TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS

Por:   •  2/11/2019  •  Seminário  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 12

INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS

Autora:Patrícia Galhões Marques

Prof. ª Maria Angelica Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (Pedagogia) – Línguagem da Artes Visuais

05/04/2019

RESUMO

A arte é a eduação que dá ao educando a oportunidade de se expressar,ajudando no seu desenvolvimento afetivo,criativo e também cognitivo.Desde pequenos as crianças devem receber estímulos que façam fluir sua imaginação e sua sensibilidade.Para isso é preciso  fazer usop das linguagens das artes visuais.Isto contribui para o relaciomento consigo e com o outro.Este trabalho visa apresentar  uma reflexão da Arte na educação e suas formas de utilização e claro o papel do professor como mediador nesse processo.Lembrando que Arte é uma disciplina obrigatória por determinação da LDB 9394/96.Aqui também será visto quais são as Linguagens das Artes Visuais.

Palavras-chave:  Arte. Educação da criança. Linguagem.

1 INTRODUÇÃO

Neste paper veremos como a Arte como disciplina tem que ser passada para os alunos.Entender a importância no desenvolvimento é o primeiro passo.Valorizar a disciplina de Arte é da oportunidade no processo de aprendizagem do educando ,pois ela ajuda  estimular o pontencial de criação, sensibilidade e crítico do aluno.Lembrando também que uma forma prazerosa para todos.

A Arte de suma relevância na educação escolar “Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o reapresenta à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário

Para  Ferraz e Fusari (1999, p. 16), “a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”. Assim, o propósito deste artigo é explicar qual a importância da Arte para a formação do educando.

A Lei vigente em nosso país propõe uma educação ampla e colaborativa na qual a arte possui importante papel pelo fato de ser considerada como produto cultural que informa, sensibiliza e instiga as pessoas para uma visão ampliada da realidade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte – PCNs Arte, que têm como finalidade propor uma visão global dos conteúdos e orientações didáticas para o ensino das artes. Mesmo tratando de uma proposta do ensino da Arte em espaços institucionais, trazem uma contribuição importante para entender a relação do sujeito com a arte fora da escola e no seu cotidiano, dizendo que:

 Educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas […] amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte […] envolve, conhecer, apreciar, e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, (PCN – Arte, 1997,p. 17).

Lembrando que a Arte é algo que liberta tudo que sentimos e muitas das vezes não se consegue expressar usando palavras.

2 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

 2.1 A ARTE NA EDUCAÇÃO

O ensino da Arte faz com que o individuo desenvolva sua linguagem expressiva em forma de conhecimento. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. (PCN/ Arte-1997:19).

Sendo assim vale ressaltar e analisar as teorias que são propostas para o ensino de arte e a suas práticas pedagógicas nas escolas. A disciplina de Arte é obrigatória de acordo com a LDB 9394/96. Os PCNs a definem em quatro linguagens que devem ser incorporadas ao currículo escolar as quais são: dança música, teatro e artes visuais. A arte representa no individuo a espiritualidade, a intelectualidade a estrutura emocional, modo vida tradições, valores e crença.

Para melhor entender a importância que a Arte tem na vida de uma criança basta analisar o seu desenvolvimento expressivo que começa por volta dos dois anos. Observe-se que a criança nesta fase está aberta a tudo o que é novo,isto quer dizer que seu corpo é pura ação do pensamento cheira,toca e pensar entre outros. Tudo isso porque a criança é lúdica, seu aprendizado se dá desta forma, prazerosa. Martins,Picosque  e Guerra ressaltam:

Seu pensamento se dá na ação, na sensação, na percepção, sempre regado pelo sentimento. Convive, sente, reconhece e repete os símbolos do seu entorno, mas não é, ainda, um criador intencional de símbolos. Sua criação focaliza a própria ação, o exercício, a repetição (MARTINS, PICOSQUE e GUERRA, 1998, p. 96).

Visto isto à criança mais o material que ela utiliza o que o resultado final. Lembrando que ela dever receber estímulos para garatujar, esses traços dão inicio a sua grafia que a levará à escrita. Já na idade de 4 a 7 anos a criança percebe que tudo tem nome, e sua imaginação é riquíssima aonde uma cabo de vassoura virá uma espada ou cavalo. No desenho aos poucos ela começa a fazer traços que vão lembrar a imagem que ela quer mostrar,aprende a ter mais controle na coordenação motora.Completado os 7 anos ela apresenta características mais expressivas pois já está na alfabetização,percebendo a particularidade como chão ,o céu ,os detalhes da imagem,do mundo que a rodeia e consegui se expressa através dos desenhos.Além de tudo identificar em suas imagens as reais cores dos objetos,animais e pessoas.

Entre os 9 e 10 anos ela começa apresentar a fala que não sabe desenhar, neste o momento o professor precisa mostrar a criança ela consegue desenhar, identificando junto a ela como fazer isso, levando-a perceber o que está faltando e como pode resolver e chegar ao próximo da imagem que ela quer. Nesta faixa etária é de suma importância que a música comece a fazer parte de seu meio. Dos 9 aos 12 anos nesta idade de acordo com Lowenfeld e Brittain (1970), que a criança passa a ser adolescente e desenvolve seu lado poético e tem a necessidade de estar em grupos. Lembrando que a família, a escola deve ser paciente, pois a fase da adolescência é momento de autoafirmação. De acordo com Lowenfeld e Brittain:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com