TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CRECHE PARA A SOCIEDADE E PARA O DESNVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Por:   •  30/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  6.626 Palavras (27 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

PEDAGOGIA

VERA LÚCIA DE ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DA CRECHE PARA A SOCIEDADE E PARA O DESNVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

[pic 2]

Penápolis

2017

VERA LÚCIA DE ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DA CRECHE PARA A SOCIEDADE E PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Projeto de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

Penápolis

2017

ALMEIDA, Vera Lúcia. A Importância da creche para a sociedade e para o desenvolvimento infantil.2017. 28 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2017.

RESUMO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso discorre sobre a temática da Importância da Creche para a sociedade e para o desenvolvimento da criança. O tema escolhido mostra a importância da instituição “Creche” e o seu principal objetivo é analisar o cuidado oferecido pelas creches e também contribuir com elementos que possam subsidiar a importância das mesmas no desenvolvimento das crianças. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, pois a mesma oferece meios que auxiliam na definição e resolução dos problemas já conhecidos, como também permite explorar novas áreas onde os mesmos ainda não se cristalizaram suficientemente. Sob a luz de importantes teóricos, como: ANTUNES, VIVEIROS, OLIVEIRA, RIZZO, CAMPOS, REGO, entre outros, foi constatado que as creches além de prestar cuidados físicos, elas criam condições para seu desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional.

Palavras-chave: Creche, sociedade, desenvolvimento infantil

SUMÁRIO

INTROD0UÇÃO        5

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.................................................................................6

1TEMA        22

2 JUSTIFICATIVA        22

3 SÉRIE/ANO PARA QUAL O PROJETO DE DESTINA        22

4 OBJETIVOS        22

5 PROBLEMATIZAÇÃO        22

6 CONTEÚDOS CURRICULARES        23

7 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO        23

8 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        23

9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        23

10 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        23

11 AVALIAÇÃO        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27

INTRODUÇÃO

Creche é uma instituição social, cujo objetivo é prestar atendimento às famílias, quase sempre parcialmente constituídas, mas assentadas, instáveis, na maior parte dos casos como decorrência da corrente migratória. Normalmente estas famílias têm carências sócias, financeiras e emocionais e procuram a creche para deixar os seus filhos enquanto trabalham, esperando preencher ou completar os espaços vazios causados pela própria insuficiência de recursos.

Os educadores estão cada vez mais estudando o desenvolvimento infantil, em especial os profissionais que trabalham com essa modalidade de ensino.

A Educação Infantil é algo encantador, essencial na vida do ser humano; que encanta a quem a ela tem acesso; sendo rico e engrandecedor acompanhar o desenvolvimento desses pequeninos durante essa etapa de suas vidas. É incrível a percepção da capacidade de aprendizado das crianças, sua receptividade, carinho e inocência, e o que uma educação de qualidade e devidamente adequada ao desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional, vivenciado por elas, pode fazer em suas histórias.

Para ANTUNES (2006) se a ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida é o mais importante na organização das bases para as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da existência humana, prova-se que a etapa educacional referente a essa faixa etária é imprescindível para o seu desenvolvimento.

 A Educação Infantil divide-se em duas etapas: 0 a 3 e 4 a 6 anos e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade. A criança que frequenta a educação infantil apresenta um melhor desempenho nos anos/séries seguintes

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Um passeio pela história das creches no Brasil

No Brasil a creche surgiu no final do século XIX, em companhia com a crescente urbanização. Por muito tempo a creche serviu para combater a pobreza e a mortalidade infantil. A creche era vista como uma instituição assistencialista, servindo apenas para que as mães deixassem seus filhos para irem trabalhar.

No Brasil, Padre Anchieta foi o pioneiro nos cuidados com as crianças, ele desenvolvia trabalhos de catequese e recolhia as crianças abandonadas.

Algum tempo depois, já na década de 20, com alguns movimentos dos operários para a melhoria dos salários e condições de trabalho e criação de creches para acolher os filhos de funcionários.

A primeira lei no Brasil foi em 1943, de acordo com a consolidação de Leis de Trabalho. Segundo VIVEIROS (1999):

O estabelecimento que trabalha pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos de idade terá local apropriado onde seja permitido as empregadas guardar sob assistência e vigilância seus filhos no período de amamentação. (pág. 85).

Ao mesmo tempo em que a creche surgiu para atender à necessidade da mulher-operária por não ter alternativa quanto ao lugar para deixar os seus filhos, a creche surgiu também para atender os filhos das mães que não cuidavam bem de suas crianças, não eram boas donas-de-casa e não cuidavam adequadamente de seus filhos, evitando os perigos que pudessem levá-los à vagabundagem e à morte. Desta forma, caracterizou-se uma relação de favor entre as associações provedoras e as famílias. Promovia-se a ideologia da família ao mesmo tempo em que salientava a incompetência daquelas que utilizavam das creches. (HADDAD, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (357.2 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com