TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A representação de normas e padronização de tomadas de investigação científico

Pesquisas Acadêmicas: A representação de normas e padronização de tomadas de investigação científico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O objetivo geral deste paper é apresentar as normas e padronização das pesquisas aceitas no meio acadêmico e esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para você conhecê-las. A normas da ABNT, foram criadas para se ter uma padronização, pois permite uma relação próxima do autor com o leitor, favorecendo uma maior compreensão do trabalho. É inegável a relevância dos trabalhos acadêmicos para a formação do estudante. Eles complementam as atividades realizadas em sala de aula, uma vez que iniciam o estudante em esforços de elaboração e execução de projetos de estudo e pesquisa. Além disso, abrem-lhe a oportunidade de debater, com os docentes e seus colegas de faculdade, os resultados de suas pesquisas.

Palavras-chaves: Elaboração. Normas. Pesquisa.

1 INTRODUÇÃO

A produção do conhecimento dos Diversos segmentos da educação vem discutindo a aplicação mais cedo da Metodologia Científica no meio educacional, seu registro e sua divulgação devem levar em conta os aspectos éticos, científicos, metodológicos a partir da exigência das normas de padronização, como as da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), já no ensino fundamental, para que desta forma o aluno possa despertar o interesse pela leitura e na organização das suas ideias. Assim, ao chegar na Universidade estará mais apto a realizar os trabalhos acadêmicos, não engrossando as estatísticas de deficiência e baixa qualidade na elaboração de trabalhos acadêmicos pelos universitários, reconhecidas e aceitas pela comunidade acadêmica. A ABNT tem por finalidade:

Elaborar normas técnicas e fomentar seu uso nos diversos campos, mantendo-as atualizadas; Incentivar e promover a participação das comunidades na pesquisa, desenvolvimento e difusão da normalização técnica no país; Representar o país nas entidades internacionais de normalização; Colaborar com organizações similares estrangeiras fazendo o intercâmbio de normas e informes técnicos (ABNT, 2007 p.15).

Este estudo objetiva conhecer os vários tipos de metodologias usadas pelas Instituições acadêmicas no nível superior assim como identificar a importância da metodologia que cada Instituição adota para o desenvolvimento das práticas acadêmicas e as contribuições dessa disciplina para a formação de profissionais capazes de produzir trabalhos fundamentados em pesquisas cientificam, pois, a metodologia almeja levar o aluno a comunicar-se de forma inteligível, demonstrando um pensamento estruturado, plausível e convincente, através de regras que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e interpretação de textos e consequentemente a formação de juízo de valor com argumentação plausível e coerente, e consequente fuga do senso comum. Sem ferir as normas da ABNT, cada instituição de ensino seleciona uma forma de apresentação para os seus trabalhos. Neste manual serão indicadas as normas a serem seguidas para os trabalhos acadêmicos.

2 CONHECIMENTO ACADÊMICO

A Metodologia Científica, mais do que uma disciplina, significa introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da formação tanto do estudante quanto do profissional, pois ambos atuam, além da prática, no mundo das ideias. Podemos afirmar que a prática nasce da concepção sobre o que deve ser realizado e qualquer tomado de decisão, fundamenta-se naquilo que se afirma como o mais lógico, racional, eficiente.

Metodologia do trabalho acadêmico trata-se de um estudo sobre um tema especifico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destinam. (SALOMAN 1999).

Dentre os vários tipos de metodologia podemos elencar as principais modalidades de trabalhos acadêmicos: artigo e uma publicação ou parte de um trabalho maior, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento; dissertação e um estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema. A pesquisa bibliográfica compreende a leitura, interpretação e análise de textos, livros, gráficos e demais materiais produzidos a respeito do assunto que se quer pesquisar. A leitura na pesquisa bibliográfica deve ser atenta e sistemática, acompanhada de anotações e fechamentos que servirão para a construção da fundamentação teórica do estudo Podemos dizer que o conhecimento produzido no meio acadêmico pode ser construído por meio de estudos, elaboração de resumos, dissertações, relatórios, projetos de pesquisa, etc. Em geral, a elaboração de um trabalho acadêmico exige a realização de uma pesquisa bibliográfica.

A diversidade dos materiais analisados proporciona ao aluno o conhecimento de diferentes pontos de vista, possibilitando o confronto dos dados e a construção de suas conclusões. Para uma pesquisa ser bem elaborada, deve-se iniciar por um bom levantamento bibliográfico e pela consulta à diversas fontes existentes (livros, revistas, dicionários, enciclopédias, CD-ROM, sites, base de dados). Essas fontes podem ser consultadas em bibliotecas, ou até mesmo em casa.

Pesquisas feitas através da Internet devem ser bem delimitadas, para que não ocorra desperdício de tempo e uma quantidade incalculável de registros recuperados, o que torna difícil a seleção de material relevante. Existem estratégias para se realizar buscas por meio da Internet, são elas:

• E: quando é preciso encontrar várias palavras juntas. Exemplo: cachorro E gato;

• OU: quando preciso encontrar uma das palavras digitadas. Exemplo: cama OU beliche OU berço

• Frase exata: quando é preciso encontrar termos mais específicos, utilizam-se aspas. Exemplo: “hidroelétrica de Itaipu”.

Para a realização dos diferentes trabalhos, serão necessárias pesquisas em várias fontes. A Internet possui vários sites para pesquisa. Você poderá pedir informações na Biblioteca sobre o acesso aos sites de pesquisa. É interessante pesquisar sites confiáveis, como por exemplo: de instituições governamentais, universidades, institutos de pesquisa e sites especializados, pois a credibilidade e a confiabilidade são maiores.

3 NORMAS

Os trabalhos a serem produzidos nas disciplinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com