TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REFLEXÃO BASEADA NAS CINCO TEMÁTICAS

Por:   •  25/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.133 Palavras (13 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

PRODUÇÃO TEXTUAL: REFLEXÃO BASEADA NAS CINCO TEMÁTICAS 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

4 REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Nesta Produção Textual, será trabalhado os aspectos que envolvem o cotidiano de um professor.

Será trabalhado os aspectos da avaliação, mais precisamente as discussões sobre o processo de Avaliação Classificatória e Formativa, e quais as suas diferenças no desenvolvimento do aluno.

Em seguida será abordado a importância de o docente conhecer a história da educação e como isso poderá agregar nas suas aulas, o como isso pode ser importante para ele desenvolver as suas atividades.

Também será abordado temas referentes a Teoria Tradicional, Teoria Crítica e Teoria Pós crítica, e como isso muda a forma de ensinar nas escolas.

Em continuidade, será apresentado, como a gestão da sala de aula pode auxiliar o professor e pode ajudar no desenvolvimento dos seus alunos em sala de aula.

Por fim, será apontado como a didática poderá ajudar o professor em aspectos importantes na sala de aula, como a sua autocrítica como professor e a aceitação dos alunos.

2 DESENVOLVIMENTO

PRODUÇÃO TEXTUAL: REFLEXÃO BASEADA NAS CINCO TEMÁTICAS

Ao passar dos anos, a forma de ensinar muda, e a de avaliar também, alguns assuntos são debatidos em seminários realizados por educadores, entre eles a forma de avaliar o aluno. Mas o que seria avaliação?

“Um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático.” (SANT’ANNA, 1998, p.29, 30).

Dessas formas de avaliar o aluno, duas delas é debate de discussões, a primeira a Avaliação Classificatória.

Na Avaliação Classificatória ou Somativa, o professor propõe atividades aos alunos, a fim que eles somem as suas notas obtidas no decorrer do bimestre com a nota da prova bimestral, e essa é a nota do aluno

“A avaliação somativa manifesta-se nas propostas de abordagem tradicional, em que a condução do ensino está centrada no professor, baseia-se na verificação do desempenho dos alunos perante os objetivos de ensino estabelecidos no planejamento. Para examinar os resultados obtidos, são utilizados teste e provas, verificando quais objetivos foram atingidos considerando-se o padrão de aprendizagem desejável e, principalmente, fazendo o registro quantitativo do percentual deles.” (WACHOWICZ e RAMANOWSKI, 2003, p. 124,125).

Nesse método de avaliação, no que se diz a aprendizagem dos alunos pouco se pode tirar de conclusão, pois muitos acabam passando respostas de atividades para o outro colega, ou até mesmo copiam respostas do próprio livro, sem a sua devida interpretação pessoal. Acaba, que muitos alunos não aprendem o tema proposto.

Na Avaliação Formativa, o professor tem um maior contato com o discente, pois neste método de avaliação o professor necessita acompanhar a evolução do aluno diariamente, o professor está preocupado se aquele aluno aprendeu ou não o tema proposto em sala de aula.

Na avaliação formativa o professor tenta tirar o máximo do aluno, propõe diversas atividades que geram interações entre eles, fazendo que eles respondam oralmente quando solicitado.

“A avaliação formativa consiste na prática da avaliação contínua realizada durante o processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de melhorar as aprendizagens em curso, por meio de um processo de regulação permanente. Professores e alunos estão empenhados em verificar o que se sabe, como se aprende o que não se sabe para indicar os passos a seguir, o que favorece o desenvolvimento pelo aluno da prática de aprender a aprender. A avaliação formativa é um procedimento de regulação permanente da aprendizagem realizado por aquele que aprende.” (BONIOL E VIAL APUD WACHOWICZ E ROMANOWSKI, 2003, p. 126).

Nesse processo, o docente precisa utilizar as Devolutivas, as devolutivas é os pós trabalho, nesses pós trabalho o profissional irá entregar feedbacks individuais a cada aluno, sobre o seu desempenho, apontando pontos de oportunidades no aprendizado do aluno. Também faz parte das devolutivas, a correção em sala de aula das atividades propostas, essas atividades não podem demorar para serem realizadas, pois pode cair no esquecimento do aluno o que já foi trabalhado.

Para se compreender melhor sobre as teorias que acercam sobre a Avaliação é necessária a compreensão sobre as Tendências na Educação, essas tendências são a Tradicional, Tecnicista, Renovada Não-Diretiva, Renovada Progressivista, Crítico-Social dos Conteúdos.

Na Tendência Tradicional, os alunos são avaliados através de avaliações com respostas prontas. E obtém as suas notas, através da meritocracia. Dessa forma, todos os educandos ficam em evidência, mas em posições bem

“Diferentes, quando se observa a nota atribuída a cada um deles, pois ela indica aqueles considerados exitosos, bem como aqueles julgados fracassados, porque tiveram a menor média, encerrando-se o processo de ensino e aprendizagem quando se tem a quantidade do que o aluno aprendeu (SUHR, 2009)”

O que já não acontece na tendência tecnicista, nela há uma avaliação formativa, onde os recursos são oferecidos para efetivação da aprendizagem. Ao final cabe ao professor avaliar o desenvolvimento do aluno durante o ciclo de aprendizagem.

A Tendência Renovada Não-Diretiva ela vem para fazer com que o professor deixe de ser o centro do processo, passando para o aluno assim o aluno tem maior liberdade de expressão e sua avaliação é feita por uma autoavaliação crítica. Ou seja, passa ser o papel fundamental do aluno “[...] assumir responsabilidades pelas formas de controle de sua aprendizagem, definir e aplicar os critérios para avaliar até onde estão sendo atingidos os objetivos que se pretende.” (MIZUKAMI, 1986, p. 56).

Na Tendência Renovada Progressivista, a avaliação é importante para se obter um diagnóstico da aprendizagem do aluno para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com