisivo nas metodologias usadas para retardar a evasão.

EVASÃO ESCOLAR

1.1 A Educação no Brasil

        A evasão escolar tem sido estudada por diferentes autores, sendo de grande problemática para educação. Por este motivo precisasse responder alguns questionamentos que surgem no decorrer da história da eduação no Brasil e que possam contribuir para a redução da evasão escolar.

Sabendo que o Brasil é uma República Federativa constituída de 26 Estados e do Distrito Federal, o sistema de ensino é organizado em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. O Governo Federal, representado pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), organiza e financia o sistema federal de ensino e presta assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade compulsória, isto é, os 8 anos do ensino fundamental. Fazem parte do sistema federal, basicamente as universidades, as instituições de ensino superior isoladas, centros federais de educação média tecnológica e uma rede de escolas técnicas agrícolas e industriais em nível de 2º Grau. Além da responsabilidade direta pela rede de ensino superior, o Governo Federal é também responsável pelo programa nacional de apoio à pós-graduação.

        A história da educação no Brasil começa em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do País. Movidos por intenso sentimento religioso de propagação da fé cristã, durante mais de 200 anos, os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil. Embora tivessem fundado inúmeras escolas de ler, contar e escrever, a prioridade dos jesuítas foi sempre a escola secundária, grau do ensino onde eles organizaram uma rede de colégios de reconhecida qualidade, alguns dos quais chegaram mesmo a oferecer modalidades de estudos equivalentes ao nível superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (376.2 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com