TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A peagogia

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 3][pic 2][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Vida e obras de Candido Portinari        

2.2        A importância da arte como conhecimento e formação estética na docência        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. [pic 14]INTRODUÇÃO

As artes visuais são essenciais para um trabalho de qualidade na sala de aula. O aluno deve ter curiosidade sobre tal assunto a ponte de que ele mesmo procure junto com o professor saber, conhecer, pesquisar sobre tais obras.

É preciso que acostumemos as crianças, os alunos a se interessarem desde cedo ao gosto pelas artes. Sabendo admirá-las e compara-las com a realidade onde este sujeito esta inserido

A possibilidade de redescobrir a arte, as cores, as figuras, faz com que cada vez maios os alunos, crianças e adultos teçam um novo olhar para a realidade.  Diante disso iremos aqui conhecer um pouco mais sobre a vida e obras de um artista importante para a coleção de obras brasileiras.

A arte brasileira deve ser valorizada e muito para ser trabalhada nas escolas, pois é uma arte simples mas que busca na simplicidade detalhes que não são vistos em geral.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. VIDA E OBRAS DE CANDIDO PORTINARI

Para que as aulas de artes visuais tenham significado para alunos e também aos professores é necessário que este último esteja bem preparado para executar tal processo. O artista que iremos ver a seguir sua obra é Candido Portinari. Portinari nasceu em São Paulo em 1903. Foi um grande artista brasileiro, o qual pintou quase 5 mil obras.  Durante sua vida,passou pela Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro, e visitou varios países, entre eles, a França e Itália, onde finalizou seus estudos.

Portinari era um artista que se preocupava com as questões sociais do pais. Podemos ver em sua obra Favelas onde retrata este tema tão curioso na época em que foi pintado. Assim também durante as aulas os temas sociais e ambientais também devem ser levado em conta ao se conflitarem com a realidade.

Seu primeiro trabalho que teve reconhecimento, foi no ano de 1935,  segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos. Ele apresentou uma grande pintura, com o nome de “Café”, que retratava a cena da colheita do café o que era costume na cidade onde ele morava, e a partir daí ficou mundialmente conhecido.

O que marca a inclinação de Portinari a preocupação com as questões sociais, foram os painéis feitos no Monumento Rodoviário da estrada Rio de Janeiro – São Paulo, em 1936, e nos arredores  do novo edifício do Ministério da Educação e Saúde, realizados entre 1936 e 1944. A partir desse momento podemos reconhecer a inclinação de Portinari para tais questões e o que marcou, delineou sua trajetória de trabalho. Isso também foi um grande motivo para que este artista ficasse reconhecido mundialmente por obras que retratassem de um modo simples todos os detalhes do povo brasileiro e também seu sofrimento e alegria. Entre as obras mais famosos de Portinari estão: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes".

Portinari tem uma característica: costumava aumentar o tamanho de seus personagens para uma dimensao surreal a tela. Com isso cahamava bastante atençao a pontos que antes disso passavam como despercebidos diante dos olhos do público ou de críticos de suas obras. Podemos citar alguns feitos deste artista: pintou murais na sede da ONU em Nova Youk, foi o primeiro brasileiro a participar exposição da Arte Moderna em Bruxelas no ano de 1958.  Candido Portinari fez parte de uma época de muitas  mudanças na sociedade brasileira, também teve ligação poética e politica, por isso  alguns anos ele se auto exilou no Uruguai no ano de 1948.

Não se pode deixar de mencionar que dentre as obras deste artista, também estão as que retratam a infância com brincadeiras, as quais ele costumava brincar na idade de 6 anos. A representação da infância traves de brincadeiras nos remete a uma leitura mais agradável diante de tais momentos. Como se alegria representada pelas crianças do quadro, nos contagiasse e sentíssemos uma certa alegria em vê-las.

A morte deste artista foi devido a intoxicação causada pela tintas que usava. No ano de 1962 o brasil perde um de seus maiores artistas plásticos da historia.

  1. A IMPORTÂNCIA DA ARTE COMO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO ESTÉTICA NA DOCÊNCIA

É importante o estudo de arte na escola, durante toda a vida escolar dos alunos. Não devemos ter a mentalidade que estudar arte é algo que não é prazeroso, pelo contrário, é tão prazeroso quanto necessário para entendermos as transformações sofridas pela sociedade com o passar dos anos.

Ao analisarmos as obras de Portinari podemos fazer uma releitura de conflitos sociais, ambientais, raciais que estão tão presentes em nossa sociedade, em nossa realidade. Portinari retrata questões politicas e culturais de uma época de mudanças na sociedade brasileira.

Com isso vê-se que é importante o professor tratar em sala de aula tais questões, as quais as vezes são negadas pelos próprios profissionais de sala de aula, e lembradas pelos sujeitos da aprendizagem.  Os temas e a forma com que são expressos na obra do artista mencionado tem uma profundidade impar, seja o olhar do mulato trabalhador, seja a alegria reproduzida pelas crianças soltando pipas. São tais características que estão explicitas e implícitas que devem ser salientadas pelos educadores.

O olhar crítico, a atenção aos detalhes devem ser instrumentos iminentes aos alunos quando ao admirarem uma obra de arte. Também vale salientar que o confronto com a realidade é valido para uma pós-leitura da obra. Assim o trabalho com tais recursos atinge seu objetivo, que é o de fazer com que o aluno tenha uma leitura critica de sua realidade, e da realidade trazida pela obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com