TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DO SURDO NO BRASIL E NO MUNDO

Dissertações: EDUCAÇÃO DO SURDO NO BRASIL E NO MUNDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  3.567 Palavras (15 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Este artigo apresenta um resgate pela História da Educação dos Surdos, buscando as atitudes mais comuns que eram executadas ora a favor, ora contra a Educação e até mesmo a Sobrevivência das pessoas com Deficiência. Teve como Objetivo Geral o resgate e apresentação de Acontecimentos Históricos referentes à Educação dos Surdos, como Objetivos Específicos, buscar as primeiras Metodologias do Ensino dos Surdos; descobrir os Primeiros Professores de Surdos; pesquisar quem foram os precursores dos Métodos Específicos para tal Área da Educação; verificar que outros procedimentos e atitudes eram aplicados com estas pessoas. os Acontecimentos e Fatos Históricos que apresentassem o tema em questão: a trajetória de Educação do Surdo no Brasil e no Mundo. Descrevem-se, no decorrer desta trajetória, os Cuidados e Práticas de Ensino desde os Tempos Primórdios, Antes da Civilização, dos Períodos Escravista, Feudal e da Idade Moderna à Contemporânea. Cada Período Citado traz suas mudanças Políticas, Econômicas, Sociais e no que isso influenciou a Educação dos Surdos. Hoje, pode-se dizer que a inserção do Surdo na Sociedade efetivamente já aconteceu, no entanto, a verdadeira inclusão da Cultura Surda no Currículo Escolar ainda não. Propomos ao leitor uma reflexão sobre os Atendimentos e Metodologias destinadas às Pessoas com Surdez e atual situação Educacional do Cidadão Surdo, compreendendo-os em sua Cultura e tamanha importância à Sociedade.

03

1. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL E NO MUNDO

A História dos Surdos registra os Acontecimentos Históricos dos Surdos como Grupo que possui uma Língua e uma Cultura.

Atualmente tem-se ouvido falar em Surdos e em Língua de Sinais – LIBRAS, mas, o que realmente sabemos sobre os Surdos, torna-se relevante apresentar momentos na História desses indivíduos que certamente contribuem para que a cada momento conquistem o espaço que lhes é devido.

Ao longo dos Tempos, os Surdos tiveram grandes lutas pela Afirmação da sua Identidade, da Comunidade Surda, da sua Língua e da sua Cultura, até alcançarem o reconhecimento que têm hoje, na Era Moderna.

2. Os Surdos na Antiguidade:

Na Antiguidade a Educação dos Surdos variava de acordo com a Concepção que se tinha deles, os Surdos eram considerados Incapazes de serem Ensinados, por isso eles não frequentavam Escolas.

Pode-se dizer que a condição do Sujeito Surdo era a mais miserável de todas, pois a Sociedade os considerava como imbecis, anormais, incompetentes.

As Pessoas Surdas, principalmente as que não falavam, eram Excluídas da Sociedade, sendo proibidas de se casar, possuir ou herdar bens e viver como as demais pessoas.

3. Os Surdos e os Preconceitos:

Privados de seus Direitos Básicos ficavam com a própria Sobrevivência comprometida.

Aqueles que eram diferentes eram entendidos como “não-Humanas”, Seres Desqualificados e Inferiores. Incapazes de sobreviver, um peso para a Sociedade.

O que nos é diferente faz com que se sentem desconfortados, sem respostas, sem entendimento, gerando a busca da solução do problema, mas como não encontram tentam eliminar o problema.

A História do Povo Surdo mostra que por muitos Séculos de Existência, a Pedagogia, as Politicas e muitos outros Aspectos Próprios têm sido elaborados sempre sob uma perspectiva dos Ouvintes e não dos Surdos, que quase sempre são

04

ignorados e desvalorizados como sujeitos e profissionais.

Desta maneira a Inclusão de Surdos nas Escolas tendo se a Língua Portuguesa como principal forma de Comunicação faz nos questionar se a Inclusão significa integrar o Surdo realmente, ou na verdade, a palavra correta seria Adaptação do dia a dia em Sala de Aula.

4. Os Surdos e suas conquistas:

No final do século XV não havia escolas especializadas para surdos, então as pessoas ouvintes tentaram ensinar os surdos. Então a partir daí a mudança começou. Com um religioso surdo chamado Ponce de León.

Pedro Ponce de Leon dedicou-se a Educação dos Surdos filhos dos nobres. Esse trabalho teve a finalidade de preparar os filhos para receber a herança e saber administrar os bens.

Recebeu os creditos como o primeiro Professor para Surdos. Ponce de León estabeleceu uma Escola para Surdos em um Mosteiro. Seus alunos eram todos crianças surdas, filhos de Aristocratas ricos que tinham recursos para confidenciar-lhe estes Tutorados. Seu trabalho com crianças surdas focalizou em ajudá-las aprender como Escrebir a Língua. Instruiu as crianças na escrita e em Gestos Simples com um Alfabeto Bimanual. Ponce de León se tornou conhecido por desenvolver um trabalho com Língua de Sinais.

Ponce de León teria desenvolvido um Alfabeto Manual que permitia ao estudante que aprendesse a soletrar cada palavra. Os Pesquisadores Modernos analisam se este Alfabeto foi baseado, integralmente ou em parte, em simples gestos com as duas mãos.

O Alfabeto Unimanual Publicado por Juan de Pablo Bonet em 1620 foi distinto do Alfabeto Bimanual usado por Ponce de León.

O trabalho de Ponce de León com os Surdos foi considerado de grande importância por seus Contemporâneos.

A maioria dos Europeus no Século XVI, acreditava que os Surdos eram incapazes de sererm Educados. Muitos acreditavam que os Surdos nem mesmo

05

poderiam ser Educados como Cristãos, deixando-os à Margem da Sociedade.

Ponce ensinava os Surdos a ler, escrever, falar e aprender as Doutrinas da Fé Católica’’. Partindo desse pressuposto de que o Surdo teria que falar para ser Humanizado, outros Defensores do mesmo pensamento foram surgindo.

“Giralamo Cardamo, era um Italiano que utilizava Sinais e Linguagem Escrita.

Além de Pedro Ponce de Leon, que utilizava Sinais, Treinamento da Voz e Leitura dos Lábios. ’’ Alguns professores dedicaram-se à Educação dos Surdos. Entre eles, destacaram-se:

Ivan Pablo Bonet (Espanha) ; Abbé Charles Michel de L’Épée (França); Samuel Heinicke e Moritz Hill (Alemanha) ; Alexandre Gran Bell (Canadá e EUA) ; Ovide Decroly (Bélgica);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com