TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO:

  Entende-se como assistência Psicopedagógico clínico, a investigação e a intervenção para que se tenha melhor compreensão quanto o sentido, o motivo e o modo de aprendizagem do sujeito, com a finalidade de sanar suas dificuldades. Assim, o que diferencia o psicopedagogo de outros profissionais é que seu eixo central é o transmissor da aprendizagem, assim como o neurologista sobrepõe o aspecto essencial; o psicólogo, a “psique”; o pedagogo, o conceito escolar.

O diagnóstico psicopedagógico clínico é um procedimento que visa analisar e identificar as possíveis causas de bloqueio que tem se tornado mais perceptível nos indivíduos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Esses bloqueios se manifestam através de sintomas que podem se apresentar de maneiras variadas como: falta de concentração, agressividade, inquietação, baixo rendimento em sala de aula. Tais comportamentos tem se tornado frequente no âmbito escolar, no entanto ainda é muito pouco entendida por parte de alguns professores, que por sua vez não possuem interesse em averiguar mais além preferindo sempre taxar o aluno como desobediente e mal educado.

Assim, as instituições de ensino estão indo em busca do auxilio de outros profissionais em prol de sanar as barreiras e dificuldades enfrentadas por algumas crianças, a busca maior é pelo psicopedagogo, pois o mesmo adentra na área da psicopedagogia que se denomina o campo do conhecimento e atuação lidando com o processo de aprendizagem humana, levando em consideração a influência do meio, escola e da sociedade.

Baseado em tudo que foi exposto o estágio em psicopedagogia institucional e clínica teve como finalidade observar um aluno da turma do 5º ano de uma instituição privada, mediante as queixas da professora e posteriormente foi realizado o diagnóstico e a intervenção no qual foi dividida em 10 sessões tendo duração de 40 minutos cada uma.

OBJETIVOS:

Investigar os motivos que dificultam a aprendizagem de modo geral, além da falta de interação do aluno estudado com os demais colegas, desenvolvendo um trabalho volvido para atividades psicopedagógicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aplicar testes projetivos de raciocínio lógico e matemáticos.
  • Entrevistar o professor do aluno estudado.
  • Identificar o nível de capacidade da criança.
  • Aplicar a anamnese com os pais ou responsáveis.
  • Encaminhar a devolutiva da queixa para a direção da instituição para possível encaminhamento.

REGISTRO DA QUEIXA:

A escola contou com uma sala de aula que tem como professora B, que segundo a mesma o aluno consegue ler bem, interpretar textos dentro da sua capacidade cognitiva, tem bastante dificuldade em matemática. O mesmo não domina cálculos de subtração, multiplicação e divisão, esperado para sua série e idade.

A educadora ainda relatou que o aluno também possui traços de disgrafia, apresentando letras ilegíveis, fora da linha, ainda não consegue amarrar os cadarços, nem tem coordenação motora bem articulada para recortar.

Na descrição a professora explana que o aluno é uma criança quieta, presta atenção nas aulas e participa de todas as atividades, gosta de brincar com os colegas e demonstra interesse por desenhos.

Outro ponto destacado na queixa foi o fato do aluno ter sofrido bullyng na escola em que estudava anteriormente e o fato de não possuir uma boa relação com o pai.

Foi mediante a essas queixas que nos gerou a inquietação em realizar o estágio com esse aluno e analisar de forma mais específica as causas que leva esse educando a ter tais comportamentos.

 

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO:

O estágio foi realizado em uma Escola Privada situada no Centro do Município de Conceição do Coité, localizada a 215 km de Salvador (Capital Baiana).

A escola foi fundada em1996, possui seis salas de aula todas funcionando nos dois períodos (matutino e vespertino), abrangendo o atendimento a educação infantil e ao ensino fundamental I. A escola conta com a colaboração de 7 professores e 2 auxiliares para as turmas do infantil. Sendo que desses professores 1 é graduada em pedagogia, 3 ainda em processo de formação também em pedagogia, as demais são graduadas em letras.

A infraestrutura física é de pequeno porte além das 6 salas mencionadas acima, possui 1 secretaria, 3 banheiros ( 1feminino, 1 masculino e 1 para funcionários), além de 2 áreas de recreação, ambas contendo um espaço limitado com relação ao número de alunos que frequenta a escola.

Refrente ao quadro de funcionários a escola possui: 1 coordenadora pedagógica que atua na coordenação tanto das turmas do infantil quanto do fundamental I, 1 gestora (diretora), 2 secretárias, 1 zeladora e mais 7 professoras ( já descrito anteriormente).

A clientela escolar é em sua maioria da zona urbana sendo dos bairros: Populares, Cidade Jardim, Açudinho, Quadra, Barreiros, Centro e Alto do São João, tendo alguns alunos também da zona rural como: Amorosa, Laginha, Boa Vista, Santa Rosa e Pedreira. É perceptível que a instituição apresenta alguns aspectos que merece revisão e aperfeiçoamentos, pois a mesma não dispõe de parquinho fixo, nem um pátio externo com cobertura ou piso apropriado para a segurança das crianças, sendo toda a área externa descoberta e o chão com piso grosseiro o que se torna fácil para os alunos se machucarem.

Mediante a observação feita acerca da instituição notou-se que a mesma tem uma preocupação com o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, contudo deixa muitas questões passarem despercebidos como o caso de acompanhamento e assistência a criança que apresenta dificuldade de aprendizagem pelo fato de não possuir uma psicopedagoga no espaço escolar.

RELATO DE DESENPENHO DE K.A.

              K.A é uma criança de 11 anos, de sexo masculino, natural de Conceição do Coité - Bahia, sua vinda ao mundo aconteceu de maneira conturbada,de acordo com o que conseguimos apurar  o mesmo nasceu em meio as drogas, sua mãe era usuária e tinha já 3 filhos, não tinha o mínimo de cuidado com K.A, além de não lhe dar alimento necessário  o maltratava, ainda pequeno K.A perdeu a sua genitora, a mesma foi assassinada, sendo que ele foi colocado para adoção,ele não conhece a família de sangue, nem os outros irmãos. Aos 9 meses foi adotado por uma família que não podia ter filhos, logo após a adoção a mãe engravidou, segundo relato da mesma a gravidez foi de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com