TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa e Prática Pedagógica VII

Por:   •  5/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]          Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Educação – Curso: Pedagogia

Relatório de Estágio Supervisionado: Estágio- Pesquisa e Prática Pedagógica VII

Aluno: Martim Bercovyte

Disciplina: Estágio- Pesquisa e Prática Pedagógica VII

Professor: Antônio Carlos da C. Morgado

Niterói

2018/2

Índice Remissivo:

1.Introdução..........................................................................................págs. 3-4

2. Desenvolvimento do Estágio..........................................................págs. 5

3. Comentário Crítico-Reflexivo................................................................pág.7

4. Conclusão.............................................................................................pág.8

5.Referências Bibliográficas...................................................................pág.9

6. Anexos...........................................................................................págs.10

Introdução

  1. Quanto a Instituição Concedente:

     A participação observativa, foi realizada em uma escola universitária, o Colégio Universitário Geraldo Reis, na alfabetização, ou seja, 1º ano do ensino fundamental, com crianças de 6 a 8 anos. O Colégio Universitário Geraldo Reis, da Universidade Federal Fluminense (COLUNI-UFF), fica localizado na Rua Alexandre Moura, 8 São Domingos - Niterói – RJ.

   O Coluni (Colégio Universitário Geraldo Reis) se torna efetivamente um colégio universitário no ano de 2006, através de convênio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que era quem mantinha e coordenava o denominado CIEP Geraldo Reis até então. Atualmente a instituição tem como responsável a diretora geral professora Iduína Mont´Alverne Braun Chaves e na coordenação geral a professora Fátima Pereira Picanço Brasil.

    O Colégio Universitário Geraldo Reis conta com turmas do primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano  do ensino médio, tendo amplo espaço. Suas instalações são adequadas para a realização das atividades. As salas de aula, a administração estão bem equipadas, o que facilita a realização do trabalho. A Escola também está equipada com sanitários femininos e masculinos. Há espaço para alimentação, área (pátio) para interação entre os alunos e para o desenvolvimento das atividades de Educação Física. O COLUNI conta com um auditório. A Biblioteca foi reinaugurada, sendo mais um espaço para a utilização de professores e alunos.

   

  1. Quanto a Finalidade do Estágio:

   Este relatório é resultado da realização de um estágio como pesquisa, que seria aquele que vai além de uma prática instrumental. Seria uma atitude investigativa que nos faz refletir de forma crítica, não apenas acerca do ambiente escolar, mas também sobre a sociedade em que está inserido.

Entendemos que o estágio se constitui como um campo de conhecimento, o que significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supera sua tradicional redução à atividade prática instrumental. Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas. Nesse sentido, o estágio poderá se constituir em atividade de pesquisa. (PIMENTA; LIMA, 2005/2006, p.6)

   Borssoi (2008), durante o Primeiro Simpósio Nacional de Educação, realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2008, nos traz a importância do estágio na formação docente, da necessidade da relação entre teoria e prática e de refletirmos acerca de nossas ações enquanto futuros profissionais.

   O estágio, segundo a autora, é uma oportunidade de se conhecer a realidade escolar, visando o conhecimento dos desafios que encontrará em seu futuro profissional.

Este artigo fundamenta-se no referencial teórico que busca compreender o estágio como uma das ações responsáveis pela articulação entre teoria e prática, enquanto relação fundamental na prática docente. (BORSSOI, 2008, págs.3 e 4 )

   Segundo a autora, esta oportunidade e vivência de estágio deve ser um espaço de diálogo e reflexão das questões vivenciadas na escola, cabendo ao professor ter o conhecimento prático, teórico e técnico de suas ações.

   A observação foi realizada em uma turma de 1º ano do ensino fundamental, composta por 22 crianças, duas professoras regentes, alunos com idade entre 6 a 7 anos. O estágio contou com a observação de projetos e atividades desenvolvidas nas disciplinas em turma do Ensino Fundamental.   

    A instituição busca, na medida do possível, relacionar o que está em seu Projeto Político-Pedagógico com o trabalho pedagógico em sala de aula. São realizadas reuniões de formação, as sextas-feiras, e esse é um espaço para se discutir o Projeto Político-Pedagógico e o trabalho realizado em sala de aula.

         

  1. Agradecimento a(s) Pessoa(s):

   O agradecimento ao COLUNI, por abrir espaço para que os estudantes vivenciem a prática, permitindo a observação e participação do ambiente escolar dentro e fora de sala, à coordenadora de estágio que é sempre muito solicita e aos funcionários da escola que acolhem os estudantes como muito carinho e atenção.

Desenvolvimento do Estágio

A instituição busca, na medida do possível, relacionar o que está em seu Projeto Político-Pedagógico com o trabalho pedagógico em sala de aula. A professora relatou que são realizadas reuniões de formação, as sextas-feiras, e esse é um espaço para se discutir o Projeto Político-Pedagógico e o trabalho realizado em sala de aula.

     O livro didático é utilizado pelo professor regente, porém o mesmo busca alternativas para o ensino, com o objetivo de uma melhor compreensão do aluno acerca do conteúdo a ser apreendido. Dentre as alternativas encontram-se projetos criados através do interesse dos alunos, buscando relacionar com os conteúdos com o cotidiano vivenciado pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (297.6 Kb)   docx (142.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com