TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história dos surdos no Brasil

Seminário: A história dos surdos no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Seminário  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 8

O conhecimento da história de surdos no Brasil, uma preocupação com o desenvolvimento da linguagem. A linguagem de surdos é tão importante quanto ás outras na área da educação.

Existem métodos educacionais que são criados para alunos com surdez, que permita e compreenda as relações existentes com o comprometimento lingüístico da população, e das qualidades de suas constituições e do seu desenvolvimento cognitivo.

Antigamente a sociedade tinha um pensamento ruim sobre a surdez, não tinham muito conhecimento e dava muita importância com os aspectos negativos que levava a surdez.

Afirma Goldfeld: ‘’na antiguidade os surdos foram percebidos de diversas formas: com piedade e compaixão, como pessoas castigadas pelos deuses ou como pessoas enfeitiçadas’.

Sendo assim, Goldfeld pensava que pessoas surdas eram solitárias, tristes que poderiam ser até um castigo e não podiam estar com outras pessoas ao seu redor.

A ideia de educar um surdo foi mudando com o passar do tempo, vários educadores propunham diferentes ideias de ensinar as novas metodologias de ensino para as crianças com surdez. Um dos ensinos que eles falavam eram a linguagem oral ou língua auditiva, mas a língua de sinais que seria a mais utilizada pelos surdos para eles estarem si interagindo entre si e com as outras pessoas.

Os surdos não falam, mas é gente como a gente, e tem o mesmo direito que nos temos, por exemplo: ir à escola, passar a conviver com outras pessoas, eles aprendem a fazer a leitura labial. E isso ajuda bastante no processo de ensino e aprendizagem deles.

Segundo Poker: ‘’é fundamental oferecer para o sujeito com surdez um instrumento simbólico (língua oral ou gestual) para que sejam propiciadas as trocas simbólicas entre o sujeito e outros’’.

Como relata Poker, é essencial trabalhar por meio da língua oral e gestual com o sujeito surdo, facilitando o seu desenvolvimento e até mesmo aprimorando sua convivência com os outros, uma reflexão teórico-prática, orientadas para necessidades das crianças surdas, sendo assim são proposta algumas atividades pedagógicas diferenciadas.

Sou professor (a) de uma sala de aula regular que tem um aluno surdo/deficiente auditivo usuário de Libras”

DICA DE ATIVIDADE: Ponto de articulação dos sinais

Percebendo que nas aulas de LIBRAS é muito difícil o surdo explicar sobre os aspectos lingüísticos aos ouvintes que ainda não sabem conversar em libras.

ouvintes Fico pensando, como apresentar esse conteúdo de forma que os alunos ouvintes entendam e que o instrutor surdo possa usar a libras para explicar. MATERIAIS:

- Fichas com desenhos dos sinais;

- 1 Cartaz em EVA com o desenho de um corpo de frente;

- 1 Cartaz em EVA com o desenho de corpo de lado e flechas apontando para frente do corpo.

PROCEDIMENTOS:

Fichas com desenho dos sinais e palavra correspondente escrita embaixo.

Vocabulário relacionado a atividades realizadas no dia-a-dia:

a) Ponto de articulação específico: APRENDER, COMER. VER, OUVIR, DORMIR, GOSTAR-AMOR, DESCULPAR, TER, MEMORIZAR, CONHECER, etc.

b) Espaço-neutro: TRABALHAR, NAMORAR, ACONSELHAR, AJUDAR, etc.

Cole no quadro o Cartaz:

Deve-se distribuir uma ficha para cada aluno ouvinte. Convidá-los para que cada um venha até a frente um de cada vez e apresente aos colegas o sinal que pegou ele deve produzir o sinal e soletrar a palavra escrita.

O professor pergunta para ele: CORPO ONDE?

E você cola a ficha no local onde é produzido.

Quando o aluno estiver com um sinal produzido em espaço-neutro o professor mostra que não vai colar e separa essas fichas. Os alunos ficarão curiosos para saber por que não pode colar.

Depois o professor cola o outro cartaz ao lado e cola às fichas a frente do corpo.

Repete esses sinais de espaço-neutro e mostra que não tem contato com o corpo.

Dessa forma os alunos aprendem o significado de ponto de articulação, treinam a produção e compreensão do alfabeto manual e aprendem verbos de ações do dia-a-dia.

DICA DE ATIVIDADE: Tesouro dos Piratas

Encontrei um jogo legal para crianças, tem adultos que também gostam de aprender com jogos. Acredito que dê para fazer uma adaptação. Eu estava pensando que nas pedras (tesouro) poderiam estar escrito os verbos como: AVISAR, CUIDAR, DAR, etc. Assim, podemos dizer uma regra de que os alunos só poderiam colocar a pedra no seu baú se inventarem três frases com o mesmo verbo. Veja que a partir dessas três frases o professor pode observar se eles estão produzindo a concordância de forma adequada, e os próprios alunos vão perceber que quando muda a pessoa do discurso a direção do verbo também muda, se produzirem de forma errada não podem pegar o tesouro.

DICA DE ATIVIDADE: Pronunciando frases em Libras

Uma qualidade importante e inerente ao professor é a CRIATIVIDADE. Uma boa sugestão para os iniciantes no planejamento de atividades pedagógicas é a pesquisa de jogos já existentes. Acredito que todos já tenham jogado algum jogo com roleta, certo!

Técnicas e procedimentos de ensino e aprendizagem.

Procedimentos de ensino-aprendizagem socializantes.

O uso dos jogos: o jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras. É uma atividade lúdica, pois se joga pelo simples prazer de realizar esse tipo de atividade. Jogar é uma atividade natural do ser humano.

Ao recorrer ao uso de jogos o professor esta criando na sala de aula uma atmosfera de motivação que permite aos alunos participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem, assimilando experiências e informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com