TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENTES TICs APLICADAS À EDUCAÇÃO

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.210 Palavras (13 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 13

DIFERENTES TICs APLICADAS À EDUCAÇÃO

Fernanda Martins Ferreira

Janaina Pereira

Lucimara Basei

Maria Valéria Fischer

Tutora Externa: Marli Alcarde Matias Ventura

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 1256) – Seminário Interdisciplinar V (06.05.17)

RESUMO

Neste artigo, pretendemosapresentar o uso das tecnologias de informação e de comunicação na educação (TICs) e as necessidades do professor para trabalhar diantea esta demanda. Logo no inícioserá feita uma reflexão sobre a inserção de recursos tecnológicos nas escolas com fins educativos e a reação no ambiente escolar, bem como sobre sua influência na mudança nas práticas do professor.Existe uma lista ilimitada de recursos já disponíveis que articulam a produção de conhecimento, aprendizado e comunicação. Estes recursos podem ser: fóruns de debate, chats, blogs, vídeos e vários sites.Neste artigo será abordado com maior ênfase alguns desses recursos sendo um deles o vídeo e o cinema na sala de aula. Logo após veremos uma apresentação sobre a Biblioteca Nacional Digital (BNDigital) ainda pouco conhecida, mas que tem como objetivos principais preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso as informações contidas no seu acervo. Enfim o presente trabalho se encerra descrevendo sobre a comunicação alternativa, que traz a importância da inovação das tecnologias e como esses avanços tecnológicos podem facilitar o trabalho cotidiano do professor.

Palavras chave: Recursos. TICs. Tecnologia.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar alguns recursos relacionados às TICs. Através desteartigo podemos ter exemplos que servirão para o nosso futuro trabalho docente e também orientações para termos iniciativas de criações inéditas e de grande aprendizado. Apesar das tecnologias estarem presentes no cotidiano de grande parte da população do mundo, ao procurarmos livros e materiais que nos dessem uma base de conteúdo para a realização deste artigo nos deparamos com uma grande dificuldade, percebemos que o assunto referente as TICs na educação se trata de um conteúdo bem escasso. Diante desta dificuldade podemos afirmar que o primeiro passo para trabalhar com as TICs é realmente se desafiar a fazer algo novo, novas propostas e abordagens de projetos diferenciados, fazer pesquisas históricas, desenvolver uma melhor habilidade de leitura e interpretação das fontes on-line. Algo que todos os docentes devem fazer antes de trabalhar com TICs é fazer um exercício mental, é pensar em alguma tecnologia de ensino e comunicação que já lhe surpreendeu, e se perguntar que, ao aplicá-la em alguma aula como seria sua atuação com essa ferramenta. Será que realmente estamos preparados para trabalhar com qualquer tipo de tecnologia? Ou será preciso um estudo mais aprofundado sobre o mesmo. O sucesso da experiência em sala, dependerá do preparo e compreensão do professor sobre o processo social que está inserida sua turma, escola e didática de ensino. No entanto para levar estes recursos para dentro da sala de aula temos que estar preparados e ter um bom conhecimento e habilidade para saber usar a ferramenta escolhida, lembrando também que será necessário saciar dúvidas dos alunos, da comunidade e até mesmo de outros membros da escola diante do novo

2 O USO DAS TICs NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

        A alguns anos atrás professores se dedicavam e se preocupavam em aprender a forma de uso de computadores, trocaram cadernos e canetas para se adaptar à uma realidade tecnológica que avançou muito rapidamente na rotina escolar. O velho mimeógrafo deu espaço a impressoras de alta tecnologia, os quadros de giz foram substituídos por quadros brancos e o giz por canetas. Tanta tecnologia e tanta inovação também trouxe muitas dúvidas, frustrações. De repente tudo pareceu ser mais prático, mais rápido talvez, mas hoje a luta diária de nossos professores é outra bem diferente do que aquela de ter que passar as folhas no mimeógrafo, com tantas inovações, hoje o professor precisa entender o papel da tecnologia dentro da escola e qual a sua influência no desenvolvimento da aprendizagem das novas gerações.

“É praticamente impossível imaginar uma infância livre da influência dos equipamentos eletrônicos. Por isso, os limites recomendados para a utilização dessas tecnologias não param de ser revistos, bem como a maneira com que as crianças deveriam interagir com a telas. Em outubro deste ano, a Academia Americana de Pediatria lançou um documento que afrouxa um pouco algumas de suas antigas orientações. O primeiro contato com o universo digital, por exemplo, que antes só deveria ocorrer após os 2 anos de idade, agora está permitido a partir dos 18 meses, desde que com supervisão e participação ativa dos pais. ” (http://saude.abril.com.br/familia/tecnologia-na-infancia-qual-o-limite/)

 Infelizmente é muito frequente ver em salas de aula o uso indevido de tecnologias, principalmente televisores e Dvd’s, em queapenas se colocam filmes e desenhos animados para que as crianças fiquem sentadas assistindo, sem nenhum conteúdo pedagógico. O mau uso das tecnologias podem trazer futuramente muitos problemas para a vida das crianças, devido a isso é que as informações referentes ao uso das TICs no contexto pedagógico estão se expandindo. A tecnologia no ambiente escolar deverá ter um duplo papel. Ao mesmo tempo em que deverá ser uma ferramenta para facilitar a comunicação entre profissionais dentro da escola também deverá permitir a realização de uma pedagogia que proporcione a formação dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais na sociedade do conhecimento.

        “A tecnologia educacional, sabiamente, não se reduz à utilização e meios. Ela precisa necessariamente ser um instrumento mediador entre o homem e o mundo, o homem e a educação se apropria de um saber, redescobrindo e reconstruindo o conhecimento. (NETTO apud NISKIER, 1993, p.11) ”

        O professor deverá saber a forma de instigar as crianças e os alunos a usarem a tecnologia a seu favor, contudo o professor deixará de ser o maior transmissor de conhecimento, sendo assim ele abrirá portas para que os alunos possam buscar o conhecimento de forma mais ampla a partir de pesquisas feitas através das TICs. O professor irá atuar como um facilitador para a inserção do aluno no mundo das novas tecnologias. A inclusão da tecnologia na escola significa inovação na prática de ensino aprendizagem, mas não altera o conteúdo a ser ensinado, o professor será mediador para que a aprendizagem ocorra s forma significativa.Talvez o aluno possa usar o computador para realizar uma determinada tarefa, mas pode não compreender o que fez, não será o computador que irá permitir ao aluno entender um determinado conceito, mas sim o professor que irá mediar a explicação sobre o que foi realizado. O professor deverá compreender como o aluno está utilizando o computador e o quanto essa atividade foi desafiadora para ele. A mudança pedagógica que pretendemos com o uso das tecnologias não será resolvida da noite para o dia ou apenas com a compra de aparelhos sofisticados. Essa mudança é muito mais complicada e os desafios são enormes, ainda nos deparamos com muitos profissionais da educação em que possuem muita dificuldade em utilizar as novas tecnologias, principalmente programas de computadores que se inovam constantemente. Porém se como educadores não nos desafiarmos a ensinar de forma inovadora com todos os recursos e energia que temos, estamos nos contentando em trabalhar em um ambiente ultrapassado, pacato, em descompasso com a sociedade atual. Seria preciso talvez que fossem disponibilizados cursos básicos, ou orientações para que os professores pudessem desenvolver melhor suas habilidades com as TICs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (292.9 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com