TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/5/2018  •  Monografia  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ELIENE SOARES CRUZ GERMANO

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES

 2016

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ELIENE SOARES CRUZ GERMANO

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho conclusão de curso apresentado à Universidade de Uberaba - UNIUBE como requisito para conclusão do Curso de licenciatura plena em pedagogia da etapa VII

BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES

2016

RESUMO

O presente trabalho inicia com um breve histórico da Literatura Infantil e apresenta conceitos de leitura e linguagem, bem como as fases de seu desenvolvimento. Este artigo procura reconhecer a importância da Literatura Infantil na contação de histórias para a Educação Infantil, e a idade em que todos os hábitos se formam. Importância da Literatura Infantil onde segundo Perrenoud (1999), as escolas desenvolvem competências da leitura e da escrita, a educação Infantil é primordial para a criança de 0 a 06 anos, pormeio dela, a criança desenvolve habilidades como correr, pular e serelacionar, e é neste geralmente que ocorre seu primeiro contato com a palavra e sua linguagem oral é desenvolvida. Essas transformações ocorrem na fase pré-operacional, o presente trabalho inicia com um breve histórico da Literatura Infantil e apresenta conceitos de leitura e linguagem, bem como as fases de seu desenvolvimento. Este artigo procura reconhecer a importância da Literatura Infantil para a Educação Infantil. Nesse sentido, possibilita a criança desenvolver suas emoções, imaginação e sentimentos, levando-a a descobrir o mundo, sabemos que é fundamental que a criança tenha desde cedo o contato com o livro, assim ela despertará a curiosidade de saber o que tem ali dentro, e ela deve também ser estimulada a ter essa curiosidade

Palavras –chave: Literatura;  EducaçãoInfantil.

INTRODUÇÃO

A criança desde cedo, deve ser inserida no mundo da literatura. Atualmente os pais estão terceirizando o contato que eles deveriam ter com os filhos. Antes muitos pais levavam os filhos até a cama e contavam uma história antes de dormir, hoje cada vez mais, os computadores, televisão, e outras tecnologias fazem o papel dos pais, que possuem menos tempo para os filhos.

 Os pais, justificados pela falta de tempo para ler, têm menos acesso á livros, jornais, enfim á materiais escritos e com isto, suas crianças também estão sendo privadas a estes acessos no ambiente familiar. As escolas tem se encarregado cada vez mais da função de inserir a criança no mundo literário, o primeiro contato da criança com a literatura se dá oralmente, já que ela ainda não consegue ler.

 Após este momento, vem a hora da prática da escrita que ela desenvolverá de acordo com os estímulos que obtiver. Piaget nos diz em suas teorias, sobre a aprendizagem que o individuo desenvolve intelectualmente através dos estímulos que ele recebe do meio em que vive. A aprendizagem para ele ocorre através da interação entre o indivíduo e o meio. Sendo assim, uma criança que convive com práticas de leitura e escrita desde cedo tende a adquirir estas práticas, graças aos estímulos que são provocados nela. A criança de 2 a 4 anos aproximadamente se encontra no período simbólico e neste momento ela desenvolve a sua capacidade de fantasiar, de fazer de conta e isto é muito útil para o trabalho com literatura infantil.

Desenvolvimento

Após este período quando a criança entra no período intuitivo por volta dos 5 anos a criança evolui e já consegue distinguir a fantasia da realidade vivida por ela e muitas vezes se torna capaz de transportar dados da fantasia para que se resolvam seus problemas reais,aproveitando a imaginação infantil que se encontra bastante aguçada , o adulto pode oferecer excelentes contribuições, de acordo com o trabalho que ele desenvolver com a criança,o professor pode aproveitar para trabalhar diversas outras atividades que envolvam as crianças, mas deve ter o cuidado para que estas não se tornem rotineiras e desinteressantes,o momento deve ser mágico e prazeroso,assim o prazer pela leitura será constante na vida da criança.

A contação de histórias atualmente é um momento bem presente nas salas de educação infantil. Para Abramovich (1997, p.22):

Se é importante para o bebê ouvir a voz amada e para a criança pequenina escutar uma narrativa curta, simples, repetitiva, cheia de humor e de Cali dez (numa relação a dois), para a criança de pré-escola ouvir histórias também é fundamental (agora numa relação a muitos: um adulto e várias crianças).

Os professores podem utilizar muitos recursos para fazer com que este momento atraia as crianças de diferentes faixas etárias. Existe o momento da hora da história que geralmente acontece na rodinha, omomento da contação de histórias não deve ser visto pela escola apenas como um passatempo e nem tão pouco como um momento de recreação. Este é um momento de grande importância para o crescimento da criança como leitor e cidadão crítico capaz de opinar e expor suas opiniões, ao contar histórias, o professor deve procurar aproximar-se do mundo da criança, fazendo com que a história se torne atraente e chame realmente a sua atenção a fim de que ela aproveite todos os benefícios que este momento pode lhe oferecer.

Está nas mãos do professor que irá se utilizar deste recurso várias maneiras que ele poderá usar para atrair a atenção da criança, contando a história com a emoção que ele espera que ela sinta, ocontato da criança com o livro também merece bastante destaque. É necessário que a criança o toque, o sinta, e á medida em que este contato se tornar frequente mais chance de o livro ser incluído em sua vida durante o seu desenvolvimento. Edmir Perrotti, citado por Maricato (2006, p.18), diz, “primeiro a criança escuta a história lida pelo adulto, depois conhece o livro como um objeto tátil, que ela toca, vê e tenta compreender as imagens que enxerga, nos primeiros anos de vida da criança o adulto é indispensável. O adulto durante este momento se torna um importante componente, responsável por aproximar a criança ao universo da literatura infantil, por isso é importante que ele exerça este papel com grande entusiasmo e competência. A criança precisa perceber no educador o verdadeiro gosto e o prazer pela leitura, para que ela possa se tornar ainda mais motivada. Na medida em que a criança vai se familiarizando com os livros, com as histórias, ela começa a sentir o desejo de recontar a história e muitas vezes se torna narradora da mesma em outras situações. Neste momento a criança não apenas ouve a história, mas passa também a assimilá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com