TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Por:   •  6/7/2021  •  Ensaio  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CEI JOSÉ ANACLETO GOMES

PROFESSORA: JAKELINE SÁ DA COSTA

EDUCADORA: MARIA ROSÂNGELA SOUZA DA MOTA

TURMA: 105

Este relatório tem por objetivo descrever os resultados das aulas remotas realizadas no contexto da pandemia de COVID-19, bem como compartilhar a experiência de como se deu essa mediação.

São atividades orientadas pelos princípios da educação presencial, mediadas pelo uso da tecnologia, no formato de ensino EAD. Destacando as possibilidades e as dificuldades de manter o vínculo entre educadoras, família e escola, para dar continuidade ao processo de escolarização.

O ano letivo foi iniciado no dia 28 do mês de fevereiro com a Vivência e do dia 02 à 17 de março com as aulas presencias, sendo suspenso em face às restrições impostas pela pandemia e um total de sete decretos estabelecidos durante a quarentena. São eles: Decreto n° 196 de 13 de março de 2020. O Decreto n° 237 de 27 de março de 2020. Em seguida, Decreto n° 252 de 08 de abril de 2020. E o Decreto n° 274 de 29 de abril de 2020. No mês de maio tivemos o Decreto n° 318 de 15 de maio de 2020.  Logo mais, o Decreto n° 417 de 30 de junho de 2020 e por fim, o Decreto n° 651 de 09 de setembro de 2020.

A lei 14.040 de 18 de agosto de 2020, desobriga às instituições de educação infantil cumprir a carga horária de 800h, mas em observância ao Parecer n° 05 de 2020 do Conselho Nacional de Educação e o Parecer n° 01/2020 do Conselho Municipal de Educação de Rio Branco – Acre, às instituições de educação infantil realizará atividades com o propósito de fortalecer o vínculo afetivo com as crianças e seus familiares.

A semana de adaptação iniciou-se dia 02 estendendo-se até o dia 17 março. Participaram do processo de adaptação um total de 16 crianças. São elas: Anna Cecília, Bruno Lucas, Chayslla Lorrayne, Davi Lucas, Davi Moura, Eloá Melo, Eloá Santos, Enthony Júnior, Gaulêis Rosales, Isabel Araújo, Isabela Maria, Izabelly Ruiz, João Calebe, João Victor, Luiz Guilherme, Maria Luiza. E com relação às outras crianças não foi possível a adaptação devido a suspensão das aulas.

A semana de adaptação foi tranquila, somente o Enthony Júnior chorou nos primeiros dias por conta do pula pula, mas aos poucos ele internalizou a rotina da creche. No decorrer do período da adaptação as crianças interagiram bastante com as educadoras, participando das brincadeiras e das atividades propostas. A rotina foi inserida com sucesso em que foram realizadas as possíveis intervenções e de acordo com as necessidades de todos os pequenos.

Dessa forma, após o primeiro decreto as aulas remotas realizaram-se através de grupos de WhatsApp por turma e com o apoio do Portal da Escola no site da Secretaria Municipal de Educação (SEME) que disponibilizou as sugestões de atividades. Embora a rede municipal tenha adotado essa modalidade de ensino remoto, muitas foram as dificuldades e desafios encontrados para que esses objetivos fossem realizados com êxito.

Referindo-se às famílias das crianças matriculadas no CEI José Anacleto Gomes, Creche Integral Turma 105, após uma reunião com a coordenação pedagógica e professores, medidas foram adotadas para que se efetivassem na prática o ensino remoto. Primeiramente a educadora criou um grupo de WhatsApp, disponibilizando aos responsáveis o link do Portal da Escola para acesso às atividades e todas as orientações cabíveis, como: participação das crianças nas atividades através de envios de áudios, vídeos ou fotos. Depois de inúmeras tentativas frustradas, contatos e incentivos, as devolutivas foram quase nulas. Somente um pequeno grupo de pais participaram enviando áudios, fotos e vídeos de algumas atividades. Depois de uma sondagem realizada pela educadora, a maioria justificou a falta de tempo, falta acesso a internet, celular com problemas e outros pais simplesmente ignoraram as mensagens enviadas.

Sabemos que nesse momento de isolamento social é de extrema importância manter o vínculo entre escola e família e que o fator mediador dessa interação durante o ensino remoto são os pais. Por isso, a insistência do diálogo e do contato, sustentando e cumprindo o que a Lei estabelece em termos de condições para manter não só o acesso, mas a permanência das crianças na escola, como elemento indissociável.

Diante dessa condição, a participação da família é essencial. Todas as atividades são registradas mediante as devolutivas enviadas pela família. Para além das atividades do Portal da Escola, todas as outras são planejadas e analisadas, para que ao final sejam avaliadas e tomadas as ações cabíveis visando o replanejamento quando necessário.

As aulas remotas estão sendo desenvolvidos por meio de atividades lúdicas e com possíveis materiais que as crianças possuem em casa, além de vídeos produzidos pela educadora (massinha de modelar, brincadeiras ao ar livre, leitura de livros digitais, contagem de objetos, músicas, vídeos de histórias infantil, dobraduras, recortes, pinturas utilizando diversos materiais, dobraduras, contos e etc.), e entre outras possibilidades de aprendizagem.

Iniciando o envio das atividades a partir do mês de junho e julho de 2020 com as sugestões de atividades do Portal da Escola, infelizmente as devolutivas foram somente da criança Isabela Maria.     

        O mês de agosto também não foi diferente, mesmo atividades em PDF, vídeos, áudios, sugestões e informes, sem sucesso. Já no mês de setembro com atividades bem variadas e lúdicas com leitura, vídeo de historinhas, brincadeiras cantadas, brincadeiras ao ar livre, cantigas de roda, yoga para relaxar e jogos, as devolutivas não foram enviadas.

Entramos no mês de outubro e no dia 05/10 iniciamos a semana da criança com atividades lúdicas de vídeos gravados com as professoras juntamente com os do Portal da Escola. Contação de história “O caso do bolinho” com a professora Jakeline Sá; Vídeo musical “Thu Thuê; “A descoberta da joaninha”; história cantada “A casa”; Vídeo musical “O patinho amarelinho”; leitura da história “Quem tem medo de cachorro”, “Curumim”; Brincadeira cantada “O pano encantado”, dentre outras dinâmicas foram realizadas. A culminância da semana da criança se deu com a entrega das lembrancinhas. Logo após as festividades virtual, iniciamos com o Projeto Meio Ambiente com destaque para o tema: água. Foram vários assuntos: a importância da água, a água e seus benefícios, consumo consciente, leitura para deleite e uma variedade de atividades lúdicas. E as devolutivas sendo da mesma criança Isabela Maria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (98.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com