TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da formação do profissional de educação infantil

Artigo: A importância da formação do profissional de educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  256 Visualizações

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a base de toda a aprendizagem de uma pessoa, pois é nessa etapa que se aprende as competências fundamentais do inicio da escolarização de uma criança.. Neste sentido, é importante discutir a importância da formação do educador infantil, buscando ainda ressaltar que é necessário a formação de profissionais aptos a integrar o cuidar e o educar na sua ação pedagógica, enfatizando, também, a relevância do lúdico na infância.

Portanto, na educação infantil, é necessário que os educadores estejam comprometidos com a prática educacional, pois, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o trabalho direto com as crianças pequenas exige que o educador tenha uma competência polivalente. Entende-se por ser polivalente trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento (BRASIL, 1998).

Neste contexto, o educador deve ter uma formação bastante ampla e profissional buscando refletir constantemente sobre sua prática, buscando apoio com as famílias e a comunidade e procurando informações necessárias para o trabalho que desenvolve (BRASIL, 1998).

Neste contexto, a educação infantil exige de seus profissionais total compromisso e competência para trabalhar com a criança pequena, pois este será norteado por um caráter educacional promovendo o desenvolvimento integral da mesma em suas diferentes especificidades. (RIZZO 2003).

De acordo com a Política de Educação Infantil a formação profissional deve explicitar as seguintes diretrizes:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com