TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da EAD na Época de Pandemia

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

A Educação a distância é uma modalidade de educação realizada através do intenso uso de tecnologias de informação e comunicação, onde professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e no tempo, essa metodologia possui uma relevância social muito importante, pois permite um acesso aos sistemas aqueles que vem sendo excluídos do processo educacional por morarem longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula.

Muitas experiências usando EaD foram desenvolvidas no período pós guerra especialmente pela capacidade de capacitar a população europeia em novas atividades laborais, o cenário pós guerra exige novas dinâmicas sociais e os avanços científicos e tecnológicos ocorridos durante a guerra demandaram novas profissões e ocupações.

A primeira “onda” da EaD foi o ensino por correspondência.

A partir de 1840, na Inglaterra ocorreu a primeira forma de ensino na modalidade a distância, sendo utilizado como recurso pedagógico material impresso.

Aqui no Brasil, temos o marco com duas instituições de destaque: o Instituto Monitor que iniciou suas atividades em 1939; e o Instituto Universal Brasileiro que lançou os primeiros cursos em 1941, onde o professor elaborava o material didático e enviava a seus alunos por correspondência.

A segunda “onda” da EaD foi a transmissão por rádio e TV, iniciou-se na década de 20, sendo utilizados como meios de comunicação esses meios, o que possibilitou maior acesso por milhares de pessoas em todo o mundo. Nessa época, destaca-se o Projeto Minerva e depois com o passar do tempo o Telecurso do segundo grau que se tornou telecurso 2000.

A terceira “onda” foi a dos computadores e recursos midiáticos, marcada pelo desenvolvimento e uso de novas tecnologias, principalmente o computador e recurso de CD-rom, naquele momento o aluno poderia receber em sua casa um CD com aulas gravadas e assistir em seu PC.

A quarta “onda” foi a do início da teleconferência, a partir do ano de 1980, nesta nova geração da EaD, ocorre o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, o que possibilitou a integração entre estudantes e professores em tempo real, através da realização de conferências por áudio, vídeo e computador.

A quinta “onda” da EaD foi a internet, no início da década de 90, muita coisa mudou na EaD, podemos destacar a possibilidade de maior interação entre estudantes e professores com a integração de diversas mídias, como texto, áudio e vídeo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

E enfim, chegamos na EaD de agora, fomos evoluindo em termos tecnológicos e hoje podemos falar em P-learning, M-learning e U-learning.

Deve-se compreender a EaD como um tipo distinto de oferta educacional, que exige inovações ao mesmo tempo pedagógicas, didáticas e organizacionais. Os principais elementos constitutivos que a diferenciam da modalidade presencial são a 'descontigüidade' espacial entre professor e aluno, a comunicação diferida e a mediação tecnológica, característica fundamental dos materiais pedagógicos e da interação entre o aluno e a instituição.

A aprendizagem aberta, por sua vez, é um modo de aprendizagem - novo, no sentido de que é distinto das práticas da maioria de nossas instituições de ensino em qualquer nível - que requer um processo de ensino centrado no 'aprendente', considerado um ser autônomo, gestor de seu processo de aprendizagem. As principais características da aprendizagem aberta são: flexibilidade e liberdade do estudante e oferta voltada para os interesses do estudante, ou seja, flexibilização do acesso e dos procedimentos de ensino e de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com