TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Educacional da Lapa

Pedagogia

Rafaela Pires de Jesus

A inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior.

 

                   

                                       Ubatã-BA

                                            2017

                               Rafaela Pires de Jesus

A inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior

Projeto de Pesquisa apresentado para avaliação da disciplina TCC I do curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa.

Orientadora: PROFª MARIA DE LOURDES MAZZA DE FARIAS

                 

                               Ubatã-BA

                                   2017

                     Rafaela Pires de Jesus

               Sumário

  1. Título
  2. Linhas de Pesquisa
  3. Problematização
  4. Hipótese
  5. Justificativa
  6. Objetivo Geral
  7. Objetivos Específicos
  8. Revisão da literatura
  9. Metodologia
  10. Cronograma
  11. Referências

                Título

A inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior

                      Linhas de Pesquisa:

 Pesquisa de campo.

Problematização:

É direito de todos e dever do estado e da família á educação, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, como dispõe a Magna Carta, em seu artigo 205, seja na educação oferecida pelo estado de forma pública ou particular, seja no ensino médio, no fundamental e no universitário, e com a inclusão das pessoas deficientes.

A inclusão de pessoas com deficiência na educação superior já vem acontecendo desde o final dos anos noventa no Brasil e cada vez mais vem se tornando atual e necessária.

Todavia, pouco se tem documentado sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, indicando uma carência de reflexões, estudos e estatísticas dificultando, assim a formulação de políticas públicas que contemplem ações que avancem para uma educação inclusiva também no ensino superior.

Quais conquistas essas pessoas conseguiram até hoje e o que ainda falta?

Hipótese

Como eram tratadas as pessoas com deficiência antes de ser criado o Estatuto da Pessoa com Deficiência? Como é visto o portador de deficiência na sociedade atual?

A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil.

A estrutura das sociedades, desde o início, sempre inabilitou os portadores de deficiência, marginalizando-os e privando-os de liberdade. Essas pessoas, sem respeito, sem atendimento, sem direitos, sempre foram alvo de atitudes preconceituosas e ações impiedosas.

Justificativa

O referido tema foi escolhido pela grande importância de se falar sobre a questão da inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, mostrar que é algo que pode acontecer, basta enxerga-los como seres humanos e cidadãos com direito a educação.

É extremamente necessária uma reconstrução ideológica que visem melhorias no processo educativo que reveja conceitos e paradigmas com o propósito de reorganização no sistema educacional.

O compromisso de enfrentar com segurança e otimismo as divergências impostas pela sociedade na aceitação da inclusão, nos mantém em constantes discussões, pois tratar de unificar a educação torna-se um paradigma constante na sociedade, e acaba de certa forma atendendo somente a um lado. Por isso manter-se firme na proposta de melhorias para enxergarmos com clareza e obviedade ética que a inclusão está trabalhando em prol de um objetivo nos norteará para a quebra desse paradigma.

Objetivo Geral

Analisar e procurar abordar sobre as dificuldades de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro, procurando salientar que apesar de existir leis específicas positivando tais direitos no tocante a inclusão na prática ainda está longe de uma educação realmente inclusiva e sem preconceitos.

Objetivos Específicos

  1. Abordar o contexto histórico da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
  2. Abordar as conquistas do deficiente no fim da década 90 e no início dos anos 2000.
  3. Nortear os direitos fundamentais na educação para os deficientes.
  4. Abordar os tipos de preconceito sofrido por pessoas com deficiência.

Revisão da Literatura

Para melhor explanação do tema proposto cabe salientar primeiramente que a pessoa com deficiência deve ser inclusa no meio social deixando de estar à margem da sociedade, pois nada mais são que seres humanos passíveis de direitos e obrigações, de um modo que a política de inclusão se faz necessária para que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência possam deixar de estar à margem do preconceito que a cada dia vem se intensificando em nossa sociedade.

Com tantas transformações no mundo, cada vez mais se percebe a necessidade de o Estado intervir nas relações sociais, para assegurar os direitos fundamentais da pessoa humana. No que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência em geral, existe uma legislação extensa, tanto no âmbito internacional, quanto nacional para defender e garantir a sua efetivação. No entanto, mesmo se, do ponto de vista da declaração de direitos, as pessoas portadoras de deficiência estejam amparadas pelo ordenamento jurídico; e mesmo que sejam crescentes os movimentos relativos à sua inclusão, é notável a distância entre a promessa igualitária, acenada pela lei, e a realidade cotidiana das desigualdades e discriminações. As pessoas com deficiência representam um percentual expressivo da população mundial (a OMS estima que seja de 10%) e da população brasileira. Segundo o censo demográfico do IBGE de 2010, quase 24% de nossa população apresenta deficiência, o que significa aproximadamente 45,6 milhões de pessoas. Diante desse quadro, não se pode dizer que ter deficiência seja “anormal” ou incomum. A deficiência deve ser percebida como mais uma manifestação da diversidade humana: todos são únicos e têm características individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com