TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cor Peagogia

Trabalho Escolar: Cor Peagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas e integrar com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes visuais, experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais. Vale destacar a obra escolhida pelo grupo Abaporu, obra de Tarsila do Amaral..

“Abaporu", pintura que mede 85 cm cm × 72 cm cm Tarsila descreveu o Abaporu como “uma figura solitária monstruosa, pés imensos, sentada numa planície verde, o braço dobrado repousando num joelho, a mão sustentando o peso-pena da cabecinha minúscula. Em frente, um cacto explodindo numa flor absurda”. Tarsila identifica a origem de sua pintura desta fase: “só então compreendi que eu mesma havia realizado imagens subconcientes sugeridas por histórias que ouvira em criança ,”contadas na hora de dormir pelas velhas negras da fazenda “.Segui apenas uma inspiração sem nunca prever seus resultados . Aquela figura monstruosa, de pés enormes, plantados no chão brasileiro ao lado de um cacto, sugeriu a Oswald de Andrade a idéia da terra, do homem nativo, selvagem, antropófago.

Tarsila valorizou o trabalho braçal (corpo grande) e desvalorizou o trabalho mental (cabeça pequena) na obra, pois era o trabalho braçal que tinha maior impacto na época.

. Além de apresentar alguns traços surrealistas e evidenciar a preocupação de Tarsila com a estilização do desenho, a obra traz fortes características brasileiras, como as cores da bandeira nacional (verde, amarelo e azul). O pé grande da figura representa a intensa ligação do homem com a terra.

Podemos dizer que ABAPORU é uma re-escritura da obra "O Pensador de RODIN (Rodin é considerado um artista obstinado pelas formas, principalmente a forma humana. “O Pensador” se transformou em verdadeiro ícone popular da imagem de um filósofo, renovando a arte da escultural no século XIX, em sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com