TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do movimento no aprendizado

Por:   •  13/10/2016  •  Dissertação  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

UERJ/CEDERJ

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Polo: Paracambi

Disciplina: 1° Seminário de Praticas Educativas

Aluna: Sirlene Borges da Assunção Souza

A importância do movimento no aprendizado

A sociedade de alguma forma despreza a importância dos movimentos dentro e fora dos colégios. O capitalismo busca um imediatismo de resultados e acabam não percebendo o movimento como parte fundamental do ensino, deixando de lado metodologias que possibilitam a interligação entre o motor e cognitivo. Cabe ao professor, não só o profissional de educação física, saber proceder de maneira correta explorando mais o movimento, que traz muitas vezes um leque de informações sobre os alunos em questões culturais, emocionais, e outras diversas.

Fica então perceptível que o movimento tem um plano secundário dentro dos âmbitos escolares, deixando de lado a importância da relação entre corpo e mente. É necessário o entendimento da importância do movimento para melhor desenvolvimento da criança. O aperfeiçoamento de habilidades motoras implica diretamente na melhora de habilidades cognitivas, principalmente nos primeiros meses e anos de vida de uma criança, onde a percepção deve ser fortemente explorada de todas as maneiras possíveis. O trabalho explorando os sentidos sensoriais é de suma, importantíssimo. Noção de perto e longe, tamanhos diferentes, cores, barulhos, musicas, ritmos, texturas macias, duras, ásperas, piso inclinado e declinado, essa quantidade de diferentes objetos e situações onde a criança pode explorar uma variedade de sensações devem ser apresentados a elas para um melhor desenvolvimento. Sem esquecermos-nos de sempre incentivar a imaginação dessas crianças na execução de cada tarefa proposta a elas.

As atividades devem ser realizadas respeitando o grau de complexidade de cada habilidade relacionada à idade da criança. Após a maturidade da habilidade especifica a criança deve experimentar novas atividades, saindo de sua “zona de conforto”.

Segundo Darido (2001) o principal objetivo da educação física é oferecer experiências de movimentos adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, afim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada. A criança deve aprender a se movimentar para adaptar-se às demandas e exigências do cotidiano e termos de desafios motores.

Deve-se fazer além, uma aula de educação física não é apenas praticar esportes na quadra do colégio. O meio de aprendizado com esportes também pode e deve ser usado, mas a percepção do professor nas atividades passadas ao aluno deve ser mais aguçada, e devem atender mais as necessidades do aluno não só na melhora das habilidades motoras, mas através delas, melhorar também a cognição, a cultura, a interatividade, a socialização, entre outros aspectos.

Levando em conta as atividades da oficina realizada, observei não só na teoria, mas vivi na prática, a relevância que a aprendizagem através do lúdico corporal é mais prazerosa e facilita a atenção e obtenção de novos conhecimentos, além de complementar à lacuna do aprendizado, que é de certo modo incompleto sem as atividades do movimento.

Essa importância do movimento pode ser observada no filme Sociedade dos Poetas Mortos. O filme relata a realidade de um colégio em regime de internato somente para alunos do sexo masculino, com um ensino tradicional e rígido. Mostra a importância do papel do professor, não só no ensino programado pelo colégio, mas na formação de caráter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com