TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, TEORIA DO CONHECIMENTO

Por:   •  5/7/2022  •  Dissertação  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL – FECLESC / UECE

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINAS: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, TEORIA DO CONHECIMENTO

PROFESSOR: Mario Tadeu Siqueira Barros

ACADÊMICO: Juan Erick Barbosa de Farias

Atividade 1

1 - SOUZA, Elmara Perreira. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Acessado em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127, no dia 26/05/2021 as 13h30.

2 - MACHADO, Patricia L. Pimenta. Educação em tempos de pandemia: o ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Acessado em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia, no dia 26/05/2021 as 13h42.

3 - FONTANA, Maria Iolanda; ROSA, Maria Arlete; KAUCHAKJE, Samira. A educação sob o impacto da pandemia Covid-19: uma discussão da literatura. Acessado em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/3506/2708, no dia 26/05/2021 as 14h11.

4 - JAKIMUI, Vanessa C. de Lara. A educação básica no contexto da pandemia (Covid-19) no Brasil: implicações da implementação do ensino remoto emergencial. Acessado em: https://www.even3.com.br/anais/vjorneduc/251224-a-educacao-basica-no-contexto-da-pandemia-(covid-19)-no-brasil--implicacoes-da-implementacao-do-ensino-remoto-eme/, no dia 26/05/2021 as 15h.

        

O artigo escolhido para apreciação foi o 3 com o título, “A educação sob o impacto da pandemia Covid-19: uma discussão da literatura”, escrito por: Maria Iolanda Fontana, Maria Arlete Rosa e Samira Kauchakje. O artigo foi publicado na Revista Práxis, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em dezembro de 2020.

        O objetivo da pesquisa supracitada foi analisar toda a problemática causada pela pandemia do Covid-19 na educação brasileira e o enfrentamento dos desafios do ensino remoto. Dentro da pesquisa realizada as autoras problematizam sobre: as tecnologias digitais, políticas de ensino remoto e o trabalho docente.

        A metodologia usada pelas pesquisadoras combinou recursos de busca da revisão sistemática da literatura e a análise qualitativa dos textos encontrados. Para a busca sistemática nas bases bibliográficas que indexam textos, foram realizados testes de termos para serem aplicados e os que devolveram resultados mais aderentes aos objetivos propostos. A partir da primeira pesquisa da literatura, as pesquisadoras geraram uma lista de 253 artigos. Desse total, fizeram uma seleção dos textos tendo como princípio a leitura dos títulos e das palavras-chave, e também o exame dos resumos. Excluídos os artigos que não apresentaram considerações importantes à proposta da pesquisa, restaram 45 artigos. Foram levantados alguns questionamentos orientadores para a seleção destes textos aderentes à elucidação do tema a ser desenvolvido no artigo em análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com